Evento de Virtualização da Novell

Novell Virtualization Tour

Não podemos deixar de marcar nossa presença no evento de virtualização da Novell. Confira as datas e cidades:

Brasil América Latina

No track da IBM vou fazer uma apresentação nova sobre virtualização, incluindo o tema quente da paravirtualização, mas passando também por virtualização de storage, virtualização de aplicações, e outras virtualizações pouco conhecidas, até chegar nos conceitos de Grid e SOA que são as vertentes mais sofisticadas de virtualização.

Inscreva-se gratuitamente nos links acima e garanta sua vaga.

ODF Alliance in Brazil

Yesterday was announced the ODF Alliance Chapter Brasil, being the fourth country to create this initiative, after US, India and Poland.

The founder members are the Brazilian offices of IBM, Red Hat and Sun. Jomar Silva, the director, told me this:

My understanding is that the Brazilian [ODF Alliance] operation has the mission to execute the work proposed by the ODF Alliance in our country. We are partners and fight together the same battle, exchanging experiences (and this is a very important point) so lessons learned with migration and adoption of ODF in other countries (governments and companies) may be used here.

Many software support today reading and writing of documents in the OpenDocument format, being OpenOffice.org the most popular. The user gains freedom of choice, becomes able of negotiation, and can choose for the best price-benefit performance. This user-suppliers dynamics works as a fuel for innovation.

ODF, being based on open standards as XML, plus having a free license, plus to be already and ISO standard (two steps ahead of OOXML, proprietary competitor by Microsoft), is a mark in IT’s history, when for the first time the user is truly the independent owner of his documents. This is simply a very powerful idea.

The Brazilian chapter of the ODF Alliance will focus, in its first days, to setup its web site — probably at www.br.odfaliance.org —, and to define policies to accept new members as companies, institutions, user groups and communities.

ODF Alliance, Capítulo Brasil

Foi anunciada ontem para a mídia a ODF Alliance – Chapter Brasil. Somos o terceiro país no mundo que criou esta iniciativa, depois da Polônia e da Índia.

Tem como membros fundadores as sucursais brasileiras da IBM, Red Hat, Sun e Jomar Silva como diretor, que me contou o seguinte:

Eu entendo que a operação brasileira tem como missão e papel realizar o trabalho proposto pela ODF Alliance em território brasileiro. Somos todos parceiros e lutamos juntos a mesma batalha, trocando experiências (e este é um ponto muito importante) para que as lições aprendidas com a migração e adoção do ODF por outros países (governos e empresas) possam ser utilizadas aqui.

Diversos softwares já oferecem hoje suporte de leitura e escrita de arquivos no formato OpenDocument, sendo o mais conhecido a universal suite OpenOffice.org. O usuário então ganha com isso liberdade de escolha, poder de negociação, e poder optar pela melhor relação custo-benefício. Essa dinâmica usuário-fabricantes funciona como combustível para a inovação.

ODF é um patrimônio de seus usuários e da humanidade. Baseado em padrões abertos como XML, somado aos fatos de ter uma licensa de uso livre, e de já ser um padrão ISO (dois passos à frente do OOXML, concorrente proprietário da Microsoft), assinala um marco na história da TI onde pela primeira vez o usuário é verdadeiramente dono independente de seus próprios dados, garantindo assim sua longevidade e interoperabilidade. É simplesmente uma idéia muito poderosa.

O ODF Alliance – Chapter Brasil tratará, em seus primeiros dias de vida, de levantar seu site em português — provavelmente em www.br.odfalliance.org —, e em definir critérios para receber novos membros, como empresas, instituições, grupos de usuários e comunidades.

Inclusão Digital

Já posso desencarnar feliz porque tenho um blog popular.

Meu post sobre Aquecimento Global é o campeão de audiência com 246 comentários neste exato momento, mas se você for verificar agora, o número já deve ter crescido. Até o final do ano deve facilmente chegar a 400 comentários.

Escrito numa noite mal dormida, de pesadelos, após ter assistido o filme do Al Gore, nunca tinha imaginado que seria tão visitado, e nem por esse tipo de público: a maioria são estudantes fazendo trabalho para a escola.

Uma conhecida que corrige redações de vestibular me disse uma vez que o nível dos textos é muito baixo. Confesso que achei que ela estava exagerando e sendo pessimista demais, mas minha opinião mudou depois do meu post popular.

Veja alguns comentários ali:

E a lista não pára…

A inclusão digital está acontecendo mais rápido do que qualquer outra inclusão.

Aproveitando, meus outros posts populares são o de download de música, o do Google Maps para WordPress, e o do tema do meu blog.

IBM no Oracle Open World

A IBM vai participar do evento Oracle Open World, nos dias próximos dias 27, 28 e 29 de março.

Local

Transamérica Expo Center, São Paulo.

Agenda

Parceiros, Cezar Taurion, outros especialistas da IBM e também eu, vamos mostrar casos de sucesso e novas idéias sobre diversos assuntos, inclusive Linux, Service Oriented Architecture, Padrões Abertos, Software as a Service, novidades nas plataformas de hardware da IBM etc. Confira a agenda:

Dia 27/03

11h00 – 11h40 System p (Unix) para Soluções Oracle

Conheça a tecnologia POWER IBM, com todo poder de processamento e capacidades avançadas de virtualização e alocação dinâmica de recursos. Ideal para empresas com missão crítica e com necessidades de flexibilização da sua área de TI, além de ser uma combinação perfeita com diversas soluções Oracle.

Palestrante: Mauro Minomizaki

11h45 – 12h15 Caso de sucesso – Unilever: Buscando a excelência através da implementação de ITIL

Com a implementação dos processos ITIL suportados pelo Siebel, a área de IT da Unilever Latin America busca consolidar sua excelência operacional para entregar aos seus clientes um serviço cada vez melhor.

Palestrante: José Ferroli (Unilever)

14h00 – 14h40 Modelos de negócio para padrões abertos e open source

A importância dos Padrões Abertos para a indústria e sociedade. Como empresas estão tirando vantagem disso. Modelos de negócios para Open Source, e como escolher entre Open Source e Closed Source.

Palestrante: Cesar Taurion (IBM)

14h50 – 15h20 Software como Serviço: rompendo os limites do modelo de aplicativos sob demanda

Conheça esta forte tendência do mercado, o modelo de software como serviços. Uma forma lexível de compra de soluções que consiste na entrega das funcionalidades de uma aplicação com o pagamento baseado em sua utilização.

Palestrante: Marcos Prete (IBM)

15h30 – 16h00 Parceiro: MPL

Soluções para empresas em que a performance dos projetos e gerenciamento dos riscos são críticos. Controle os custos de seus projetos em tempo real.

Palestrante: MPL

16h10 – 16h40 Soluções financeiras para viabilizar seu projeto

O Banco IBM apresenta uma série de alternativas para viabilizar seu projeto de TI. Conheça as melhores e mais variadas soluções financeiras para levar seu projeto adiante.

Palestrante: André Sales (IBM); Antonio Ramos (IBM)

16h40 – 17h20 IBM Service Management for Oracle Applications – Oracle Optimization and Management

O IBM Service Management alavanca as práticas ITIL para reduzir tempo, custo e risco na entrega e gerenciamento de aplicações Oracle em ambientes heterogêneos, ajudando as empresas a reduzir o custo total de suas operações e a liberar os orçamentos para investimentos em inovação.

Palestrante: Jorge Cordenonsi

17h20 – 18h00 Por que Oracle no mainframe?

A Oracle e a IBM anunciaram em Outubro de 2006 uma forte parceria de aplicativos e Banco de Dados em plataforma mainframe – System z. Além disso, algumas dessas tecnologias já estão rodando em ambiente Linux do mainframe, com um ótimo TCO para clientes que buscam consolidação.

Palestrante: Roberto Santos (IBM)

18h00 – 19h00 Coquetel System z

Dia 28/03

11h00 – 11h40 Soluções Mid-Range de Storage para Oracle

Conheça as soluções voltadas ao mercado de pequenas e médias empresas, onde o volume de dados vem crescendo a cada dia. Além disso, veja os diferenciais com soluções Oracle e os últimos lançamentos voltados para esse mercado.

Palestrante: Wellington Menegasso

14h00 – 14h40 Sizing de Infraestrutura para Soluções Oracle

Veja como a IBM investe fortemente em seu Centro de Competência, bem como na ferramenta de sizing, garantindo o bom funcionamento do seu processo e trazendo economia às empresas, além de ser uma ótima oportunidade aos nossos parceiros de negócios.

Palestrante: Guilherme Araujo (IBM)

14h50 – 15h20 Software como Serviço: rompendo os limites do modelo de aplicativos sob demanda

Conheça esta forte tendência do mercado, o modelo de software como serviços. Uma forma flexível de compra de soluções que consiste na entrega das funcionalidades de uma aplicação com o pagamento baseado em sua utilização.

Palestrante: Marcos Prete (IBM)

15h30 – 16h00 Parceiro: HB Global

Soluções JD Edwards Oracle para Transporte e Logísitica

Palestrante: HB Global

16h00 – 16h30 Soluções financeiras para viabilizar seu projeto

O Banco IBM apresenta uma série de alternativas para viabilizar seu projeto de TI. Conheça as melhores e mais variadas soluções financeiras para levar seu projeto adiante.

Palestrante: André Sales (IBM); Antonio Ramos (IBM)

16h30 – 17h10 Soluções Siebel com plataforma Unix IBM

Conheça as funcionalidades de nossa plataforma System p (UNIX) com o aplicativo Siebel Oracle, mostrando todo o valor agregado e benefícios que as empresas podem ter optando por essa solução.

Palestrante: Eduardo Pacini (IBM) e Sérgio Saldanha (Oracle)

17h20 – 18h00 Power Net – um programa direcionado para ISVs

PowerNet é um programa voltado a desenvolvimento de novos ISVs na plataforma System p. Venha conhecer todos os benefícios do programa e como a IBM está trabalhando com a Oracle. Extremamente focado para parceiros de negócios.

Palestrante: Marcelo Violento (IBM) e Sérgio Saldanha (Oracle)

18h00 – 19h00 Coquetel System p

Dia 29/03

11h00 – 11h40 Bladecenter com Soluções Oracle

Cada vez mais as empresas enfrentam problemas como redução de custos na área de TI, falta de espaço, problemas de refrigeração do seu CPD e gerenciamento de parques de servidores. O BladeCenter IBM pode resolver todos esses problemas com sua capacidade de

Palestrante: Ana Paula Tran

11h45 – 12h15 Caso de sucesso: Como atingir a otimização de processos com redução de custos e redução do número de transações de documentos em até 50%.

Melhoria do gerenciamento de risco, redução das complicações relacionadas a impostos e legais, melhoria da qualidade dos dados, maior cooperação dos empregados, otimização das ações da corporação, com maior rapidez nas soluções de possíveis dificuldades a

Palestrante: CVRD

14h00 – 14h40 A melhor distribuição Linux

Entenda o que são distribuições Linux, como estão posicionadas no mercado e na comunidade, as mais importantes, vantagens e desvantagens de cada uma, e como escolher a melhor para o seu negócio.

Palestrante: Avi Alkalay (IBM)

14h50 – 15h30 System i e JD Edwards: a combinação perfeita

Conheça a plataforma ideal para a solução de JD Edwards, o System i, dotado de tecnologia POWER. Possui alto poder de processamento, capacidades avançadas de virtualização e alocação dinâmica de recursos, além de ser uma máquina totalmente auto gerenciáve

Palestrante: Mauricio Conceição (IBM)

15h40 – 16h20 Otimize seu datacenter tirando o máximo de seu hardware

Conheça arquiteturas não-convencionais, mas que trazem benefícios financeiros enormes, para
virtualização, enjaulamento de aplicações, desktops multiusuários, clusters de alta disponibilidade, de custo baixo até os mais escaláveis, clusters para Grid e alta disponibilidade, e opções para desktop.

Palestrante: Avi Alkalay (IBM)

16h30 – 17h00 Parceiro: YKP

Conheças as Soluções CRM integradas ao JD Edwards

Palestrante: YKP

17h10 – 17h40 Soluções financeiras para viabilizar seu projeto

O Banco IBM apresenta uma série de alternativas para viabilizar seu projeto de TI. Conheça as melhores e mais variadas soluções financeiras para levar seu projeto adiante.

Palestrante: André Sales (IBM); Antonio Ramos (IBM)

Estando no evento, não deixe de passar no stand da IBM.

Receita de Sopa Fria de Pepino com Iogurte

Ingredientes

  • Pepinos compridos: 3
  • Copos de iogurtes: 2
  • Nozes picadas ou xerém de castanha de cajú: 150g
  • Dil (também conhecido por endro) picado: 2 colheres de sopa cheias
  • Alho amassado: 1 dente grande
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Descasque e pique os pepinos em pedaços pequenos
  2. Junte os 2 copos de iogurte e mais 2 copos iguais de água
  3. Junte o alho amassado, a castanha de cajú ou nozes, e o dil
  4. Misture tudo e vá temperando com sal a gosto
  5. Deixe gelar na geladeira por meia hora

Serve 2 pessoas, em cumbuca e com colher de sopa. É leve, saudável e saboroso e as vezes só janto isso e fico satisfeito.

Algumas pessoas gostam de moer pimenta do reino sobre sua cumbuca, outras preferem regar um fio de azeite de oliva.

De qualquer forma, a impressão que se tem é que pepino, iogurte e alho nasceram para serem comidos juntos, de tanto que combinam.

Abraço dos Dois Irmãos

Sol atrás dos Dois IrmãosDescolei umas horas livres no fim da tarde, na praia de Ipanema.

Mergulhei perto do posto 8, no Arpoador. O mar estava pouco agitado mas muito gelado. Brrrrr: águas oceânicas.

O horário de verão terminou final de semana passado, então acho que estamos no outono. Nesta época o sol se põe exatamente atrás do Morro Dois Irmãos, que marca o fim do Leblon e o começo do Vidigal.

Conforme o sol ia baixando, formava dois enormes braços de raios com a sombra do morro no miolo. O efeito era os Dois Irmãos abraçando a cidade. Muito bonito e inspirador. E pelo jeito a cena já serviu de inspiração para outras pessoas.

Centro do mapa
no mapa
Morro Dois Irmãos
no mapa
Posto 8
no mapa
Arpoador

Enquanto assitia aquilo, parado, de pé no calçadão, pessoas passavam por mim. Um rapaz com camisa verde-amarela, andando de costas para o morro, tascou o último naco de seu espetinho-de-gato, e, exatamente em frente a um cesto de lixo grande, laranja e chamativo, lançou o espeto vazio ao ar. O espeto caiu na areia, e o papel que o envolvia foi para a calçada. Ele fez questão de não mirar no cesto !

O que faz um ser humano ter tal atitude? Ô povinho! Acabou com minha contemplação…

Mesmo assim o Rio de Janeiro continua lindo.