Passaporte para Entrar nos EUA

Como comentei no outro artigo, lá fui eu tirar um passaporte novo só porque ele vencia em menos de 6 meses. O visto americano só expirava em 2013.

Consegui tirar um novo passaporte em uma longa tarde porque sabia tudo que precisava:

Carta assinada da empresa dizendo que era motivo de trabalho, RG, passaporte antigo, título de eleitor e comprovantes de voto (que obtive no site do TRE), quitação do serviço militar, 1 foto 5×7 com ou sem data. A lista completa está no site da PF.

E há duas delegacias da Polícia Federal em São Paulo que emitem passaporte com urgência (que é o modelo antigo): a do aeroporto de Cumbica, e a sede na Lapa. Fui na de Cumbica, e pessoas com problema semelhante que encontrei ali me disseram que na sede ninguém sabe nada e não dá certo. Coisas de Brasil.

Ali eles preencheram um formulário com meus dados e emitiram um boleto de R$202,89 de taxa de passaporte urgente, que paguei no aeroporto mesmo.

Com toda a documentação pronta e entregue tomei um chá de cadeira de várias horas e obtive um passaporte novo com válidade de 1 ano. Devolveram-me o antigo com suas páginas carimbadas com “CANCELADO”.

E então descobri que não precisava ter feito nada disso. Vai ouvindo…

Viagei então com 2 passaportes: o antigo, que expirava em 17/12/2007 (minha viagem é de 6/7/2007 até 4/8/2007, menos de 6 meses antes do passaporte expirar), e que contém o visto americano válido até 2013, e o novo, sem visto, mas que expira em 07/2008. O visto de um com a validade do outro me garantiriam a entrada nos EUA.

Depois de 2 horas na fila da imigração no aeroporto de New York, perguntei a oficial que carimba o passaporte e efetivamente te deixa entrar no país ou não, se precisava ter tirado esse novo passaporte só porque o antigo vencia em menos de 6 meses, mas bem depois do término da viagem. Ela disse:

Não é necessário fazer um novo passaporte se o primeiro não vence até o término da viagem e se contém um visto americano válido.

Ela inclusive confirmou isso com outro colega carimbador. Observei ele abrir um arquivo para verificar.

Reforçou afirmando que se minha viagem terminasse 1 dia antes do passaporte vencer, também teria me deixado entrar.

Confirmei a mesma coisa com a companhia aerea, que sabe exatamente quem deve ou não deixar embarcar porque se der problema sera ela a culpada, multada e responsável por achar lugar num vôo de volta.

Por que essa confusão acontece ?

Tanto a agência de viagens como a Polícia Federal do Brasil me disseram que se o passaporte vence em menos de 6 meses “há grande probabilidade” de não entrar nos EUA, mesmo com visto válido. Esta informação é inexata e errada, não está escrita em lugar algum e é uma má interpretação de outra coisa: não se pode tirar um visto americano se o passaporte for vencer em menos de 6 meses conforme descrito no site da embaixada americana.

Perdi um dia inteiro e cancelei compromissos desnecessariamente por causa de má informação da agência e da Polícia Federal do Brasil.

Atualização de 30/4/2010

O leitor Luciano Bastos achou no site da embaixada americana a seguinte pergunta e resposta:

O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte.

Isso é o ponto 34 na página de Perguntas Freqüentes sobre Vistos, no site da embaixada americana e significa que os EUA te deixarão entrar no país mesmo que seu passaporte expire em menos de 6 meses.

208 thoughts on “Passaporte para Entrar nos EUA”

  1. ?????????????????????????? precisa de visto qm vai para toronto e faz escala na america??????????????????????????????????????????????

  2. Ola

    tenho situação parecida com a sua…

    viajarei em AGOSTO de 2011 para os USA
    meu passaporte é valido até fevereiro de 2012
    meu visto esta sendo renovado agora…

    será que terei que tirar OUTRO PASSAPORTE so por causa de ALGUNS DIAS pelo que falam dos tais SEIS MESES e tal???

    POSSO FICAR TRANQUILO QUANTO AO VISTO??????

    abraçao e aguardo uma resposta POR EMAIL

    abraço

    1. Junior, Gostaria de saber se teve problemas com o visto, pois estou em situação igual a sua.

  3. Meu Visto americano vence em fevereiro de 2011 , Posso viajar em outubro de 2010, faltando 4 meses para expirar a validade do meu visto?

    Obrigada

    Celia Silva

  4. A pergunta é a de sempre :
    Viajo dia 03/11/2010 para os EUA e retorno no dia 15/11/2010,meu passaporte vence em 24/04/2011,existe algum risco de barrarem minha entrada no país?
    O meu visto só expira em 2013.
    Obrigado, aguardo resposta urgente.

  5. olá,
    pergunta manjada, mas estou com dúvida!!viajo dia 18/11/2010 para os EUA e passaporte válido até 22/02/2011, ou seja 3 meses de validade.Visto até 2012. duração da viagem 5 dias.Posso ir sem precisar de passaporte novo??

    1. Pode viajar tranquila e não precisa fazer nada.

      Você teria que fazer uma passaporte novo se fosse tirar o visto, mas como já tem tudo, não precisa fazer nara.

  6. Avi,
    No dia 01/11/2010 fui marcar meu assento com a TAM de umas reservas feitas desde junho, ai a atendente me pediu nº e validade do passaporte, como ele vence em fev/2011, ela disse que eu teria problemas na entrada lá, pois teria que ser antes dos benditos 06 meses de vencimento. Fiquei desesperada, fui a duas agências de turismo, uma disse que certamente eu teria problemas e a outra disse que não. À noite pesquisamos no seu blog e fiquei bem mais tranquila. Decidi ir, mas com aquele frio na barriga. Na entrada lá não teve nenhum problema, não questionaram nada a autorizaram permanência até fev/2011.
    Agradeço por disponibilizar esse tipo de informação.
    Att

    Silvânia

  7. Por favor responda o mais rápido possível.
    Vou viajar para Londres agora no dia 22/11/2010, para assistir a um campeonado de tênis. O meu passaporte vence em 07/02/2011.
    Fui informado que preciso renovar o passaporte. Não há tempo hábil.
    Como faço.

  8. Estou planejando ir para Toronto em Fevereiro, o vôo que estou pesquisando faz escala em Charlotte (USA), já possuo o visto de TURISMO americano, mesmo assim preciso ter o de trânsito?

    ABs

  9. Avi,

    Que bom que você disponibilizou essa informação!! Só agora percebi que meu passaporte vence em 22 de maio de 2011. Estou viajando para os Eua no dia 19 de dezembro e volto em 5 de abril. Tenho várias entradas nos EUA e nunca tive qualquer problema por lá. Você acha que vai dar algum problema dessa vez?
    Abraços,

    1. Não vai dar problema nenhum.

      Se o passaporte + visto cobrem sua data de volta, pode viajar tranquilo sem ter que renovar nada.

  10. quero viajar para NY em abril de 2011. tenho um passaporte antigo com validade do visto para maio de 2011, mas ja tenho um passaporte novo que vence em 2015 sem visto. poderei entrar nos eua com o visto faltando um mes para vencer?

    1. Você terá que viajar com seus 2 passaporte: o novo e o vencido com visto válido.
      E não tem problema seu visto vencer em 1 mês contato que você saia dos EUA antes de seu vencimento.

  11. O meu caso eh um pouco diferente, pq moro nos EUA, tenho o green card. Vou ao BR agora de ferias em dezembro e volto no final de janeiro. Meu passaporte eh valido ate Julho de 2011, que serao 4 dias apos os 6 meses de validade. Ou seja, volto dia 27/jan/2011 e o passaporte eh valido ate dia 23/jul/2011. 4 dias a mais do que os “6 meses”. Acho que nao terei problema porque sou residente e posso renovar meu passaporte na embaixada BR. O que voce acha? Acha que deveria tirar um novo passaporte no brasil just in case?
    Obrigada

    1. Oi gabriela…voce conseguiu saber o que voce tem q fazer? o meu caso eh bem parecido com o seu.

  12. Olá,
    Estou indo para EUA dia 30 de dezembro de 2010 e volto dia 25 de Janeiro , mas agora fui ver que meu visto vence 22 de Janeiro. Tem algum problema eu voltar 3 dias depois do meu visto vencido?
    Aguardo e obrigada
    Raquel

    1. Oi Raquel! Estou com esse mesmo problema porém a viagem é para em maio. Voce obteve alguma informação ou resposta para a sua pergunta. Voce foi viajar assim mesmo? Deu tudo certo? Já fui atrás dessa resposta nos sites do consulado americano e em outros mas não achei resposta para esse caso. Obrigada.

  13. Perdi meu passaporte vencido, mas com visto para os EUA até 2012, como faço para reaver este visto, já que o passapoete não existe mais. Tenho apenas uma cópia do visto. Já tenho um outro passaporte desde 2007.

    Grata

    Thereza

  14. para o cruzeiro da disney valem as mesmas regras de passaporte e visto válidos

  15. BOA TARDE É O SEGUINTE MEU PASSAPORTE VENCE DIA 25 DE JANEIRO 2011 EU VOU PARA OS EUA DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2010 E VOLTO DIA 5 DE JANEIRO DE 2011 E VI QUE O PASSAPORTE 6 MESES ANTES DO VENCIMENTO TEM QUE RENOVAR COMO AGORA N DA TEMPO EU POSSO VIAJAR ASSIM MSM

  16. Estou com viagem marcada para os EUA dia 10 de janeiro, meu visto é válido até 2014 mas meu passaporte vence dia 26 de abril de 2011. Tentei agendar uma data para emitir um novo passaporte, mas a única data disponível é dia 11 de janeiro. Você acha que posso viajar tranquila ou devo cancelar tudo e só ir após emitir novo passaporte?
    Obs: pretendo ficar nos EUA do dia 10 de janeiro a 10 de fevereiro.

    1. Boa tarde Bruna eu estou na mesma situacao que você esteve com seu passaporte,gostaria de saber se deu algum problema na imigracao Americana?aguardo sua resposta obrigado

  17. olá amigo
    meu filho esta indo para o canada dia 02-01-11
    ira fazer escala nos eua e desta forma tinha um visto americano.
    ja percebi neste blog que mesmo
    nao precisando tiramos outro passaporte pois o dele ia vencer em menos de 6 meses.
    agora sei que nao precisava.

    o dia que ele tirou outro passaporte o passaporte velho dele estava ja no consulado canadense para tirar o visto do canada
    liguei para PF e eles me orientam para pagar taxa em dobro ,dizer que perdi o passaporte e tirar um novo(no cadastro do site da PF esta era a opção que mais se encaixava)
    Tiramos um novo e foi cancelado o passaporte velho que tinha o visto dos EUA
    No passaporte novo ele ficou com o visto canadense.

    MInha pergunta:sera que terá problemas em viajar com o visto americano em um passaporte cancelado por extravio????
    saliente que o cancelado tem o visto dfos EUA e o novo tem o visto do canadá

    obrigado

    Mário

    1. Você deve viajar com o passaporte novo junto com o antigo que está cancelado porém contém o visto válido.

      Fiz isso inúmeras vezes inclusive nas minhas 2 últimas viagens aos EUA.

  18. marquei uma viagem para dia 7/03/2011
    meu visto ta ok
    meu passaporte e o do meu marido vencem dia 22/08/2011
    PORtanto não vai ter 6 meses de validade como ouvi falar que deve ter
    o que faço? pelo que vi não terá como renover meu passaporte ate dia 7/03
    obrigada e por favor me responda

    1. Nao se preocupe. Se seu visto estiver valido ainda que seu passaporte venca no dia seguinte voce nao tera prblemas

  19. Eu perdi o meu passaport antigo e consta nas documentações necessárias para fazer outro. O que fazer nessa situação? ele venceu em 2006 .

  20. meu visto veio com a data de expiraçao errada e eu nao sabia, chegando ao aeroporto fui notificado que ele havia expirado em 2010 sendo que o recebi mes passado ( janeiro/2011) e a passagem esta comprada, o que fazer?

  21. Caro Avi Alkalay,
    vou utilizar essa informação que obtive em seu blog para fazer minha viagem. Mesmo assim fui à PF de minha cidade e lá uma funcionária me deu a mesma informação. O probelma é que minha esposa está me torturando porque não confia nas informações que são dadas. Como não há mais tempo para tirar outro passaporte, vou seguir viagem confiando em ti….

  22. Por favor preciso de uma informação urgênte pois minha entrevista esta agendada para dia 27 de abril.
    Tenho que preencher o formulario para renovação do visto EUA e eu não tenho o passaporte antigo com o visto antigo, a PF ficou com o passaporte.
    O que eu faço vou preencher dizendo que tinha visto antigo mas eu não tenho o passaporte antigo.
    Na hora da entrevista eles vão solicitar e ai eu não vou ter nenhum documento comprovando os dados.

  23. Caros Amigos estou com um dilema e este blog me ajudou muito porem a duvida continua :

    Estou com viagem marcada com minha filha para dia 23/04, e devo ficar ate 03/05, porem fui ver hj (vacilo) e meu passaporte vence em 01/05, e meu visto somente em 2012.

    Posso ou nao viajar ?
    R: 1) pelo consulado na FAQ resposta 34 pelo que entendi SIM, e a renovação por mais 6 meses e automatica
    2) pelo site da tam em documentação necessária nao cita 6 meses em nada
    3) pelo orgão dos EUA de fronteiras o Brasil faz parte do acordo e nao entra na regra dos 6 meses
    4) liguei na PF de Cumbica e quem me atendeu disse que se faltar 1 dia pra vencer eu embarco sem problemas por parte da PF

    POREM o retardado do call center da TAM, disse que eu nao embarco com passaporte com validade menor de 6 meses, disse que perguntou ate mesmo para o Supervisor (outro imbecil)…….

    Resumindo, vou embarcar ou nao ???? e o pior a viagem e para comemorar os 15 anos de minha filha….

    1. Realmente todo o pessoal da TAM é uma besta !!! Nào sabem de nada. Estavam dizendo isso no aeroporto, aí foram perguntar ao pessoal da Continental, e lá afirmaram que estando dentro da validade, no embarque, os EUA estendem automaticamente a validade por toda a estada. O visto pode ingressar nos EUA até a validade, porém só autorizam a estada até a validade do mesmo. Ex: Viajo 06/out/2011 passaporte válido até 05/mai/2012 e visto válido até 04/mar/2012, quando eu entrar nos EUA dia 07/out/2011 ele concederá a entrada e poderei ficar até 04/mar/2012 e não, pelos usuais 6 meses(07/abr/2012).
      Larga essa TAM de lado, é a mais cara de todas !!!

  24. moro no estados unidos e meu pai quer vir pra ca, mas o visto dele vence em 12 de junho de 2011, ele quer vir no final de maio.Hoje fiquei sabendo que o visto tem que faltar 2 meses pra expirar.Alguem pode me dizer se eh verdade?Aguardo resposta.

  25. Avi, não podia deixar de fazer um relato aqui. Fui agora para os EUA com o meu passaporte com validade para Julho de 2011. A minha viagem foi agora em Abril. O seu post aqui salvou meu casamento…rs, pois o meu marido já estava querendo me matar. Um dia antes da viagem, fomos pegar o passaporte, ai ele viu que a validade era em Julho, que por mim estava OK, mas ele falou que eu não poderia viajar. Olhando o seu post foi ai que fui tranquila para o Aeroporto. Realmente não tivemos problemas nenhum, nem se quer uma pergunta sobre o meu passaporte, nem aqui e nem nos EUA. Obrigada pela ajuda!

  26. Temos uma viagem agendada para os estados unidos no período de 23 a 30 de maio e o visto do meu marido vence no dia 11 de junho, será que teremos problema?

  27. Olá, Avi. Help de urgencia!!!
    Estou com viagem marcada para 29 de maio, mas meu passaporte expira no dia 4 de maio. Meu visto é válido até 2014.
    Como devo proceder?

  28. Gente,
    Não tem problema nenhum em viajar com o prazo do passaporte prestes a vencer, vc tem que estar com o visto valido pelo prazo da viajem e o passaporte tbm, o que acontece é que se vc por exemplo se vc estiver com o passaporte a vencer no prazo de 3 meses e o visto em dia o agente da imigração vai carimbar a sua entrada e não vai deixar com os 6 meses como é o normal, e sim até o prazo que o seu passaporte vai expirar, foi assim que aconteceu comigo, meu passaporte vence em 06/2011 e fui em 04/2011, normalmente eles caribam 6 meses então poderia ficar lá até 09/2011, mais por conta do meu passaporte esta vencendo eles me deram o carimbo até 06/2011 ou seja mais ou menos 3 meses.

  29. Olá,
    Estou indo para EUA dia 23 de dezembro de 2011 e volto dia 18 de Janeiro 2012, mas agora fui ver que meu visto vence 08 de fevereiro. Tem algum problema ?
    Aguardo resposta .

  30. Olá Avi,

    Estou indo para a Escócia para um curso no dia 10 de julho 2011, e volto no dia 23 julho 2011, somente agora fui ver que o meu Passaporte vence em 04/12/2011, sendo que o meu visto vence em 20/08/2012. Terei algum problema?

    O mesmo caso com a minha filha que está indo para NY, tb em Julho na mesma data e vencendo Passaporte em 04/12/2011 e visto em 20/08/2012.

    Por favor Help!!!

  31. Agendei visto para o meu sobrinho para 30/08/11. É o primeiro visto americano dele. So que o passaporte vence em dezembro/11 e a viagem esta prevista para outubro/11. enviei um email para o consulado que respondeu que o passaporte deve ter 6 meses de validade e me orientou a agendar com o novo numero de passaporte que estamos tirando. Nao sei o que faço porque se cancelo o agendamento, e reagendo nao vou conseguir mais ate a data da viagem.

  32. Vou para os EUA em novembro de 2011 e volto em dezembro de 2011, e meu passaporte vence em fevereiro de 2012, e meu visto em maio de 2012, preciso renovar meu passaporte?
    Grata

  33. Vou viajar entre 08/01/2012 até 22/01/2012 para Orlando com meus filhos, sendo que eles tem passaporte italiano com validade até 19/07/2012, ou seja, a data de saída dos EUA é 5 meses e 27 dias antes de vencer a validade do passaporte. Tendo em vista a hipotética regra dos 6 meses, eu teria algum problema ? Você sabe se tem alguma diferença neste ponto entre passaporte brasileiro e italiano ?

  34. E ai galera vou viajar tranquilo confiante nestas informações viajo agora dia 04/07 meu passaporte vence 17/11 ( detalhe já é o passaporte de emergência ) voltando vou dar uma passada por aqui e só confirmar que foi tudo tranquilo.

    Abs

  35. Achei a seguinte informação na página da embaixada dos EUA:
    http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html
    “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte.”

    Está no final do terceiro parágrafo do tópico “Validade do Visto”

  36. Minha esposa entrou ontem sem problemas nos EUA, com o passaporte a vencer em setembro. O cara da imigração disse que apenas ela não poderia ficar 6 meses nos EUA – deixou ela ficar até a data de validade do passaporte.

    Sem stress.

    Simples assim.

  37. Minha pergunta é um pouco diferente: tenho entrevista marcada para o dia 18/07. Estava despreocupado com o passaporte, mas hoje me dei conta que ele vence em 17/01/2012, ou seja, 6 meses menos 1 dia após a data de tirar o visto. Será que vão me conceder o visto com passaporte válido por 6 meses? A viagem vai ser em novembro e já entendi que não terei problema com o passaporte. Isso se conseguir o visto.

    1. Marcel, Gostaria de saber se você conseguiu o visto americano, pois seu caso é o mesmo que o meu. Meu passaporte vence em 03/04/2012 e consegui agendamento do visto para 04/10/2011, ou seja, 6 meses menos 1 dia.

  38. Meu caso é parecido com vários mencionados,
    vou para EUA 26 julho volto para o Brasil dia 08/08/11, e o passaporte vence 09/08/11
    e meu visto vence novembro 2011. Você acha necessário fazer o passaporte e o visto de emergência?
    Estou apreensiva me ajuda.
    obrigada

    1. Não precisa.

      Te deixarão entrar e sair do país mesmo que seu passaporte vencesse dias antes de você voltar. Veja nota acima.

  39. Moro em Portugal e tenho residencia permanente até 2016,mas meu passaporte vence em janeiro de2012,vou viajar p o Brasilem setembro e volto em outubro de 2011,terei algum problema p entrar no Brasil ou sair de portugal? Obrigada

  40. Amigos esse topico foi muito bom. Tirei minha duvida imprimi os documentos da delta e dos eua dos 6 meses e agora vou tranquilo viajar.
    Meu visto vence em janeiro de 2012 meu passaporte vence em novembro de 2011 e minha viagem de 10 dias pra ny eh dia 12 de setembro.

    Obrigado a todos. Quando voltar conto como foi na delta e na imigracao hehehe

  41. Acabei de voltar dos EUA semana passada, meu visto vence em 2012, mas o passaporte vence em Setembro desse ano.
    Entrei e sai sem nenhum problema.
    Estou postando para atualizar e ajudar o pessoal que ainda está em dúvida.

  42. Li td, mas continuo com duvida.
    Vou viajar para Miami, no inicio de janeiro/12 e pretendo ficar 1 semana por lá…
    Meu passaporte vence em 16/05/12 e meu visto em março/15.
    Preciso de um novo passaporte, ou uso esse mesmo???
    A Cia aerea, não pode me impedir de embarcar???
    Obrigada

    1. Pode viajar tranquila.

      Se seu passaporte e visto vencem *depois* de sua viagem terminar, ninguém te impedirá de viajar nem entrar nos EUA.

      Só lembre-se de já ir tirando um novo passaporte depois de sua viagem.

  43. pode embarcar sim linda, nao precisa teer 6 meses nao, eu trabalho em ciA AEREA internacional e nao precisa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *