Passaporte para Entrar nos EUA

Como comentei no outro artigo, lá fui eu tirar um passaporte novo só porque ele vencia em menos de 6 meses. O visto americano só expirava em 2013.

Consegui tirar um novo passaporte em uma longa tarde porque sabia tudo que precisava:

Carta assinada da empresa dizendo que era motivo de trabalho, RG, passaporte antigo, título de eleitor e comprovantes de voto (que obtive no site do TRE), quitação do serviço militar, 1 foto 5×7 com ou sem data. A lista completa está no site da PF.

E há duas delegacias da Polícia Federal em São Paulo que emitem passaporte com urgência (que é o modelo antigo): a do aeroporto de Cumbica, e a sede na Lapa. Fui na de Cumbica, e pessoas com problema semelhante que encontrei ali me disseram que na sede ninguém sabe nada e não dá certo. Coisas de Brasil.

Ali eles preencheram um formulário com meus dados e emitiram um boleto de R$202,89 de taxa de passaporte urgente, que paguei no aeroporto mesmo.

Com toda a documentação pronta e entregue tomei um chá de cadeira de várias horas e obtive um passaporte novo com válidade de 1 ano. Devolveram-me o antigo com suas páginas carimbadas com “CANCELADO”.

E então descobri que não precisava ter feito nada disso. Vai ouvindo…

Viagei então com 2 passaportes: o antigo, que expirava em 17/12/2007 (minha viagem é de 6/7/2007 até 4/8/2007, menos de 6 meses antes do passaporte expirar), e que contém o visto americano válido até 2013, e o novo, sem visto, mas que expira em 07/2008. O visto de um com a validade do outro me garantiriam a entrada nos EUA.

Depois de 2 horas na fila da imigração no aeroporto de New York, perguntei a oficial que carimba o passaporte e efetivamente te deixa entrar no país ou não, se precisava ter tirado esse novo passaporte só porque o antigo vencia em menos de 6 meses, mas bem depois do término da viagem. Ela disse:

Não é necessário fazer um novo passaporte se o primeiro não vence até o término da viagem e se contém um visto americano válido.

Ela inclusive confirmou isso com outro colega carimbador. Observei ele abrir um arquivo para verificar.

Reforçou afirmando que se minha viagem terminasse 1 dia antes do passaporte vencer, também teria me deixado entrar.

Confirmei a mesma coisa com a companhia aerea, que sabe exatamente quem deve ou não deixar embarcar porque se der problema sera ela a culpada, multada e responsável por achar lugar num vôo de volta.

Por que essa confusão acontece ?

Tanto a agência de viagens como a Polícia Federal do Brasil me disseram que se o passaporte vence em menos de 6 meses “há grande probabilidade” de não entrar nos EUA, mesmo com visto válido. Esta informação é inexata e errada, não está escrita em lugar algum e é uma má interpretação de outra coisa: não se pode tirar um visto americano se o passaporte for vencer em menos de 6 meses conforme descrito no site da embaixada americana.

Perdi um dia inteiro e cancelei compromissos desnecessariamente por causa de má informação da agência e da Polícia Federal do Brasil.

Atualização de 30/4/2010

O leitor Luciano Bastos achou no site da embaixada americana a seguinte pergunta e resposta:

O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte.

Isso é o ponto 34 na página de Perguntas Freqüentes sobre Vistos, no site da embaixada americana e significa que os EUA te deixarão entrar no país mesmo que seu passaporte expire em menos de 6 meses.

208 thoughts on “Passaporte para Entrar nos EUA”

  1. A Policia Federal brasileira está certa na orientação dada. Mesmo em transito, deve-se viajar com Passaporte valido por seis meses para ir a QUALQUER país.

    1. Raquel, manter o passaporte válido por no mínimo 6 meses seria o ideal para evitar sustos em cima da hora.

      Mas não é estritamente necessário segundo as regras da maioria dos países.

  2. Acabei de achar a informação que confirma que não há necessidade dos 6 meses de expiração do passaporte, se o visto é válido e vc volta para o seu país antes do passaporte expirar. http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte.”

  3. Avi , boa noite.Embarco para NY agora no dia 25/12 , porem meu passaporte vence em 12 fev 2012 ,visto esta ok com vencimento para 2013 . Procuro A PF para emitir um passaporte de emergencia ??

    1. Não precisa. Pode viajar tranquilo se seu visto e passaporte estão válidos no período da viagem.

  4. Procurei a PF e fui informado que o passaporte emergencial só sai em caso de morte familiar e comprovando por meio de declaração medica ou alguma especie de carta emitida no pais onde a pessoa está.
    Busquei informações la dentro e fui suprendido por uma pessoa na fila que me deu um telefone de uma consultoria de viagens internacionais que busca obtenção de visto e passaporte em uma semana, no meio de tudo isso surgiu uma viagem em meu serviço que iria ser em duas semanas me deram 3 dias para apresentar o passaporte. Não restou duvidas liguei para conhecer o trabalho . Fim das contas, dia seguinte ja paguei a gru que me enviaram e fui ate a PF retirei meu passaporte e saiu em 48 hrs o de 05 anos e não aquele de apenas um ano. Fiquei surpreso pois foi tudo muito rápido. agora uso os dois passaportes para entrar nos Eua.
    (11)7X8X-4X2X Fica meu telefone caso alguém precise indico.

    1. A Polícia Federal tem um processo específico para passaporte emergencial em http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte-de-emergencia (que simplifiquei-o em http://avi.alkalay.net/2008/01/passaporte-ja.html), não só em caso de morte familiar nem nada disso. Por isso acho que seu comentário está fazendo propaganda para alguém, talvez você mesmo.

      E acho difícil não haver proprina envolvida nesse seu processo ultraveloz.

      Por todos esses motivos, achei melhor deixar o comentário mas remover seu telefone.

  5. Avi, duvida sobre a validade do passaporte porque vou fazer conexao no Mexico. Voo Tam p/ cidade do Mexico e de la p/ Los Angeles. No Mexico tem q fazer imigracao e meu passaporte vence em junho/2012.estou indo agora em fevereiro. Sera q podem me barrar no Mexico?

    1. Depende das regras e relação diplomática do México com o Brasil. Veja com a embaixada do México no Brasil.

      Se fosse os EUA, voce entraria sem problema nenhum.

  6. Estou indo para Orlando pela primeira vez,no dia 05/02/12 e volto 15/02/12
    com uma excursão da CVC.Meu passaporte vence em 15/07/12 e meu visto vence em 15/11/2012, um despachante me informou que este acordo com EUA é só para quem viajou p/ lá dentro do periodo de 6 meses.A pessoa que vendeu o pacote da CVC, disse que não terei nenhum problema com a validade de 5 meses.
    Qual informação esta correta, pois é a primeira vez e estou muito preocupada.

    Lucia

  7. O passaporte da minha filha menor expira em 07/08/2012 (ela tem 1 ano e 1 mês e o passaporte foi tirado quando ela tinha menos de 1 ano, por isso vale apenas 1 ano). Vou tirar o visto em 19/01/12 (mais de seis meses da expiração) e viajar em 24/03/12 com volta em 06/04/12 para Orlando. Acho que não terei problemas com o visto, mas e quanto à imigração americana, já que na data da viagem o passaporte da pequena terá menos de 6 meses de validade?

  8. eu quero ir para o EUA quero levar a minha irmã mais é seguro comprar pela a internet e eu quero ir de avião de primeira classe com ela sera que vai ser possivel ou eu vou ter que comprar pessoalmente ou vou ter que pagar 7.000 pra cada hem sera que é possivel ou vou ter que esperar ela ter idade o suficiente ela tem 6 anos sera que da eu não quero ir sozinha para o EUA

  9. Cordial boa noite Avi,
    Acabei de chegar de um posto da Polícia Federal, em que foi dada a informação da necessidade dos 06 meses de validade para o passaporte, no mínimo, em viagens aos EUA. Estava com minha família realizando a aquisição do novo passaporte, quando fiz o questinamento sobre a validade. Posto da PF no Shopping Rio Sul, RJ.Percebi que existiu a necessidade de confirmação para a resposta, o que mostra incerteza. Li o comentária da Paula, acima, e entrei no link do próprio consulado:http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html, onde confirma a informação que vc nos passa.
    Para aqueles que estejam nessa situação, podem embarcar tranquilos Avi ? Em quem acreditamos ?
    Abraços, e muito obrigado pelo serviço.

    1. Wilson, a Polícia Federal do Brasil não sabe nada sobre esse assunto porque não são eles que barram ou autorizam sua entrada nos EUA. Por isso, no máximo você conseguirá uma informação difusa, baseada em boatos geralmente, do funcionário da PF que te atenderá.

      Como relatei acima, eu pessoalmente perguntei para um agente americano que carimba passaporte no aeroporto de Nova York. Então:

      1. Você entra nos EUA se tem um passaporte válido (não vencido) e um visto de entrada.
      2. Você pode inclusive ter o visto válido num passaporte vencido e viajar com ele junto com outro passaporte válido sem visto. Terá que apresentar os dois na entrada dos EUA. Já fiz isso diversas vezes, nos EUA e em outros países.
      3. A validade mínima de 6 meses do passaporte é para o Consulado Americano TE DAR UM VISTO. Não para viajar.
      4. Seu passaporte pode inclusive expirar, antes de você voltar, durante a viagem. Segundo o acordo BrasilEUA que aparece do site do consulado, mesmo assim eles te deixarão entrar nos EUA.

      Então resumindo, se você tem um passaporte válido e um visto válido na data da viagem, pode viajar.

      Boa viagem

  10. Caro Avi,

    Obrigado pela sua informação, corretíssima! Além do que obtive aqui, fiz um pouco mais de pesquisa, e descobri o site http://www.cbp.gov, do US Customer and Border Protection (serviço americano de alfândega e proteção de fronteiras). No site deles, clicar em Travel -> For International Visitors -> Six-Month Club (datado Março/2009). Este documento lista os países que estão *isentos* da exigência de 6 meses de validade do passaporte (note: 6 meses além da extensão da viagem!), e o Brasil está incluído na lista de isentos.

    Portanto, não há o que temer. Não deve ter problema qualquer Cidadão Brasileiro com passaporte válido pelo período da estadia. Não procurei informação sobre o mencionado acordo Brasil/EUA, quanto à extensão automática de passaporte expirado durante a estadia nos EUA.

    Um cordial abraço!

  11. Se fosse obrigatório o passaporte estar válido por mais de 6 meses da data do embarque, a validade do documento seria então de 4 anos e 6 meses, o que seria mais um absurdo burocrático no Brasil!

  12. Avi, meu passaporte vence dia 24/07/12, meu visto vence dia 10/10/12. Estou planejando ir para Miami dia 20 de maio e voltou dia 04 de junho de 2012. Preciso renovar o maldito passaporte ou não??? Abs

  13. Eu li vários posts sobre não haver problemas sobre viajar para os Estados Unidos com um passaporte valido por menos de 6 meses.Mas agora realmente estou com medo, pois viajo na sexta feira (17/02/12) para Orlando e retorno no dia 23/02/12 e só agora percebi que me passaporte vence dia 01/07/12. Não seria o caso de tirar um passaporte emergencial??????
    Obrigada

  14. Ola meu passaporte vence em dez.2013 viajo para orlando em nov. 2012 ainda nao tirei meu visto e melhor tirar um passaporte novo ou posso tirar o visto nesse mesmo? se depois vencer o passaporte mas o visto ainda e valido e eu for viajar dinovo terei que tirar um passaporte novo certo? i visto do outro ainda será valido né ai terei que mostrar os 2 passaporte.

    1. Não precisa tirar novo para essa viagem.
      Depois de dez/2013 você viajará com um novo passaporte válido sem visto junto com o passaporte velho que contém o visto. Eu viajo assim e não tenho problemas.

  15. Bom dia, Avi!

    Me desculpe pelo incômodo, pois, sei que já respondeu essa pergunta várias vezes e só por desencargo de consciência, venho lhe questionar.

    Estou com viagem marcada para os EUA para segunda quinzena de agosto de 2012 com retorno ainda em agosto mesmo.
    Meu passaporte irá expirar em 27/09/2012.
    Todavia, meu visto americano ainda tem validade até 24/09/2014.
    Você com sua experiência acha conveniente eu tirar novo passaporte, ou eu posso viajar tranquilamente?

    Aguardo seu retorno.

    Obrigado.

    Rick

  16. ouvi dizer que a partir de julho 2012, não será mais necessário o visto para
    entrar nos Estados Unidos, só o passaporte. É verdade.

  17. Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida, meu passaporte vence em 30/12/2012 e preciso renovar meu visto (vencido), teria algum problema renovar meu visto a tão pouco tempo de vencer o passaporte (8 meses)? Ou posso renovar o visto e quando vencer o passaporte tiro outro? Obrigado

    1. Você pode tirar novo visto nesse passaporte ainda pois o prazo mínimo é de 6 meses.

      Mas só é chato colocar um visto novo, que dura uns 10 anos, num passaporte que vencerá daqui a 8 meses. Você sempre terá que viajar com 2 passaportes: o antigo, vencido, para o visto válido e um outro passaporte mais novo por ser o válido.

      Sugiro tirar outro passaporte e aplicar o visto nele. Se tiver urgência, pode tirar um passaporte novo em uns 3 dias úteis seguindo este guia.

  18. Olá,
    Tenho cidadania americana e brasileira. Viajo ao Brasil dia 2 de abril e volto dia 4(2012). Meu passaporte vence no final de maio. Terei problema para sair/entrar dos EUa e do Brasil? (relembrando, tenho passaporte americano e brasileiro)

    Obrigado

  19. Avi!!

    Pretendo viajar para New York em novembro. Meu passaporte vence em out/12 e meu visto em jan/13. Dizem que não se pode entrar nos Eua quando seu visto tem apenas 3 meses de validade, isso procede?
    Providenciarei um novo passaporte em breve, é claro.
    obrigada.

  20. Pessoal, quem vai aos USA e tem receios quanto ao passaporte com validade inferior a 6 meses, dá uma olhada no documento no link a seguir, o Brasil faz parte de uma grupo de paises SIX MONTH CLUB onde existe reciprocidade, ou seja seu passaporte tem que ter validade para o periodo da sua estadia lá. O link é um documento PDF.
    http://www.cbp.gov/linkhandler/cgov/travel/inspections_carriers_facilities/clp/bulletins/clp_bullentin_04162008.ctt/clp_bulletin_04162008.pdf

  21. Ola, eu li toda a sua reportagem, eu posso ficar tranquila mesmo? Meu passaporte vence dia 27 de maio de 2012 e minha viagem e em abril do dia 16 ate o dua 4 de maio, o meu visto ainda tem 2 anos de validade.
    Nao preciso mesmo sair correndo, nao mudou nada.me reponde pelo amo de Deus. Obrigada

  22. Estou com viajem marcada para Buenos Aires dia 27 de Abril com retorno dia 11 de Maio (turismo), tenho hotel reservado e tudo. Como meu RG já tem 12 anos, mesmo a foto estando bem igual como sou hj, decidi que seria melhor usar meu passaporte como documento de identidade para ingressar no pais para não ter problemas. Meu passaporte tem a validade até julho desse ano e já entrei com o agendamento para sua renovação, mas isso só acontecerá depois que eu voltar de viajem pq é demorado

    Terei algum problema para ingressar na Argentina com meu passaporte?

    1. Roberta, não faço a menor idéia sobre como são as regras para a Argentina.

      Sempre que vou para lá uso RG ou carteira de motorista (ou qualquer documento oficial com foto).

      E como regra geral, se seu passaporte vence depois do fim da sua viagem, ele ainda é válido e pode ser usado. Válido significa não-vencido. Vencido significa inválido/não-válido.

      Boa viagem.

  23. Sou viajante frequente, trabalhei na VARIG por 30 anos e uma vez tive problemas na imigração americana por meu passaporte estar a menos de 6 meses de vencer. Acho que isso é devido ao prazo que te dão normalmente para fcar nos EUA. Depois de muita conversa e por se tratar de uma viagem à serviço, me deixaram entrar. Isso ocorreu já há uns 7 anos.

  24. Estou viajando para os EUA em agosto e meu passaporte já venceu, mas o visto vence em novembro de 2012. Isso significa que, tirando um novo passaporte, viajarei com o novo e o antigo. Mas o visto estará com validade de 3 meses apenas, vou dia 10/08 e volto dia 19/08. Quanto ao visto há a exigência de 6 meses?

  25. Ola Avi eu tirei meu passaporte em novembro de 2011 e pretendo tirar o visto americano no dia 03/07/2012, vc acha q eu posso tirar com este passaporte ou querei q tirar outro? observação que eu nunca viajei apenas tirei o passaporte e ja tem mais de 6 meses!

  26. Boa noite,

    Pretendo viajar para os Estados Unidos no 22/08 e voltar no dia 26/08, ou seja
    apenas 4 dias par fazer enxoval de rescém-nacido. Estou com o passaport OK e com o visto vencendo em 20/09/2012.
    Vc acredita que terei problemas para entrar no USA…..

    Desde já agradeço su ajuda,

    ABs,
    Wagner

      1. Gostaria de saber se tem algum post recente com o retono do pessoal que viajou nas condicoes perguntadas neste site, que por voce sao orientadas, e realmente nao tiveram nenhum problema… Seria interessante esse retorno.
        MInha situacao nao deixa de ser semelhante, visto valido ate abril/13, porem passaporte valido ate janeiro/2013, viagem 17 dias 23.08 a 08.09 de 2012. Posso realmente viajar tranquila?

    1. Gostaria de saber se tem algum post com o retono do pessoal que viajou nas condicoes perguntadas neste site, que por voce sao orientadas, e realmente nao tiveram nenhum problema… Seria interessante esse retorno.
      MInha situacao nao deixa de ser semelhante, visto valido ate abril/13, porem passaporte valido ate janeiro/2013, viagem 17 dias 23.08 a 08.09 de 2012. Posso realmente viajar tranquila?

  27. Olá… vamos pars os EUA dia 24/out, minha nene de 1 aninho tem passaporte novo que tirei para ela em 24/abril, e vence em 1 ano pq ela é bebe. Dia 24/out fará exatamente 6 meses da data de expiração do passaporte. Vc acha que teremos problemas para embarcar com este passaporte (com 6 meses da data de expiração e com visto válido)?
    Abraços
    Amanda

  28. Olá,excelente post!!!

    Meu passaporte vence em abril de 2013,porém quero viajar a Inglaterra e Irlanda em Novembro a menos de 6 meses da expiração da validade.

    Vc sabe informar se a Inglaterra exige passaporte com um minimo de 6 meses?

    Grato

    Zeca

    1. Não sei nada sobre Inglaterra e Irlanda.

      Você terá que verificar na embaixada desses países. Em geral não há porque um país não te deixar entrar se tiver passaporte e visto válidos até a data de saída do país.

      O que as pessoas confundem é a validade mínima do passaporte (tipo 6 meses) para obter visto, coisa que faz muito mais sentido porque uma embaixada não ia querer perder tempo com seu passaporte que já já vai vencer. Mas novamente, isso muda de país para país e você terá que se informar na embaixada do país para o qual deseja obter visto.

  29. Olá,
    No meu caso vou viajar em dezembro e retorno antes do ano de 2013 e a data de vencimento escrito no meu passaporte é de 11 de junho de 2013.
    Eu devo providenciar um novo passaporte?

  30. boa tarde meu passaporte 30 de novemro quero fazer um cruzeiro de portugal para o brasil,posso fazer essa viagem fautando 30 dias para o passaporte vencer so de adi?
    pro meu pais de origem?

  31. ola avi,me ajuda porfavor,eu moro em portugal,e quero ir de vez para o brasil,meu pais de origem! mas meu passapote vence no dia 23 denovembro,vou sair daqui no dia 30 de outubro e vou chegar ao brasil no dia 15 de novembro,

    eu posso viajar? neste caso como eu vou de vez,
    noa vou retornar!

  32. Avi, me ajuda!
    Marquei lua-de-mel na Disney, com viagem em 16 de setembro, apenas 14 dias de viagem.
    Como tinha conseguido o passaporte da UE por ter cidadania portuguesa, achei q não precisaria do passaporte brasileiro. Acontece q semana passada me avisaram que para voltar preciso do passaporte brasileiro!!! Quando fui olhar o q eu tinha, me desesperei: vence dia 25 de outubro, menos de 6 meses!!!!!
    Sai correndo para agendar novo passaporte e: Policia federal em greve!!!
    Agora tô aqui morrendo de medo de não me deixarem sair do país pq o passaporte vence 25 dias depois da minha volta. O problema nem é visto para EUA, pq eu tenho o passaporte portugues… to com medo de não me deixarem sair do Brasil pq o passaporte está prestes a vencer.
    Como a PF está em greve e fazendo a “operação padrão” alguns amigos falaram q não vou conseguir sair de jeito nenhum. E como a viagem é por lua de mel, não é motivo de passaporte de emergencia!!
    o q vc acha? consigo sair mesmo assim?
    me ajuda, to desesperada!!

    1. Relaxa.

      Para entrar e sair do Brasil você só precisa de um documento válido do Brasil com foto, tipo CNH ou RG.

      Você não precisa tirar outro passaporte brasileiro para essa viagem. O lance dos 6 meses de validade é para tirar visto americano, não para entrar ou sair de países.

      Se eu fosse você, deixaria o passaporte brasileiro em casa, viajaria só com o da UE mais o RG ou CNH brasileiros. O RG ou CNH seriam usados somente para entrar no Brasil.

    2. Flavia,

      Minha situacao eh identica a sua (nacionalidade portuguesa, etc.) Pesquisei com agencias, policiais federais, e no site da pf. la nao diz nada a respeito de minimo prazo de vencimento do passaporte brasileiro para sair do pais; basta somente estar valido, porem nao tenho certeza da volta. meu passaporte de qq forma so vence duas semanas depois de minha volta. Quanto a sua chegada nos EUA, vc nem vai precisar de mostrar o passaporte brazuca, e ainda tera o privilegio de pegar uma fila mais rapida.

  33. Boa tarde Avi,

    Pelo o que eu entendi no seu site vou arriscar a viajar pra Miami…
    Meu passaporte vence em 07/10/12 e pretendo viajar do dia 20/09 a 25/09… Realmente não terei problema?
    Estou tentando tirar outro passaporte, hoje mesmo fui num posto porém em greve eles não quiseram me atender…
    Enfim, acho que vou arriscar…
    Obrigada, pela preciosa dica!!!

    1. Carolina, bom dia! Estou na mesma situação…viagem com retorno com menos de 15 dias para expirar o passaporte.

      Vc conseguiu entrar? Deu certo?

  34. Avi, bom dia!

    Estou muito preocupado… Pretendo fazer um intercâmbio para trabalhar nos EUA. Já tenho o visto de turista válido até outubro de 2013. Porém, o passaporte vence dia 04/08/2013 e o meu intercâmbio precisa ser feito até 01/03/2013. Será que isso vai me atrapalhar em alguma coisa? (lembrando que ainda não tirei o visto de trabalho, pois ainda não fui contratado). Obrigado.

  35. Parabéns pelo post!
    Me tire só uma duvida, vou fazer uma viajem internacional (Paris e Itália) no inicio de outubro (12/out) e volto no dia 24/out e meu passaporte vence em 25/03/2013, então no meio da minha viajem a validade do meu passaporte ficara com menos de 06 meses! Será que seria melhor tirar logo outro passaporte ou ainda da pra viajar com esse?!

  36. Parabéns pelo post!
    Me tire só uma duvida, vou fazer uma viajem internacional (Paris e Itália) no inicio de outubro (12/out) e volto no dia 24/out e meu passaporte vence em 25/03/2013. Será que seria melhor tirar logo outro passaporte ou ainda da pra viajar com esse?! Estaria com +ou- 5 meses de validade… Teria problema??

  37. Oi,
    Eu sou Brasileira com cidadania Americana. Meu passaporte Brasileiro vence 15/11/2012. Viajo para o Brasil no dia 10/10/2012 e volto 10/31/2012, quinze dias antes do meu passaporte Brasileiro vencer. Devo renovar meu passaporte antes de viajar? Agradeço qualquer informaçao valida

  38. Não achei a informação que colocou na matéria:
    “O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
    Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte.”
    Isso procede? No site do consulado diz que eles te dão permanência até a expiração da validade do passaporte, mas pelo que vc postou, transcrito acima, eles sempre te dão 6 meses independente da validade do passaporte, ou seja você pode voltar pra o Brasil com seu passaporte vencido. É certo isso?

  39. Gostei muito das informações,mais poderia me tirar uma duvida vou viajar para Nova York final de outubro/2012 e voltarei 10/11/12 e meu passaporte vence 28/02/2013,você ve algum problema.inclusive a Tam me vendeu a passagem.E outra duvida meu filho vai viajar 10/10/12 até 20/10/12 para os estados unidoa California mais seu passaporte é valido até 20/10/12,O que você acha.Obrigado

  40. Boa Tarde! gostaria de tirar uma dúvida. Mro no Brasil, sou portuguesa e tenho ´so o passaporte europeu, vou viajar para USA de férias dia 28/12/2012 e retorno dia 14/01/2013 e meu passaporte vence dia 26/06/2013. preciso tirar outro passaporte ou posso viajar com ele.

    obrigada!

  41. Avi, uma pergunta.. Eu consigo tirar o visto com o passaporte cancelado junto com o novo? O que acontece é que meu passaporte anterior vencia em Setembro de 2013. Minha viagem seria para janeiro de 2013. Como tinha a intençao de tirar o visto em julho desse ano, preenchi o formulario com o passaporte antigo e paguei a taxa para agendamento da entrevista. Acabou que tive que transferir a minha viagem para janeiro de 2014 e meu passaporte nao estaria mais valido ate lah. Entao renovei para poder tirar o visto no comeco do ano que vem. Soh que ficou no formulario o numero do passaporte anterior. Voce acha que terei problemas no consulado? Sabe como devo proceder?

  42. AVI POR FAVOR ME AJUDE – URGENTE!!
    Minha passagem esta marcada para amanhã.
    Tenho dupla nacionalidade e dois passaportes. Americano (em dia) e brasileiro (vencido!!!!). Acabei de notar! Conseguirei entrar no Brasil?
    Posso usar o passaporte americano para embarcar e entrar no Brasil com o passaporte brasileiro vencido?
    Viagem: Italia, Espanha, EUA, Brasil

    1. Acho que você pode sim. Use seu passaporte americano para entrar nos países.
      E use seu RG ou RNE para sair e voltar pro Brasil.

      As companhias aéreas querem saber se você tem documentação necessária para entrar no país. Você mostrando que tem já te deixam embarcar.

      Boa viagem

  43. Avi, estou com uma duvida e gostari de pedir sua ajuda.
    Preciso ir aos EUA em Junho para uma reunião da empresa onde trabalho.
    Qual tipo de visto eu devo solicitar para esse evento?
    Devo ficar uma semana mais ou menos.

    Carlos Santos

    1. Você precisa de visto de turista, como se fosse simplesmente passear lá.

      Visto de trabalho só é necessário se você for lá ganhar um salário. E ai tem implicações de pagamento de imposto de renda americano etc. Mas acho que não é o seu caso.

      Boa viagem.

  44. Olá
    O passaporte de criança tem a mesma regra de adulto. tem a validade de 6 meses para se viajar antes de expirar? Vence em novembro e viajamos em março. Ele tem 5 anos e tirou o passaporte quando tinha 3 .
    Obrigada

    1. Nunca ouvi falar de tratamento diferenciado para crianças então acredito que seguem as mesmas regras dos adultos.
      As duas regras principais são:

      1. Você entra nos EUA se seu passaporte e visto não estão vencidos. Simples assim.
      2. Você só pode obter visto americano se seu passaporte tem mais de 6 meses de validade pela frente.

  45. Avi, sei que estou insistindo mas o medo é grande….

    Precisarei viajar dia 09/02, retornando dia 18/02 (Carnaval), com passaporte válido até dia 02/03.
    Vi como voce as regras do six month club, mas vc já teve noticias de alguem que nao conseguiu entrar nos EUA por causa da validade?

    Obrigada! Vanessa

    1. Não, nunca ouvi falar de ninguém que foi barrado a entrar no EUA porque o passaporte venceria em menos de 6 meses. Há uma razão para a data de expiração do passaporte se chamar data de validade. Se fosse válido para menos tempo que aquilo, a data seria outra. A história dos 6 meses mínimos de validade é para EMITIR VISTO: não é legal dar visto para um passaporte que já vai vencer. É só isso.

  46. Prezado(a),

    Gostaria de saber se , meu passaporte vence dia 19 de junho de 2013 e meu visto vence dua 19 de dezembro de 2014. E tenho uma viagem marcada para o dia 06 de fevereiro de 2013 , vou ter problema com a data do Passaporte, pois dizem que tem que fazer outro passaporte 6 meses antes dele expirar ?

    Obrigado

  47. Olá Avi,por favor, me tire uma dúvida.
    Vou viajar para Portugal e Espanha no mês de maio/2013 (12 dias) e meu passaporte vence em 08/11/2013.
    Devo tirar novo passaporte? Terei problemas se tirar o novo e ele não ter o mínimo de 6 meses exigido? O que devo fazer?
    Atenciosamente.
    Marlene Tavares

    1. Não precisa tirar passaporte novo. A história dos 6 meses é prá TIRAR VISTO somente, e só do governo americano, não para viajar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *