Primeiro dia de BRM do OOXML e Violência em Genebra

Não estou em Genebra, no Ballot Resolution Meeting do OOXML na ISO, mas falei pelo Google Talk com o Deivi do Serpro que é chefe da delegação brasileira, e em linhas gerais me contou o seguinte:

A delegação brasileira pediu para que eu tirasse as informações do ar para evitar problemas na ISO. O Jomar vai publicar algumas informações no blog dele.

Bob Sutor também publicou umas palavras.

A violência ficou para o sábado que antecedeu a reunião. Deivi saiu de um pub a noite para caminhar e foi atacado do nada por uns rapazes. Tomou um soco no rosto que lhe quebrou o maxilar. Fernando Gebara deu o maior apoio mas terá que ficar 6 semanas sem poder mastigar nada, nem o chocolate e queijo suiços que tanto prometeu degustar na viagem.

E agente achando que não há violência nas ruas da Europa…

Índice Linux Journal, Janeiro de 2008

  1. Receita de Linux da Novell, em milhões de dólares, no últimos 9 meses reportados: 100
  2. Aumento em porcentagem do anterior em relação ao ano fiscal passado: 243
  3. Número de metros quadrados do laboratório da aliança Microsoft-Novell: 232
  4. Receita da Red Hat, em milhões de dólares, no último trimestre reportado: 127.3
  5. Aumento em porcentagem representado pelo anterior: 28
  6. Porcentagem de computadores em escolas russas em que Linux será instalado até 2009: 100
  7. Número de computadores Linux na biblioteca pública Takoma Park, Maryland: 28
  8. Milhares de vezes que pessoas se logaram em tais computadores no último ano: 40
  9. Porcentagem de mercado de Linux em PCs conectados à Internet em janeiro de 2006: .29
  10. Porcentagem de mercado de Linux em PCs conectados à Internet em dezembro de 2006: .37
  11. Porcentagem de mercado de Linux em PCs conectados à Internet em setembro de 2007: .81
  12. Porcentagem da taxa de crescimento do mercado de Linux em PCs conectados à Internet em 2007, até agora: 219
  13. Milhões de dólares investidos em Linux e companhias Open Source por empresas de venture capital no terceiro trimestre de 2007: 77.8
  14. Milhões de dólares investidos em Linux e companhias Open Source por empresas de venture capital do primeiro ao terceiro trimestre de 2007: 226.7
  15. Milhões de dólares que a Citrix pagou pela XenSource (virtualização Open Source) em agosto de 2007: 500
  16. Milhões de dólares que o Yahoo pagou pela Zimbra (e-mail e colaboração Open Source) em setembro de 2007: 350
  17. Posição de “Faça Ubuntu laptops mais baratos que Windows laptops (em todos os países)” entre as mais populares idéias do Dell IdeaStorm: 1
  18. Posição de “Faça Linux e nenhum sistema operacional opções padrão em todos os futuros produtos” entre as mais populares idéias do Dell IdeaStorm: 2
  19. Posição de “Coloque Ubuntu na lista de sistemas operacionais quando construir um PC!” entre as mais populares idéias do Dell IdeaStorm: 3
  20. Número de resultados de uma busca por “linux” em dell.com: 648

Fontes

  • 1–5: CNET.com
  • 6: CNews Russian IT Review
  • 7, 8: Phil Shapiro in PCWorld.com
  • 9–12: NetApplications.com, via Datamation
  • 13, 14: The 451 Group, via InternetNews.com
  • 15, 16: InternetNews.com
  • 17–19: DellIdeaStorm.com em 11 de Outubro de 2007
  • 20: Dell.com em 11 de Outubro de 2007

Por Doc Searls. Original: http://www.linuxjournal.com/article/9925#mpart1

Anúncio de Abertura de Formatos e Padrões da Microsoft

Teve um remelexo hoje na indústria de TI quando a Microsoft fez seu anúncio “interoperability by design”.

Gato escaldado tem medo de água fria…

Quem se lembra da promessa de portar o Internet Explorer para Solaris? Cadê? Bem, não que agente estivesse esperando por isso, nem precisasse…

E da promessa de abrir o .NET? Falando nisso, pra que reinventar a roda com .NET quando Java já estava bombando no mercado de desenvolvimento de aplicações comerciais? Simplesmente porque — é o que a história nos mostrou — não está no DNA dessa empresa trabalhar de forma cooperativa, num esquema ganha-ganha.

Esse anúncio agente tem que contextualizar no tempo e no espaço. O tempo é 2 dias úteis antes da reunião da ISO que vai decidir o destino do OOXML como padrão. E usuários estão percebendo que seus documentos não são realmente deles e sim do dono da ferramenta que os lê e grava, o que se traduz em indignação. Então o espaço é de aperto, o aperto dos acionistas da Microsoft que pediram mais ética.

Da análise técnica do OOXML aprendi que aquilo não foi exatamente “desenhado para interoperabilidade”. As víceras tiveram que ser abertas na marra porque a vantagem do ODF era periclitante.

Em face de todos esses fatos do passado, esse anúncio, por enquanto, não passa de marketing.

Mas vamos esquecer o passado e ser otimistas. Se a Microsoft realmente estiver a fim de mudar, isso deve ser recebido de braços abertos. A Web nos ensinou que quanto mais gente colaborar melhor ela fica. Não é diferente no mundo dos padrões e tecnologias. Então Microsoft, seus clientes, programadores, concorrentes, comunidade de software livre e o mercado em geral só tem a ganhar se tanto otimismo se pagar.

Vou me manter otimista e esperar agora por ações práticas, porque o blablablá nós já ouvimos. E foi ± isso que eu disse na entrevista ao IDG.

ODF in the State of Paraná

The state of Paraná, here in Brazil, is the first to have laws that specifically promotes the use of OpenDocument Format. This is a free translation of such law:

  1. All public companies and institutions under the state of Paraná administration will adopt, preferably, open formats for creation, storage and public availability of digital documents.
  2. We understand open formats as the ones that:
    1. promote interoperability between multiple applications and platforms, internal and externally;
    2. let users chose applications free from royalties;
    3. can be freely and independently implemented by multiple computer software vendors, in multiple platforms, without any charge for the intellectual property of the technology.
  3. The companies cited in point 1 must be enabled for receiving, publishing, visualization and preservation of digital documents in open formats according to norm ISO/IEC 26300:2600 (OpenDocument format – ODF).

This law was signed by Roberto Requião, the state gorvernor, and Nizan Pereira Almeida, secretary for strategic initiatives.

Other states in Brazil, inspired by Paraná, are creating similar laws.

Folks related to the ODF initiative in Paraná

The folks in the photo, left to right, are: Henrique Menezes, government relations, IBM. Jomar Silva, ODF Alliance chapter Brazil. State congressman Edson Praczyk. Vitorio Furusho, Celepar (a state public company), BrOffice.org users group and Open Source Movement in Paraná. Reginaldo Radel, congressman Prazyk assistent.

Linux e ODF no Banco do Brasil

Logo do Banco do BrasilEssas reuniões do grupo de trabalho da ABNT servem também para encontrar velhos amigos e um deles foi o Penna do Banco do Brasil, um dos responsáveis pela adoção em massa de Linux na empresa.

Contou que 100% das agências tem seus servidores rodando Linux. 100% dos caixas de atendimento. E a grande maioria dos PCs de atendimento personalizado.

Contou que por volta de 2004 e 2005 tudo rodava sobre OS/2 e havia a necessidade iminente de sair dessa plataforma. Mas grande parte do trabalho de porte das aplicações já havia sido feito em Linux pela equipe técnica.

Migrou-se então.

Apesar de terem ainda muitos documentos legados em formatos proprietários, o uso de BrOffice.org é praticamente universal e um departamento precisa ter um motivo que justifique a compra de qualquer outra suite de escritório. Na minha opinião, BrOffice.org é gratuito e bom o suficiente a ponto de o Banco do Brasil (ou qualquer empresa) poder ser chamada de financeiramente irresponsável se não o considerar.

A partir daí, como todo funcionário tem BrOffice.org em seu PC mas nem todos tem outra suite paga, o formato de documentos que circula tem que ser algo universal. E há algo mais universal que ODF?

Certa vez o Penna me contou também que pegaram um Sharp Zaurus (PDA que roda Linux) e recompilaram as aplicações da agência para rodar nele. Sim, eles montaram uma agência de demonstração com um PDA como seu servidor, só pra mostrar a portabilidade e que é simplesmente possível.

RIO D’JANEIRO É NOSSOOOO !!!!!!!!!!1111

Quando o Brasil votou NÃO ao OOXML em agosto, anexou também sessenta e tantos comentários justificando o porquê dessa rejeição. Muitos países fizeram o mesmo, inclusive alguns que votaram SIM.

Desde novembro a ECMA tem respondido a esses comentários em forma de alterações e melhorias a especificação OOXML para remediar os problemas apontados. O Grupo de Trabalho instaurado pela ABNT que esteve analisando essas respostas terminou seu trabalho hoje e foi um sucesso. A reunião aconteceu no Rio de Janeiro.

Semana que vem acontece a reunião final da ISO em Genebra onde os países terão chance de discutir as respostas da ECMA, quais aceitaram e quais não resolveram problemas de interoperabilidade, padronização etc do OOXML. O Brasil vai levar as seguintes resoluções:

  • De fato vários problemas principalmente editoriais foram resolvidos e as modificações propostas pela ECMA foram aceitas.
  • Há ainda diversos problemas de inconsistência como multiplos formatos de datas não padronizados e que chocam entre sí.
  • Há problemas de interoperabilidade: um documento OOXML pode conter trechos binários cujo formato do conteúdo não é aberto nem está especificado. Exemplo:
    <o:ink i="AMgFHQSWC+YFASAAaAwAAAAAAMA...">
  • Há problemas de interoperabilidade com itens “deprecated”, ou seja a especificação suporta sub-formatos proprietários antigos junto com novos para coisas do tipo representação de funções matemáticas, desenhos vetoriais etc. Neste ponto, a posição do Brasil é de que só deve entrar na especificação ítens “deprecated” que não se pode converter automaticamente, por exemplo, de .DOC para .DOCX.
  • Outros aspectos relacionados a falta de documentação na especificação.

A somatória desses ítens por enquanto mantém o voto do Brasil: NÃO ao OOXML.

Além disso, o grupo varreu e classificou também diversos comentários de outros países — e suas respectivas respostas da ECMA — para que a delegação brasileira possa argumentar quando esses pontos forem discutidos na reunião da ISO.

O trabalho do grupo foi excelente, de alto nível, pragmático e saudável. E por isso eu gostaria de agradecer e rasgar a seda:

Fernando Gebara da Microsoft que coordenou as reuniões, fez o “trabalho sujo” de documentação, agendar calls, administrar portais, wikis etc, manteve a neutralidade técnica que sem ela todo o trabalho teria empacado na guerra ideológica. Jomar Silva da ODF Alliance, o Homembit, que foi o catalisador e hub de toda a comunidade livre nessa empreitada, além de mergulhar de cabeça na missão técnica. Deivi Kuhn do SERPRO que se envolveu em cada detalhe e mereceu ser o chefe da delegação a Genebra. Marisa Rublescki do SERPRO também superenvolvida, responsável e dona de um olhar clínico para debulhar especificações gigantescas. Murilo Barreto do Banco do Brasil, pela dedicação e magia negra contra sua agenda apertada. Daniel Assad e Leandro Jekimim, da facção da UNESP a favor do OOXML, por trazerem argumentos técnicos para a discussão. Cezar Taurion da IBM, articulador, blogueiro, evangelista e fonte de inspiração para todos. E tantos outros que trabalharam na linha de frente ou retaguarda para esse trabalho sair, um muito obrigado.

Como essa reunião era do comitê que trata de padrões de documentos, foi feita também uma deliberação para acelerar a aprovação do ODF como o padrão brasileiro de documentos. E, na verdade por causa disso, RIO D’JANEIRO É NOSSOOOO !!!!!!!!!!1111

PS: O Jomar publicou mais alguns detalhes, alguns bem irônicos. Confira.

Ted Tso Quer Brasileiros Trabalhando no LSB

Ted TsoAcabei de tomar um café com o Theodore Tso (blog), um dos jedi master hackers do universo Linux e Open Source de todos os tempos.

Acontece que ele trabalha na IBM a alguns anos e atualmente está num assignment temporário na Linux Foundation (a mesma casa do Linus Torvalds) focado em melhorar o framework LSB, que padroniza as distribuições Linux do ponto de vista das aplicações.

Ele está no Brasil por alguns dias entrevistando talentos, especialmente estudantes, para trabalharem com ele nessa empreitada. Um trabalho que deve ser prá lá de divertido também pela quantidade de interações com celebridades da comunidade Linux.

Boa sorte aos que conseguirem sua vaga na Linux Foundation !

Web 2.0 Party

Web 2.0 is about people. Its a global party where human beings exchange knowledge, experiences, information and even emotions.

Yesterday I saw the Xanadu movie again with ELO’s All Over the World, a good-vibe song from the 80’s that still has very current lyrics that explain what people are doing in our 2008’s Web 2.0.

Check out the movie excerpt with the song and the lyrics.

Everybody all around the world
Gotta tell you what I just heard
There’s gonna be a party all over the world

I got a message on the radio
But where it came from I don’t really know
And I heard these voices calling all over the world

All over the world,
Everybody got the word
Everybody everywhere is gonna feel tonight

Everybody walkin’ down the street
Everybody movin’ to the beat
They’re gonna get hot down in the U.S.A.
(New York, Detroit, L.A.)

We’re gonna take a trip across the sea
Everybody come along with me
We’re gonna hit the night down in gay Pareee

All over the world,
Everybody got the word
Everybody everywhere is gonna feel tonight

London, Hamburg, Paris, Rome, Rio, Hong Kong, Tokyo
L.A., New York, Amsterdam, Monte Carlo, Shard End and

All over the world,
Everybody got the word
Everybody everywhere is gonna feel tonight

Everybody all around the world
Gotta tell you what I just heard
Everybody walkin’ down the street
I know a place where we all can meet
Everybody gonna have a good time
Everybody will shine till the daylight

All over the world,
Everybody got the word
Everybody everywhere is gonna feel tonight

All over the world
Everybody got the word
All over the world
Everybody got the word
All over the world
Everybody got the word

Ditados Populares Atualizados

Recebi isso por e-mail e achei bem oportuno, e um barato.

  1. A pressa é inimiga da conexão
  2. Amigos, amigos, senhas à parte.
  3. Antes só do que em chats aborrecidos
  4. Arquivo dado não se olha o formato
  5. Diga-me qual a sala de chat que você freqüenta e te direi quem és!
  6. Para todo bom provedor uma senha basta.
  7. Não adianta chorar sobre o arquivo deletado.
  8. Em briga de namorados virtuais, não se mete o mouse!
  9. Em casa de programador, o espeto é de par trançado
  10. Em terra off-line, quem tem 486 é rei!
  11. Hacker que ladra, não morde!
  12. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando…
  13. Mouse sujo se limpa em casa!
  14. Melhor prevenir que formatar.
  15. O barato sai caro e lento…
  1. Programa velho é que faz site bom…
  2. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que veio algum vírus anexado!
  3. Quando um não quer dois não teclam!
  4. Quem ama um 486, Pentium 4 lhe parece!
  5. Quem clica seus males multiplica!
  6. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado!
  7. Quem envia o que quer, recebe o que não quer!
  8. Quem não tem banda larga, caça com modem!
  9. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla!
  10. Quem semeia e-mails, colhe SPAM!
  11. Quem tem dedo vai a Roma.com !
  12. Um é pouco, dois é bom, três é chat!
  13. Vão-se os arquivos e ficam os back-ups!
  14. Vírus no winchester dos outros é refresh!