Se você tiver vontade de abandonar o Brasil…

Se você tiver vontade de abandonar o Brasil, ir embora de vez porque está cansado disso tudo, deve parar e perguntar se a sua vida está mesmo tão ruim assim. E se essa ruindade toda é mesmo culpa do país onde você vive.

Há muitas pessoas que displicentemente falam mal de tudo com bem pouca profundidade. E isso é enormemente amplificado pelas usinas de circulação de pensamento que são as redes sociais. Tem certeza que você não está sendo facilmente influenciado por isso ?

Só o auto-conhecimento leva à verdadeira felicidade. E faz parte da jornada para o auto-conhecimento ser sincero consigo próprio, saber usar a inteligência para ouvir o que se fala, contextualizar de mente aberta mas também filtrar as bobagens levianas. E perguntar sempre, sempre.

Sobre o Brasil, eu acho sim que há muita coisa errada, que temos muitos desafios pela frente. Mas qual jovem nação de tamanho continental e com história como a nossa não teria? Por outro lado, sinceramente, minha vida é super boa, a das pessoas que convivem no meu meio aparentemente também, inclusive das colaboradoras do lar. Fica melhor ainda se não colocarmos dinheiro como o centro desse julgamento. Experimente colocar amor no centro, julgue a partir daí e tome ações nesse sentido se achar que algo precisa melhorar.

Há pessoas pelo Brasil a fora que devem ter uma vida tremendamente difícil devido a uma conjunção de fatores, inclusive relacionados aos problemas do país. Suponho que quem está lendo isso não faz parte de tal grupo. E quero acreditar que quem tem uma vida boa e tranquila mas fala mal do país de forma leviana é porque teria empatia por esses sofredores. Nesse caso, ao invés de reclamar levianamente, seria mais útil juntar cultura e experiência e direcionar ações para salvá-las, inclusive na hora de votar.

Por favor, continue circulando pensamentos e opiniões como nunca antes a humanidade pôde fazer. Mas procure ser profundo e sincero, porque com esse novo poder vem a responsabilidade. Policie-se para não ser leviano. Eu acredito que só posso falar mal de algo depois de ter certeza sincera que dei o melhor de mim compreendendo-o minuciosamente.

Uma boa vida para você.

Publicado também no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *