HD de 1 Terabyte, para quem ?

Vão anunciar o HD de 1 Terabyte.

Tempos atrás, fiz um estudo sobre clusters de alta disponibilidade e a certa altura levantei o sizing real de storage de aplicações de servidor. O resultado está aqui:

Sizing

Adicionando a essa lista, lembro quando a DBA de um grande e famoso supermercado online me chamou para mostrar que a RAM do servidor do DB (1.5GB) era maior que o próprio DB (1GB), que incluia lista de todos os produtos, todos os clientes, todos os carrinhos que já passaram por lá, e tabelas de controle.

Instalações oversized é algo muito comum hoje em dia porque arquitetos costumam usar sua sensibilidade de uso de desktop ao definir RAM, storage, CPU etc de um servidor.

Bem, saibam que desktop é uma das coisas que mais exige RAM, disco (em velocidade e tamanho) e CPU, porque é onde o usuário é mais sensível a atrasos no tempo de resposta (a famosa ampulheta), e tem sempre muita multimídia para aramazenar e tocar.

Aplicações de server são em geral muito mais leves, salvo algumas poucas exceções.

Um HD de 1 terabyte, hoje, faz muito mais sentido para uso pessoal do que em server. Mas é a tendência natural das coisas, e não vamos puxar o freio de mão para esse crescimento (e barateamento), não é mesmo !?

7 thoughts on “HD de 1 Terabyte, para quem ?

  1. Os tempos mudam, e as necessidades também.
    Uma vez o tio Bill disse que 512kB seriam suficientes para qualquer pessoa guardar todos os sus arquivos pessoais.

  2. Acho que o mais correto pra isso seria: DEPENDE. SEMPRE.

    Onde eu trabalho temos repositórios e mirrors de projetos de terceiros (pra agilizar algum desenvolvimento e economizar banda), temos repositório Subversion com código e releases dos produtos, temos áres compartilhada por todos (Samba/NFS), temos um diretório especial pro designer (já que ele torrar disco facilmente) e temos backup de tudo isso.

    Não é nada de anormal, é uma empresa pequena (sem direito a ter uma compartilhamento de MP3, que já vi ser bem comum). Tivemos que aumentar a capacidade dos discos 2 vezes por ter preferido comprar “o de menos”.

    Eu acho que teria um HD de 1 terabyte se tivesse dinheiro.

  3. Dudus, se tu me der 1 tera vou secar tudo rapidinho com muita multimídia.

    Caio, você deve estar falando de algumas centenas de gigabytes para suportar o time todo. Ou talvez terabytes, mas pelo jeito é compartilhado.

    Na verdade eu só aproveitei o gancho da notícia para lembrar que hoje em dia, na área de aplicações de servidores, o hardware é quase sempre superdimensionado. Isso foi constatado em loco por esse levantamento que fiz.

  4. Perfeito, eu entendi 🙂 comentei mais pra lembrar do “depende”. Se não me falha a cabeça, a contagem total dos discos deve dar uns 500GB. Em casa eu uso fácil os meus 200.

  5. olá pessoal…
    gostaria de sabero que significa terabytes, ou quanto vale em bytes… muito obrigado …

Leave a Reply

Your email address will not be published.