Your next laptop won’t be “Intel Inside”. Finally.
Intel-based laptops have poor energy performance, with batteries lasting less than 2 hours and overheating. Besides, these CPUs have accumulated many design bugs over the years, requiring inefficient workarounds from compiler and operating system manufacturers.
Seu próximo laptop não será um “Intel Inside”. Finalmente.
Laptops baseados em Intel têm performance energética incrivelmente ruim. Isso se percebe quando a bateria dura menos de 2 horas e esquentam demais. Além disso essas CPUs acumularam uma quantidade razoável de bugs ao longo dos anos, exigindo contornos ineficientes por parte de fabricantes de compiladores e sistemas operacionais.
Você deve desativar certas notificações em seu smartphone e sobretudo nos aparelhos de seus filhos. Notificações como “Fulano criou um novo status” ou “Fulano gostou de seu comentário” nos chamam para as telas e na grande maioria das vezes são incrivelmente supérfluas.
No iPhone, vá em Ajustes ➔ Notificações e desative as notificações e badges da app, como na imagem. Faça isso para todas as app que você sente que tentam colonizar sua atenção.
Há mais de 10 anos, por todas as últimas empresas que passei — umas 3 ou 4 — MacBook é o laptop padrão que profissionais high-tech usam.
E hoje em dia estranham quando só lhes deixam usar Windows. Mas não falam abertamente sobre isso por incorretamente acharem que é um assunto banal. Só que não é. Da perspectiva de RH e de ambiente de trabalho, no mínimo para o setor high-tech, equipamento de alta qualidade, moderno e adequado é ponto positivo de atração e retenção de talentos.
Apple has once again made waves with their latest release, the Vision Pro. The mere fact that this new device ensures legible text for its users sets it years ahead of competitors like HTC and Meta. Not to mention the array of groundbreaking sensors, user-friendly interface, and independence from a computer. It’s important to note that this is just the initial version, with much more to come.
O Banco Central do Brasil acertou em cheio com o Pix, inovação bancária digna de ser copiada por qualquer BC do mundo. Mas ainda acho o Pix bem burocrático de ser usado. Vejo que ele é um sucesso porque era algo muitíssimo desejado, não por ter boa usabilidade nem por promover boas práticas. Minha veia de designer de aplicações não pode deixar de sugerir algumas melhorias que poderiam ser feitas numa próxima revisão, especialmente em relação a usabilidade.
With the release of iPadOS 16.2 last December, M1-powered devices can now be used as more beefed up terminals, complete with external physical keyboard, mouse/trackpad and extended screen that can display content and apps different from the main iPad screen (as shows the photo).
Minimum device that supports this is the iPad Air 5th generation (2022) which already features an USB-C port instead of lightning. Then, on this port, you can plug a dongle with HDMI output, power source and more USB ports to connect your human interaction devices. Or connect them through Bluetooth.
This opens the possibility for road warriors to have an even lighter and inexpensive terminal with the iPad, instead of a regular (and problematic) laptop. Then, when at home or office, they can dock it to KVM (keyboard, video, mouse) to experience a more productive workstation.
And yes, I know Android phones can do similar things since long ago. But it doesn’t get widespread or even real until this feature lands on the popular iPad.
Na app do Uber, vá em 👤Conta ➔ ⚙️Ajustes ➔ 🟡Privacidade ➔ 🔴Notificações e deixe só o último ligado.
Assim você pára de receber as propagandas irritantes deles, só recebe as notificações de suas corridas.
Repare que a função mais importante para o usuário é a última da lista. E as 3 primeiras são só as bobagens dispensáveis deles. Depois é “usuário em primeiro lugar”. Sei.
5G download speed at home in São Paulo today. 420 megabits per second (mbps), equivalent to 52 megabytes per second.
It means that it takes about 10 seconds to download 1 hour of hi-fi music without any compression. But since compression is everywhere, just 2 seconds will be enough.
Upload speed gives me 10 mbps. Pretty good, though we know this is probably not for long.
This kit: Powers your modern laptop through USB-C. Charges your phone through Lightning or USB-C. Charges eventual other devices on their old USB ports. Connects all devices to one another.
Portable batteries are obsolete. Instead, use your large and powerful laptop battery to charge your phone on the road.
I can’t stand the Mac users that use Google Chrome while they already have the Safari browser.
Safari is lighter, more concerned about privacy, more well integrated to the platform and their other devices (iPhone etc), and is smarter in password management.
I don’t even have Google Chrome installed on my Mac.
I can’t stand the Mac users that use Google Chrome while they already have the Safari browser, which is lighter, more concerned about privacy, more well integrated to the platform and their other devices (iPhone etc), and is smarter in password management. I don’t even have Google Chrome installed on my Mac.
Ao contrário do que se pensa, os robôs da campanha via WhatsApp não enviaram as fake news diretamente para milhões de brasileiros. Enviavam só para algumas centenas de grupos extremistas enormes como “Direita é o Poder”, “Parada Hétero” etc. A partir daí, seus usuários humanos propagavam organicamente os memes e fakes pelos seus grupos de família, escola e trabalho, que por sua vez também os propagavam. E foi assim que a maioria dos brasileiros receberam de seus próprios amigos (e não de robôs) a enxurrada de memes que vimos ao longo de setembro.
Todas as campanhas políticas da história lançaram mão de disseminação de boatos, propaganda enganosa, disseminação de medo, incerteza e dúvida. Essas construções da mente são, inclusive, uma das característica que nos diferenciam dos outros animais, conforme citam Yuval Harari em seu livro Sapiens e outros autores.
Mas na campanha presidencial brasileira de 2018 isso foi levado a níveis extremamente nocivos devido a junção inédita de 3 fatores:
Conteúdos mais acessíveis, em forma de memes, imagens, charges, videos e também artigos. As mensagens são sutis e enviesadas, nem sempre são noticias falsas, às vezes são só piadas de mau gosto. Mas o objetivo é claro e sempre o mesmo: destilar escárnio, ódio e preconceito. Seus mensageiros, quando questionados quanto a ofensa contida na mensagem, frequentemente responderão que ela contém “a mais pura verdade”. O meme é facilmente produzido pelos próprios usuários em seus celulares ou por agências profissionais contratadas. O importante é capturar imediatamente a atenção de quem recebe o conteúdo. Veja alguns exemplos neste artigo do El Pais.
Disseminação em massa do conteúdo por robôs, em grandes grupos de WhatsApp de muito interesse naquela mensagem. Trata-se de grandes grupos de WhatsApp onde a maioria dos participantes não se conhecem pessoalmente, nunca saberão se um dos números de telefone alí é um robô de disparo de mensagens. Quando o conteúdo é inserido pelo robô, a posição política coletiva do grupo entra rapidamente em sintonia com ele, e sua pitada de humor o livra de maiores questionamentos sobre sua veracidade. Um usuário mais questionador rapidamente perderia força num embate com o grupo extremista porque o massacrariam com “deixa disso”s. Depois da inserção intencional do conteúdo, começa a 2ª fase: os próprios usuários, felizes com um novo conteúdo divertido e importante, divulgam-no organicamente para seus outros grupos restritos e fechados que são da família, da escola, do trabalho e assim ele continua se propagando organicamente. A enorme maioria das pessoas acaba recebendo o conteúdo nessa segunda fase, de forma orgânica. Essa 2ª fase orgânica esconde a origem robótica e artificial da 1ª fase. A seleção inicial desses grandes grupos de WhatsApp, que têm afinidade com a mensagem que se quer transmitir, e a adição dos robôs neles, é a parte mais estratégica da campanha porque é o mecanismo para se plantar a semente. Os robôs enviam os memes somente para os grupos de interesse, nunca diretamente para pessoas avulsas, como alguns pensam.
Mobilidade pervasiva. Este fator obviamente habilitou os dois anteriores. É o celular que nos chama o tempo todo e que só saberemos se é uma emergência médica de um parente ou uma bobagem qualquer depois de dar uma olhadinha.
Foi no começo de setembro que observei um aumento expressivo na disseminação de memes nos grupos da escola e da família que faço parte. É difícil saber se é puramente orgânico ou se foi estimulado por uma campanha de robôs alguns níveis antes. No meu caso, o conteúdo era encaminhado sempre por 3 usuários, um deles declaradamente de extrema direita e muito ativo politicamente.
O video da denuncia, que mostra o próprio Bolsonaro e a tela do WhatsApp em atualização frenética devido ao envio robótico de mensagens (que emergiu em 2 de outubro de 2018), revela os grupos de muito interesse através de seus nomes: “Direita é o Poder”, “Direita Ativa”, “Direita Agreste”, “BolsoMito”, “Direita Aprendiz”, “Parada Hétero” etc. Essa lista específica de grupos, aquela alta velocidade anormal de recebimento de mensagens, nas mãos de Bolsonaro, para mim comprovam o uso consciente de robôs de envio de mensagens de campanha. Todos os brasileiros puderam observar a eficácia dessa campanha visto a enxurrada de memes de ódio e escárnio que recebemos em nossos celulares. Muitos infelizmente foram permeáveis a esse ódio constante e insistentemente comunicado.
Como levantar provas sobre o conteúdo inserido no WhatsApp, ainda para as eleições de 2018
O aplicativo registra quando uma mensagem é encaminhada, pode-se ver o “Forward” ou “Encaminhado” sobre o balão da mensagem. Por trás dos panos, o aplicativo guarda uma série de metadados sobre a mensagem que numa análise forense nos servidores do WhatsApp permitiriam recriar toda a trajetória da mensagem, mesmo que o conteúdo em si é criptografado na transmissão entre usuários. Em outras palavras, via mandado judicial ou outro pedido formal, o WhatsApp seria capaz de dar um relatório completo sobre o conteúdo, incluindo quando o meme foi inicialmente publicado na rede, de qual endereço de internet, se foi usado um computador ou celular, de qual marca, de que região do planeta, número de telefone do usuário e eventualmente até seu usuário Facebook.
Como combater esse mal de forma mais definitiva no futuro
Qualquer tipo de limitação ou restrição não é a solução de longo prazo, mesmo porque o aplicativo não sabe diferenciar entre receitas de bolo e memes de ódio. Criar restrições para um tipo, valerão desnecessariamente para o outro tipo de conteúdo.
O que falta no WhatsApp é um mecanismo para que usuários denunciem conteúdo impróprio, colocando-o numa espécie de quarentena e assim evitar que outros usuários, inclusive em outros grupos façam qualquer coisa com tal conteúdo problemático. No Facebook, funcionalidade similar já foi implementada após os problemas nas eleições do Trump. Uma proposta para o WhatsApp seria o usuário selecionar o conteúdo ofensivo e denunciá-lo via alguma opção inédita no aplicativo. Uma vez decidido que é ofensivo/falso, o conteúdo passaria a ter uma moldura vermelha ou outra marca visual clara aos usuários informando que ele é problemático. O aplicativo inibiria e bloquearia outras operações sobre esse conteúdo também, como encaminhamentos, salvar no rolo da câmera etc.
On December 3 Apple has open sourced the Swift programming language on Swift.org. The language was first released (not Open Source yet) about the same time as iOS 8 and was created by Apple to make Mac and iOS app development an easier task. Swift is welcome as one more Open Source language and project but is too early to make a lot of noise about it. Here are my arguments: Read More
A fórmula era ambiciosa para 2007: um telefone com inovadora tela multitoque grande, teclado virtual que finalmente funcionava, SMS repensado e apresentado como uma conversa, aplicação de e-mail com interface extremamente efetiva e clara, inúmeros sensores que interagiam com o mundo físico. E, acima de tudo, um browser completo e avançado, que funcionava tão bem quanto o que tínhamos no desktop. Read More
SMS, WhatsApp, iMessage, Hangouts mudaram a forma como nos comunicamos.
Só não podemos nos deixar cair na armadilha de achar que a mensagem entrou no cérebro do destinatário quando aparece ✔✔. Evite ansiedade desnecessária pois o destinatário pode estar ocupado, esqueceu de responder ou simplesmente viu mas não leu direito.
Before iOS 8, the Polar H7 heart sensor with bluetooth needed special apps to pair. Now it pairs natively on the Settings app and starts sending heart rate to the new Health app on iOS 8, which will keep recording the data and building a graph like this:
Em que as pessoas se baseiam para decidirem qual plano de telefonia celular adquirir? Vejo pessoas com planos enormes de 1000 minutos ou 2GB de transferência etc, mas será que usam realmente tudo isso ? Read More
Either if you are doing forensics or just want better reports about your call patterns, the iPhone Call History database can be very handfull.
If you have a jailbroken iPhone, you can access the database file directly. If you are not, you can still access it offline simply copying the file from an unencrypted iTunes backup to some other folder on you computer to manipulate it. Here are the real files path inside the iPhone and their counterparts on an iTunes backup folder: Read More
Horas depois do lançamento do iPhone 4, twitei sobre como seriam revolucionárias as novas capabilidades de VoIP do iPhone, batizado de FaceTime. Fiz questão de vasculhar a Internet para encontrar empatia naquela visão, mas aparentemente todos estavam facinados somente com o aspecto “videochamada” do aplicativo.
Furtaram meu iPhone 3GS 32GB na festa de aniversário fechada da minha filha. Fiquei chateado, principalmente porque usava até o último recurso do aparelho de forma muito produtiva.
Decidi comprar outro, desta vez no Brasil mesmo, mas eu tinha um complicador: minha linha é corporativa. Isso significa que minha conta tem tarifas muitíssimo baixas, tanto que no longo prazo não compensaria abandoná-lo e mudar para outro plano que incluísse iPhone. Linha corporativa significa também que não acumulo pontos, coisa que é usada pelos mortais para trocar por aparelhos melhores [e, nas letras miudas do contrato, por mais fidelidade com a operadora].
Então fiquei com as seguintes alternativas: Read More
Apple always uses MOV as the extension for standard MP4 files. The recorded video uses an MP4 container so it is capable of holding modern content and tags. Read on.
Very cool: the iPhone ads geotagging to the video file with latitude, longitude and altitude information.
Video is compressed and encoded with one of the most modern codecs available: H.264. The compression profile used is Baseline at level 3, the one optimized for low power CPUs.
3.5mbps average bitrate. Quite high but expected for a low power device compressing on demand. Lower bitrates with minimal quality loss can only be achieved by multipass compressions with higher level proviles.
The video is a standard VGA 640×480 pixels per frame, with average of 30 frames per second. This is almost DVD quality.
Audio is compressed and encoded with the MPEG-4’s AAC low complexity codec, the same used by popular M4A audio files. But it is mono, only one channel, no stereo audio.
Having said that, videos generated by the iPhone are ready for streaming over the Internet directly to Flash multimedia players. You may need conversion/recompression/transcoding only if you want to reduce the file size and bit rate. Otherwise, current popular Flash players that you already have installed in your browser are capable of playing these video files.
Um iPhone 3GS 32GB (modelo top de hoje) custa no Brasil, a preço cheio, uns R$3000. É praticamente uma mentira dizer que um iPhone custa +/- R$1300 na loja da operadora pois saibam que paga-se o preço cheio do aparelho (R$3000) continuamente em sua conta mensal. Além disso assina-se um contrato de fidelidade de 1 ou 2 anos, para garantir que você só deixe a operadora depois de pagar o preço cheio do aparelho. Há multas se quiser deixá-la antes.
Eu tenho a sorte de ter um plano corporativo com preços baixíssimos de chamadas e de dados e acho um estupro o que pessoas físicas pagam de conta de celular no Brasil (R$100, R$200, R$400 etc). Minha única desvantagem é que não acumulo créditos para trocar aparelhos a preços ilusoriamente mais baixos (ou de graça). Bem, é uma vantagem ilusória — não se engane.
Então, para o meu caso, vale a pena comprar um iPhone fora do país. E sugiro aos usuários brigarem com suas operadoras por planos mais justos e muuuuito mais baratos.
Na lista de países do post faltou citar que na Austrália também se vende iPhones desbloqueados na Apple Store de lá. Já vi alguns sites que vendem iPhones para o mundo inteiro e eles contam que compram os aparelhos legalmente na Austrália.
Eu comprei meu iPhone 3GS nos EUA, pelo eBay. Um amigo americano comprou para mim, na verdade, porque só vendem para cartões de crédito com endereço confirmado nos EUA. Ou seja, o cartão tem que ser americano. Não vale cartão internacional.
Além disso, o 3GS tem proteções especiais que tornam o desbloqueio um pouco mais complicado e um usuário menos atento pode acabar com um iPhone que será somente um iPod Touch por alguns meses, até o Dev Team achar um novo desbloqueio.
De resto, é o melhor gadget multiutilidade que já tive. Tem um ecossistema vibrante de usuários, aplicações e jogos, dispensa o uso de computador em várias situações (blogar, twittar, ler e-mail, navegar na internet, mapas, utilidades etc) além de ser um prato cheio para usuários de Linux como eu, poque seu sistema operacional é uma espécie de Linux no final das contas.
We made a point-to-point SIP high definition video conference over a local area network. Another test used H.323 protocol. We also included my SIP-enabled Nokia E61i in the conference over the office WiFi network in a direct multipoint call simply calling my phone’s IP address. Crystal clear sound.
The equipment statistics showed the following: Video
1280×720 resolution (720p HD) at 30 frames per second
Can Open Source Software be more ubiquitous than this ?
A few days ago I was playing extensively with Apple’s iPhone, investigating each sub-menu and little details. There is a section listing legal stuff and software being used with each license. GPL, LGPL, BSD and other Open Source licensed software rule the iPhone.
Ele faz uma coisa incrível: te diz mais ou menos onde você está agora, mesmo se seu celular não é equipado com GPS. É um recurso que se chama “My Location”.
Me falaram que a técnica que usada para fazer isso chama-se triangulação de antenas. Parece que é conhecida a posição geográfica de cada antena de celular e o Google Maps sente a potência de cada antena próxima e calcula a posição aproximada de acordo com a força do sinal de cada uma delas.
No mapa abaixo, estou realmente no ponto mais ao sul mas o Google Maps do meu celular calculou que estou um pouco mais ao norte, ponto este que vejo de minha janela a uns 100m mais ou menos.
Mas nunca vi ninguém usar isso aqui no Brasil. Até hoje.
No caderno Link do Estadão de hoje apareceu uma propaganda de um varejista de eletrodomésticos contendo um QR Code e uma chamada para o site descubraocodigo.com.br.
Entrando no site não há nenhuma informação útil. Mas se você ler o código da propaganda com um celular com câmera e software que interpreta Mobile Codes, surge uma URL escondida contendo promoções da loja.
Como isso é uma coisa nova ainda no Brasil, parece que o varejista está inteligentemente usando a tecnologia para criar um certo hype em torno dela.
Com a disseminação desses códigos, eles serão usados para se comunicar de forma física e impressa diretamente com os avatares digitais de uma sociedade da informação: seus computadores móveis, também conhecidos por “telefone celular”.
Man, this is the coolest thing I discovered this month.
Before what I am going to show you now, the only ways to transfer data from your computer to your mobile device was to send an e-mail to yourself and read it in your cell, or through bluetooth, or infrared.
There is a new thing (for me) called Mobile Codes (or QR Codes according to Wikipedia, or Datamatrix) that combined with your mobile’s camera and simple software, will let you actually read the content from your computer screen.
OK, lets explain it with some images to make the concept more user-friendly. Look at the following image.
Yes, I know the image says nothing to you, but your camara-equiped mobile device is able to read “Think Open :: Think Linux”.
We can play with more stuff. The URL for this blog post is here (with a note attached):
Lets add some semantics. You can directly call an international number as 00551112345678 using the following barcode:
Or SMS “Hi, I just discovered this barcodes that will make my life easier” to same number with this code:
The Details
Some modern Nokia phones already come with the software needed to decode this datamatrix. For my Nokia E61i to work, I installed on it a free (registration required) program called Kaywa Reader (their site doesn’t list my model so I selected E65 and it worked fine). So I just shoot the software, point my mobile’s camera to the datamatrix and it instantly decodes the content.
A sophisticated mobile device can do more than just play MP3s or make calls.
I had a lunch with a friend that hacked his iPhone to work in Brazil. Many people are doing that (or paying somebody to do it for them) around here. And he showed me something very interesting.
The component that causes the screen to rotate based on the position of the iPhone is called Accelerometer, and it can do much more than that. It can provide programs the spatial position of the device.
Same accelerometers were used in IBM laptops to stop and protect hard drives if the user is shaking the computer too much.
Watch the following video I just made at lunch. It shows an old mechanical game that we all played when we were kids to learn about gravity, control and concentration. Now in the iPhone.
The game objective is to change the angle of the “table” to let the gravity make the ball move to the desired position. Thanks to the embedded accelerometer and fast graphics processor, the game feels very real.
The Android (formerly GPhone) platform (or parts of it) will compete with Windows Mobile, Symbian, S60, QTopia and other Open Source initiatives as Open Moko.
For developers there is nothing to download yet (expected for November 12).
Currently there is no single mobile platform that makes me truly happy. Symbian+S60 is the most advanced but still very proprietary. Windows Mobile seems to have a great future, and all Open Source initiatives are currently mediocre. Access (former Palm Source) is also going towards Linux but still feels proprietary.
If Android takes off — I mean, in a mature way — we will have the chance to use mobile devices as our computers: installing whatever OS we want.
I wish to welcome the OHA initiative and hope they can learn from the problems and mistakes of the GNU/Linux community to avoid them: ecosystem fragmentation because of too much platform packaging (a.k.a. too many distributions), overall lack of project management with architectural vision, too much religion, lack of true integration between different software components (because there is no real cross architectural vision), and lack of true support from proprietary hardware components manufacturers (a.k.a. lack of descent device drivers).
From the list of alliance members I miss names like Nokia, Red Hat (as a big Java player) and IBM. But I believe this is question of time.
Parece que o iPhone está invadindo o Brasil. Não há acordos comerciais entre Apple e AT&T que segurem o desejo das pessoas por objetos de desejo. E cá entre nós, o iPhone é um objeto de desejo responsa.
Já vi alguém ostentando um em um restaurante, outro de um amigo arquiteto que comprou nos EUA e mandou desbloquear por R$200.
E hoje mesmo no trabalho um aficionado me mostrou seu novo iPhone de 8GB que comprou por US$299 e desbloqueou sozinho com um certo software chamado anySIM. Contou que há alguns métodos de desbloqueio, todos gratuitos. Há também um tipo de serviço pago que garante desbloquear sempre que houverem atualizações de firmware.
Na hora do almoço flagrei uma colega nada geek saindo do elevador com um iPhone na mão. Certeza que foi o marido geek dela que desbloqueou.
Não é a toa que o primeiro presidente da IBM — Thomas Watson — já dizia “Good Design is Good Business” incentivando edifícios com boa arquitetura etc. A Apple investiu todas as suas fichas em usabilidade e produtos muitíssimo bem acabados e conquistou o mundo.
Restaurante bem bonito, bem localizado na Vila Madalena. Não é self-service como a maioria dos vegetarianos. O esquema é o mesmo do Gaia, com duas opções de entradas, pratos principais e sobremesas.
Fui num tabule de quinua para começar, depois num pene ao sugo com bastante brócolis e queijo, e no creme de papaya com morangos. Feel Good para acompanhar.
Estava excelente e muito bem servido. Mas quem tiver estômago grande pode repetir, eles trazem mais pelo mesmo preço.
Entre as opções sempre há uma ovo-lacto-vegetariana, e outra 100% vegetariana (vegan) para agradar os salvadores dos bichos.
Dentro do restaurante há uma lojinha de coisas naturais e livros de bem estar, incenso, velas e outros apetrechos zen. Me divirto com essas coisas.
Meu celular captou uma rede WiFi que o gerente gentilmente me deu a senha, e usei a Internet entre um prato e outro.
Funciona de terça a domingo só no almoço, R$20 e R$22 finais de semana e feriados, e inclui tudo menos a bebida.
With this configuration I am able to connect to my company’s WLAN, which uses Cisco routers and access points. By the way, EAP-LEAP is a proprietary WLAN authentication protocol created by Cisco, and looks like it is considered obsolete.
I also noticed that if the GSM SIM chip is not inserted (offline mode), the phone behavior of getting connected is more difficult. It does not recognize a Hidden WLAN and I had to force the connection. With a GSM SIM chip inserted everything works nicely and as expected.
Looks like only Nokia E-series phones (E61, E61i, E70 etc) running the S60 platform can connect to LEAP WLANs. Same generation Nokia N-series phones (N73, N80, N95) can’t, because they were not designed for business environments — the kind of environments that uses Cisco’s EAP-LEAP.
Enquanto no Brasil falamos de custos de R$6 por megabyte para acessar a Internet a partir de nossos smartphones, nos EUA isso é gratuito e público em muitas cidades.
Quando estava lá, fiquei surpreso em ver na mídia o projeto WiPhi, onde a prefeitura de Philadelphia está cobrindo a cidade inteira com roteadores WiFi. De graça. Para qualquer cidadão, turista ou empresa.
É obvio como o Google ganha dinheiro com isso: aumentando o número de usuários, número de geradores de conteúdo (bloggers e outros), e por conseqüência o número de impressões de AdSense.
Aí coloquei o tal chip GSM e consigo fazer e receber ligações mas só receber SMSs (ou torpedos). Não conseguia enviar porque quando tentava ele pedia um tal de número do centro de mensagens. Vai saber o que é isso…
Investiguei os menus do aparelho e realmente pode-se cadastrar centros de mensagens, cada um com um respectivo número. Ou seja, se quero mandar um SMS para o número 1234-5678 o que de fato acontece é que o aparelho envia para um número especial da operadora, e esta por sua vez trata de redirecionar para 1234-5678 ou outra operadora.
Restava agora descobrir que número era esse. E uma pequena saga começou.
Liguei umas 5 vezes para a central de atendimento da VIVO (em cada tentativa fui recirecionado umas 4 vezes, tendo que passar cada vez meu CPF etc) e ninguém nem sabia do que eu estava falando.
Liguei na Nokia, e com tom de “sabemos do que se trata” disseram que é a operadora quem tem que fornecer esse número, obviamente.
Impaciente, fui até uma loja da VIVO para pedir ajuda. Quem me atendeu também tentou ir via central de atendimento, e nessas fui redirecionado mais umas 4 vezes, sem a menor possibilidade de êxito. Em paralelo, o gerente muito atencioso foi tentando falar com seu suporte de loja, que também batia com a cabeça na parede.
Resumo da ópera, tive que pedir um aparelho similar da vitrine, tipo E62, N73, etc, ligá-lo com o meu chip e entrar nas configurações do Centro de Mensagens para ver qual era o número que aparecia. Ligá-lo sem o chip não funcionava.
Ai foi só criar um centro de mensagens com um nome qualquer, tipo “Vivo SMS” e copiar o número +55-01-0110-2010 do outro aparelho. E lá vai o bichano mandando SMS com sucesso.
Mas me tiraram a alma até eu poder manusear um aparelho da vitrine para que eu mesmo possa descobrir a solução do problema !
Espero que esse número seja útil para outros que compram celulares fora do país.
The Nokia E Series smartphones are currently the most advanced in the market. Some may say iPhone but there is no more than great usability and fancy-ness on it.
These are a few characteristics I like in E61i:
QWERTY keyboard. I’m tired of loosing stylus pens and even use them to point things.
WiFi with power save features. This is unique and as far as I know only Nokia and now the iPhone have it. E61i can also connect to Cisco WiFi networks with LEAP authentication, as used by my company. At work, at home and everywhere it finds a WiFi network I stay connected all the time with a sort of smart roaming, without running out of batteries.
A wide screen and great web features as integrated feed reader and full XHTML browser based on KDE’s Konqueror that perfectly render very well all pages I need.
Integrated Java support so I can install a practical mobile Google Maps application amongst others.
Media features as MP3, MPEG-4’s AAC, MPEG-4 video (low profile DivX/Xvid) and MP4 container support.
2 megapixel camera for pictures and video.
Can syncronize PIM data with anything that supports the SyncML Open Standard, for example the ScheduleWorld.com service.
Has Text To Speech capabilities, so everytime somebody calls me, the phone actually speaks his or her name as it is written in the contacts database. There are options to install and use different voices and language accents.
Has voice recognition capabilities, so I can press a button in the wireless bluetooth phones to make the phone as for a name, I speak it and it recognizes by how it is written in the contacts database. I did not have to record each contact’s name as previous phone models. Nokia E61i actually recognizes what I speak.
And, to keep me hacking, the most important: integrated VoIP support through the SIP standard.
This last point deserves an explanation. To use VoIP you usually have to install a softphone in your computer and be close to it to make calls. Well, this phone kind of has a standards compliant softphone already installed in the OS. Together with great WiFi support, I can carry my work extension and other SIP accounts with me all the time, to make cheap international calls and also receive free calls.
This is all very geeky and I love it.
In further articles I’ll explain how to configure advanced features I’ve been using in my new Nokia E61i, a very portable computer.
De pé, numa loja da AT&T em NY, brinquei com o iPhone por uns 20 minutos.
Ele é menor, mais fino e mais bonito do que eu esperava.
Comparado com o iPod, sua parte de trás é fosca de material que não risca.
A Apple conseguiu fazer uma interface que só tem 1 botão, e ele é exatamente para o que você precisa naquele momento. Muito intuitivo.
Tem viva voz.
O lance da tela virar na horizontal e vertical não funcionou direito, mas acho que eu fiz algo errado.
Fiz ele travar uma vez quando inseria um contato na agenda e usei sua câmera para tirar a foto da pessoa. Simplesmente travou na hora de diminuir a resolução da foto.
Não se pode dar várias categorias (tags) a um contato, como se faz hoje com KPIM, Lotus Notes, ou Outlook. Isso faz falta.
Seu teclado virtual é bom e preciso.
Não encontrei nenhuma forma fácil de usar caracteres internacionoais com o teclado. Ou seja, não se pode escrever com ascentos. Talvez ainda não suporte isso.
Seu browser — o Safari — é ótimo e mostrou corretamente as páginas em que entrei, inclusive o GMail. Ele tem bom suporte a JavaScript.
Tem um controle de zoom espetacular: amplia ou diminui-se o tamanho das coisas abrindo ou fechando-se 2 dedos sobre a tela.
Mesmo em tamanho muito pequeno suas letras são legíveis, graças a tecnologias TrueType.
Tem uma aplicação de Google Maps personalizada. Mas acredito que pode-se acessar esse site também pelo browser.
Tem uma aplicação de YouTube personalizada. Funciona.
A interface de sua parte iPod não tem mais a roda sensível. Navega-se pelas listas com o dedo como se fosse um scrollbar.
Selecionei um filme para assitir, mas travou.
O navegador 3D de capas de albuns é lindo.
Não há aplicações de escritório como editor de planilhas ou texto rico.
Tem WiFi, acho que tem Bluetooth, mas não reparei se tem infravermelho.
O navegador de fotos é intuitivo e ótimo também, mas não consegui girar a tela conforme giro o iPhone fisicamente.
A aplicação de previsão do tempo — movida a tecnologia Yahoo! e Weather Channel — não achou a cidade de São Paulo !
Há outras aplicações como anotações e stocks, mas não as testei.
Enquanto no Brasil pagamos uma média de R$6 por megabyte nos pacotes de dados de telefonia celular, na AT&T a transferência é ilimitada.
Achei que o iPhone não iria me servir por causa da dificuldade de inserir dados, teclado etc. Mas adorei e mudei de idéia. E acredito que os problemas encontrados serão corrigidos ao longo do tempo.
O iPhone é uma revolução em interface com o usuário. Na minha opinião, é o primeiro computador de bolso verdadeiramente viável e prático além de bastante poderoso.
Mas como já sabia que a Apple usa padrões ISO em seus videos, tipo MP4, H.264 e AAC, foi só ver o fonte e descobrir a URL dos videos. Então é só clicar com o botão direito, salvar o arquivo MOV (MP4) e depois assistir com MPlayer ou outro player de Linux que você preferir.
Vou usar este post para descarregar as coisas maravilhosas que tenho descoberto sobre telefonia móvel, VoIP, e suas aplicações para o mundo corporativo.
Este assunto é fascinante e importante porque telefonia móvel está intimamente ligada a conectividade móvel. A pessoas estarem 100% do tempo conectadas, trocando informações e conhecimento. Desde Graham Bell muita coisa mudou e o conceito todo foi diversas vezes reinventado.
VoIP é um assunto de muitos donos. Cada fabricante de PBX (central telefônica, Cisco, Avaya, Nortel, etc) inventa seus protocolos proprietários. O padrão universal se estabeleceu com o SIP, que é um protocolo muito parecido com HTTP.
A partir do momento em que duas pontas (computadores, smartphones) tem IPs e um software capaz de “falar” SIP, elas podem fazer uma conexão direta e começar a conversa de voz, video, ou texto.
Um softphone é um software que implementou o padrão SIP. Isso é muito fácil, em parte porque o SIP é um padrão aberto. Em Windows eu uso o PhonerLite e em Linux uso o Ekiga e o KPhone.
A parte proprietária do SIP são alguns codecs de voz: eles são necessários para comprimir (e descomprimir) a voz entre os interlocutores, e funcionam mais ou menos como compressão em MP3, só que otimizados para voz. Os proprietários são o G.711, G.726 e os codecs abertos são os excelentes Speex e o iLBC. Se não há um codec comum entre as duas pontas, algum intermediário terá que fazer a conversão, e esse é um dos papeis do PBX (ou central telefônica).
Pode-se montar uma central telefônica em casa com um PC velho e com pouca RAM, usando o Asterisk, que nada mais é do que um software que implementa a lógica de uma central. Mais fácil ainda, pode-se usar o life CD do AstLinux (que contém o Asterisk) e bootar qualquer PC como um PBX IP.
Pode-se montar uma central telefônica online gratuitamente, usando serviços como o PBXes. Cadastra-se os usuários e seus softphones e pode-se configurar serviços como um número para conferência, número que faz tocar vários telefones simultaneamente, caixa postal, voice mail para e-mail, etc.
Para usar SIP para ligar para números de telefonia convencional (land lines) no mundo todo, é necessário comprar serviços de minutagem de algum provedor. O mais barato que conheço é o SIP Discount com preços realmente agressivos, e alguns países totalmente gratuitos. Esse processo todo é similar a usar o Skype, só que o software é genérico, e a minutagem é muitíssimo mais barata. Diga-se de passagem, entre todos esses serviços de minutagem VoIP, o Skype é o mais proprietário e de longe o mais caro. Outros serviços são o Ekiga.net, Gizmo, VoIP Discount (da mesma empresa do SIP Discount, mas com softphone proprietário).
O único inconveniente em usar SIP é substituir o telefone pelo computador. Na prática é desconfortável, e não temos um computador conectado sempre conosco. Mas isso já está sendo resolvido. Leia adiante.
Nokia: O Celular das Pessoas Conectadas
A Nokia não me pagou para dizer isso, mas com certeza meu próximo celular será um smartphone desse fabricante, da linha N ou E.
Esses celulares mais avançados tem um cliente SIP embutido e integrado. Ao se escolher um número da agenda para ligar, ele pergunta se a ligação é normal ou pela Internet. Até aí não há nenhuma diferença em pegar um smartphone qualquer, por exemplo baseado em Windows Mobile 5.0, e instalar um softphone nele. Mas esse SO não vai te deixar ficar on line o tempo todo: sua bateria vai acabar antes da hora do almoço.
Esses celulares tem WiFi, mas não é esse o fator mais importante. WiFi em um handheld seca sua bateria em menos de duas horas conectadas. O que realmente importa é que o Symbian OS (sistema operacional desses aparelhos) foi otimizado para se manter sempre conectado por WiFi, mas economizando energia quando não há dados trafegando. Mais ainda: quando se muda de localidade, ele detecta a mudança, se reconecta e se reconfigura.
Quando não há redes WiFi (mais baratas ou gratuitas), pode-se usar outras redes de dados, tipo GPRS (do GSM) ou WCDMA (do CDMA). O Symbian OS trata de fazer a troca de redes de forma transparente, sem interrupções. Essa gerência automática de redes somada a otimização de uso de energia para WiFi faz esse SO ser realmente especial.
O SIP integrado ao celular elimina o inconveniente de precisar de um computador. O celular é o computador conectado a Internet o tempo todo, da forma mais barata possível para uma localidade que se está.
Uma equipe de funcionários de uma mesma empresa, portando celulares com VoIP como os da Nokia (que na verdade são os únicos do mercado hoje), usando serviços gratuitos como os do PBXes, poderão se telefonar com push-to-talk (como Nextel), fazer conferências, ter o ramal transferido para o celular, enviar SMSs, fazer video conferências por IP (no novo N73), etc, de graça. Isso quando estiverem associados a uma rede WiFi, como as de seu escritório, ou em casa. Quando estiverem na rua, ainda poderão fazer tudo isso com VoIP sobre GPRS a custos bem mais baixos do que os dos minutos de voz GSM ou CDMA, porque o custo-benefício de voz comprimida sobre IP é melhor que o de voz tradicional.
Para ligações internacionais ou quando estiverem viajando, esses usuários poderão receber ligações VoIP gratuitamente em seus celulares, ou fazer a custo muito baixo com serviços como SIP Discount. Além de literalmente levarem seu ramal consigo.
Além do mais esses celulares contam com um arsenal de ferramentas para a web, tais como um ótimo browser, melhor que a média dos handhelds do mercado, player de multimídia incluindo filmes e leitores de feeds. A soma desses elementos faz o celular ser um ótimo cliente para podcasts. Se o som do seu carro tiver bluetooth, seu Nokia pode transmitir seus podcasts favoritos para ele enquanto estiver dirigindo para o trabalho.
Se as informações aqui estão um pouco desestruturadas é porque isso foi um “dump mental” mesmo. Para compartilhar rapidamente esse conhecimento com você, leitor.