No dia de hoje, mas em 1993, 21 partidos políticos da África do Sul aprovam nova constituição que expande direitos eleitorais que abrem caminho para o fim do domínio político de uma minoria branca. A foto é de 1989.
Read MoreCategory: Politics

The day Humanity was saved from nuclear war
On this day, but in 1962, the world was saved from destruction because Russian commander (pictured) Vasily Aleksandrovich Arkhipov (Василий Александрович Архипов – appreciate the Russian Cyrillic alphabet) refused to launch a nuclear torpedo from his submarine while two other officers on board were in favor of doing so.
Read MoreIsrael and Jordan peace treaty
🇬🇧 On this day, but in 1994, Israel and Jordan signed a peace treaty.
🇮🇱 ביום זה, אך בשנת 1994, חתמו ישראל וירדן על הסכם שלום.
Read More
Reflexões sobre o Massacre de Simchat Torá — Israel, 2023-10-07
Em face dos atos terroristas de 7 de Outubro de 2023, eu já nem me arrisco a emitir opinião. Não quero entrar em discussões nem ser crucificado porque deixei de usar 1 vírgula em 1 frase qualquer. Tenho muitos parentes em Israel, país onde nasci, e também não posso ignorar minha veia humanista.
O que sentir e o que devo sentir numa hora dessas? O que vai acontecer com os inocentes sequestrados, com os palestinos oprimidos, com os israelenses, com a política da região, com as lideranças políticas, com a opinião global? Como espiritualista me pergunto também: o que vai acontecer com a alma dos inocentes assassinados a sangue frio e dos que puxaram o gatilho? Como o karma cósmico universal vai dissolver o desequilíbrio dessa equação?
Por hora fico preocupado com o ódio generalizado, revolta raivosa, e certo de que isso não vai levar a nada de bom.
Como não tem muito mais o que eu possa fazer, além de ler muito sobre a história da região, notícias do desenrolar, artigos de opiniões multilaterais, por hora quero organizar os pensamentos:
🌎 Povo palestino ≠ Hamas ≠ Árabes ≠ Islã
🌎 Povo israelense ≠ Governo do Estado de Israel ≠ Judeus de Israel ≠ Diáspora Judaica ≠ Judeus Laicos ≠ Judeus Ortodoxos ≠ Religião Judaica
Tenho pavor e asco ao ver ódio sendo fomentado quando astutamente misturam estes diferentes conceitos em narrativas que forçam criar causa e efeito onde não existe. Falo aqui de antissemitismo e islamofobia.
Dá desgosto também ver a exploração dessas múltiplas tragédias para se fazer política brasileira. Pior ainda quando se usa deliberadamente notícias falsas e/ou memes superficiais. É desumano para uma hora dessas, é fofoca imbecil e é injusto. As organizações acusadas tendem a ser melhores e mais complexas do que irresponsavelmente se pinta.
Que tenhamos misericórdia e compaixão uns dos outros.
Refugiados Afegãos no Brasil
Eu acho lindo e muito emocionante o Brasil receber esses refugiados. A reportagem fala de 150 que foram levados a Praia Grande e mais de 7000 no total.
São pessoas que vêm de um país destroçado, passaram o diabo, e o Brasil deve lhes parecer um paraíso de abundâncias com plenas condições de lhes acolher. E somos.
A prefeita de Praia Grande, numa atitude que me é incompreensível, tentou barrá-los, até que Flávio Dino, esse gigante humano com a cabeça e coração no lugar, interveio em favor dos refugiados. Estão alocados nas instalações de uma colônia de férias para finalmente receberem dignidade, comida e tratamento médico.
Tal solidariedade é uma obrigação nossa como nação-membro de uma comunidade planetária.
Também no Facebook.
Inelegibilidade
Essa inelegibilidade aí é como dar amendoim a quem precisa de uma feijoada completa.
Eu quero é julgamento justo e punição por todos os crimes cometidos contra a humanidade, contra a floresta, contra a educação, contra a saúde pública, contra a economia. Punição pelos crimes contra a inteligência das pessoas.
Eu quero é cassação dos direitos políticos, para que o energúmeno não apareça no santinho de nenhum outro projeto de político boçal, para que sumam suas redes sociais cheias de ódio, desinformação e intrigas idiotas. Para que se enterre de vez esse sobrenome maldito.
“Qual é a sua pretensão salarial?”
Esta pergunta, emitida pelos Recursos Humanos da empresa nos primeiros minutos de um processo seletivo, é um tanto desumana. Por favor parem.
Se o candidato dá um valor baixo, para facilitar sua aceitação, sai perdendo. Se ele dá um valor alto, como é alta a remuneração que qualquer pessoa adoraria ganhar, ele é eliminado de cara, e sai perdendo.
Read MoreFomento à Cultura
Fomentar acesso à Cultura é ver na Sala São Paulo um monte de gente que fica tirando foto das lindas instalações, inéditas para muitas delas. Porque elas não viriam se não fosse de graça.
Adoro e precisamos de mais disso aí.


Importância de regular as Redes Sociais
Tem gente achando que a PL das Fake News (péssimo apelido para projeto que debate liberdade, responsabilidade e transparência na Internet) vai restringir liberdades, como se hoje posts e opiniões circulassem livremente.
Deixa eu só explicar uma coisinha:
Read MoreA alegria do menino da favela
Este texto de Pedro Doria é a análise mais bacana que vi sobre a polêmica dos portais estrangeiros que burlam imposto sobre importação, fazendo a alegria da classe média baixa e o desgosto da indústria nacional.
“[…] revelam ao brasileiro médio algo que ele em geral não percebe. O Brasil é um país muito caro. O brasileiro paga mais que o europeu ou o americano por seu celular, por seu computador, por seu tênis, por sua camiseta… É mais pobre e, no entanto, paga mais.”
Acordo de US$785mi entre Fox News e Dominion
Este acordo milionário da Fox News comprova que vale a pena sim cometer o crime de deliberadamente divulgar notícias falsas e sensacionalistas. Neste caso, sobre o sistema eleitoral americano. Basta pagar pelos panos quentes.

Libertários na crise do SVB
Beeeem interessante ver os clientes libertários anti-governo do Silicon Valley Bank implorarem justamente para o governo vir salvá-los.
A conclusão é que, conforme aprendi com o Robert Reich, não existe cenário viável sem o governo. No começo você precisa da posição holística do governo prá regular como as coisas devem funcionar numa sociedade civilizada e empática, ou, se abrir mão disso para ser uma espécie de predador, vai precisar do governo depois prá te salvar quando estiver sofrendo as consequências do abuso de sua liberdade.

Restaurantes querem continuar lucrando com água potável
A lei municipal que restaurantes tentam combater os obriga a fornecer água potável de graça desde setembro de 2021.
Mas eu queria saber se você, ao levar a família para jantar ontem, onde a conta saiu mais de R$300, pediu “água da casa” de mais, a ponto de dar prejuízo ao estabelecimento. Ah, seu malvadão!
A lei do vereador Xexéu Tripoli visa consumo consciente e redução de resíduos plásticos. Se restaurantes acham que dá trabalho de mais anotar pedido e trazer 1 copo de água à mesa de cada vez, que já tragam jarra inteira sem pedir — economiza um tempão do garçom —, como é feito em inúmeros países desenvolvidos. Os outros argumentos da contestação são incabíveis ou até risíveis. Dá uma canseira ver lei progressista e boa como essa ser combatida com argumentos de “livre iniciativa”, quando sabemos que é simplesmente para mascarar desejo por mais lucro.
Quanto ao seu bolso, saiba que água na garrafa de plástico ou vidro do restaurante é em torno de 3500 vezes mais cara que a água da Sabesp. E a água produtificada na garrafa não tem qualidade melhor, como tenta vender o marketing dos fabricantes.
Fornecer água potável de graça é lei municipal nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. Deveria ser lei nacional.
Sustentabilidade não é uma tendência. É a única forma de seguir adiante.

Fim da emergência de CoViD-19 nos EUA
Nesta entrevista no New York Times, a reporter de ciência Apoorva Mandavilli explica como, após 3 anos, por diversos motivos mais políticos e menos técnicos, o governo americano vai finalmente retirar o estado de emergência imposto pela CoViD-19.
Read MoreBolsonarismo terrorista e um novo “inimigo comum”
Seria esse bolsonarismo autoritário e terrorista — que sempre existiu, mas que agora revelou toda a sua fúria até para os que não queriam acreditar — um novo “inimigo comum” que por hora unirá diversos humores do espectro político?
Read MoreTerrorismo e o silêncio do presidente
24 horas depois e nem 1 palavra sequer do presidente da república repudiando os atos terroristas em Brasília.
Nem 1 palavra de repúdio sequer também do diretor da PF, Márcio Nunes de Oliveira.
Do ministro da justiça, Anderson Torres, só tweets dúbios e amenos.
Se for capaz, justifique para mim que esse presidente, ministro e diretor não têm sonhos e desejos golpistas.
Semana Cultural Intensa
Eventos culturais e emocionais que fui nesta semana linda…
Read MoreMá política e patrocino comercial
A marca Puma patrocina o jogador Neymar. Mas Neymar declarou apoio a um político condenado por crimes contra a humanidade (link nos comentários), conhecido pelo seu sadismo e elogios à tortura e que, nem veladamente, apoia, por exemplo, desmatamento ilegal.
Como fica a situação da Puma que é a 2ª empresa têxtil mais sustentável do mundo?
Artigo intrigante de Rodrigo Tavares na Folha de São Paulo.
“Free Market” is a myth

Insightful tweet by Robert Reich, Public Policy professor at UC Berkeley and Harvard:
The naturally occurring “free market” is a myth. The market is a set of rules organized and maintained by governments.
The real question isn’t free market or government — it’s whether the current rules favor the many or the few.
Correlação é diferente de Causalidade!
Apesar da RELAÇÃO entre a posição do gato e o telhado amassado, o bom senso sabe que o gato não CAUSOU o amasso. O bom senso aqui vem do conhecimento que todos temos sobre o peso de gatos e a dureza de metais.
Bom senso é fruto de dados analisados, conhecimento, sabedoria, luxos que nem sempre estão disponíveis. Não para qualquer assunto, menos disponíveis ainda para assuntos longínquos, complexos e novos.
Fake news e “narrativas” mirabolantes exploram astutamente essa falta de dados e conhecimento das pessoas com o objetivo de fabricar uma causalidade na cabeça delas — “isto acontece por causa daquilo” — quando na verdade mal existe uma relação.
Agora imagine que você acabou de chegar no planeta, não conhece peso de gatos e tem a impressão que esses telhados são feitos de papel, pois aparentemente amassam como papel. Imagine que alguém adiciona um “malditos gatos” à imagem e que você recebe isso repetidas vezes, de formas diferentes. É bem provável que você comece a odiar os gatos “POR CAUSA do mal que fazem”. É assim que funciona nosso viés — começa com falta de informação — e é esta a fraqueza humana explorada por notícias falsas e memes em geral.
Cientistas de dados, estatísticos, economistas e pessoas que estudam fenômenos naturais e sociais, sempre, SEMPRE, precisam se lembrar que correlação observada não implica em causalidade para não cairem na armadilha do viés, que leva a conclusões erradas.
A foto do gato apareceu neste tweet: https://twitter.com/packetlevel/status/1451584653748408323
Mais correlações espúrias aqui:
https://tylervigen.com/spurious-correlations
Ganhei Cidadania Portuguesa
Hoje eu recebi minha cidadania portuguesa! Minha irmã foi na minha cola e também se deu bem, como todos que seguem minhas dicas 😎
