US bank account for non-US citizens

I’ve searched for a long time and finally found a US regular bank that will let me open a free checking account. It is BBVA Compass bank. All these services are free: ATM withdraw and deposit (BBVA’s and AllPoint ATMs), full featured Internet banking, full featured mobile banking, Visa debit card, Apple Pay and more. The non-free services are […]

YouTube na Turquia

Meu pai está a viajar pela Turquia e Bulgária e contou o seguinte: Haaa. esqueci de dizer uma coisa: na Turquia não dá para acessar o youtube,  os e-mail que tentava abrir com links para youtube retornava com mensagem oficial do governo turco avisando que esta ligação é inapropriada pelo seu conteudo. Agora na Bulgaria […]

Eu, Felipão e o Uzbequistão

Um amigo me ligou contando que comentaristas da Band News não acreditavam que o Felipão seria o técnico de um time de um tal país chamado Uzbequistão. Perguntaram no programa quem conhecia o Uzbequistão. Perguntaram também quem conhecia alguém que conhecia o Uzbequistão. Pois bem, Band News, aqui estou eu em carne e osso como […]

Êita !

Quero imbicar na reca abafanética e viver meio amostrado, afuleimado nessa coisa arretada que é o passo. Se avexe na bacafusada se derreinhando encangado na alegria influído na massa, com munganga em vuco-vuco e rugi-rugi vou sentindo o furdunço, frege da multidão. Assim, arapuá, acochado, destabocado, meio cabreiro digo: eita! é o Frevo. Glossário Pernambuquês […]

Escher’s Print Gallery Explained

I was oweing this for the lovers of M. C. Escher works. Last July I visited the wonderful Escher Museum in Den Haag, Holland. One of my preferred works is the Print Gallery where a painting gets mixed with the surrounding real world in a precise geometrical way, as you can see bellow (borrowed from […]

Sampa

São Paulo é assim: coreanos traçando burekas na Casa Búlgara, do ladinho do Acrópoles, restaurante grego mais tradicional da cidade, que fica no coração do Bom Retiro, bairro que outrora acolheu, desde a década de 1930, judeus que fugiram de uma Europa castigada pela guerra e que a partir da década de 1980 tem se […]

Cerveja Que Late Não Morde

Ainda da série traduções espetaculares, tem também esta foto de um cardápio onde o proprietário do estabelecimento se preocupou em traduzir algumas palavras para que turistas não se percam. Não sei se funcionou. Juro que não coleciono essas coisas. Simplesmente aparecem na minha frente. Esta, um amigo que acabou de voltar do Nordeste me mandou. […]

Tourism in Croatia

Some relatives just came back from a trip in Portugal and Croatia. About Croatia, they said was impressive and unexpected. Cities are wonderful, beaches are great and people are beautiful. Everybody speaks Italian and English as second languages. Croatia in the map. The say the best trip is to rent a car in Italy and […]

Um Dia de Caos Aéreo

Acordei pouco antes das 6 da manhã, engoli o café e desci para encontrar com o taxista marcado às 6:50.Pegamos um trânsito caprichado e chegamos 7:35 em Congonhas. O vôo da Varig sairia às 8:35 para pousar 9:20 em Santos Dumont. Vôo curto e rotineiro. Mas Santos Dumont estava fechado por mau tempo no Rio […]

Viagem ao Umbigo do Mundo

Tatiana e eu fizemos uma viagem absolutamente incrível para o outro lado planeta — a Ásia Central — região que muitas pessoas mal sabem que existe. Fizemos anotações detalhadas, dia após dia, sobre todos os lugares que passamos, pessoas que encontramos e impressões que tivemos. Os links abaixo vão te levar às mesquitas do Uzbequistão, […]

Back from Central Asia

Yes, was a great trip indeed, as I told you the other day. 20 days in Uzbekistan, Kyrgyzstan, northwest of China and Moscow+Paris for desert. We compiled all the stories, pictures and videos in my blog . But for non-portuguese speakers I can only offer an interactive map and a small collection of only 500 […]

Moscow, Paris, São Paulo

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Parque Izmaylovsky Levantamos às 8h, fizemos o grosso da mala e saímos com planos de conhecer o Измайловский парк (Izmaylovsky park), atravessando a rua do hotel Para um sábado de manhã estava completamente vazio. Esperávamos ver pedestres, esportistas, bicicletas, etc. Mas nada. […]

Moscow do Kremlin

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Fomos tratar do desjejum o mais longe possível do barzinho do dia anterior. O Izmaylovo Alfa-Beta era um edifício similar ao nosso, mas mais orientado a serviços, ou seja, tinha pequenos restaurantes, cafeterias e lojas de todos os tipos lá dentro. Um […]

Moscow com Estilo

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Péssimo Café Não jantamos e acordamos com fome. Perto do hotel haviam diversos estabelecimentos que eram uma mistura de microsupermercado e padaria. Numa delas dois rapazes comiam de pé salgados e tomavam café e isso nos inspirou a ficar lá. Erro crasso. […]

Moscow Circense

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Metrô de Moscow Acordamos antes do despertador, umas 7h, comemos frutas e milho em lata no quarto e preparamos uma mochila com tralhas para passar o dia caminhando em Moscow. Descemos umas 10h e trocamos só uns $20 rublos porque o cambio […]

O caminho para Moscow

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Voando na Sibéria Vamos hoje fazer Kashgar-Urumqi-Novosibirsk-Moscow. Uma longa viagem com muita troca de aeronaves e re-check-ins. Às 7:30 fomos fazer check out e encontrar com Anwar. A moça da recepção se ausentou e voltou minutos depois com uma camiseta que deixei […]

O Lago Karakul

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Himalaya e Pamir O cafe servido no hotel era idêntico todos os dias. Mesmo pão, mesma geleia, mesmo iogurte. Ainda bem que compramos umas frutas para variar. Às 9h encontramos com Anwar e o Sr. Gwan e nos mandamos ao lago Karakul […]

O Mercado de Kashgar

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. The Silence of the Lambs Anwar decidiu ir primeiro ao mercado de animais. Ele estava um pouco de mau humor e tivemos de convencê-lo a não esperar no carro e vir conosco. Depois entendemos porque. A feira funcionava ali há 6 anos, […]

Kashgar, China

Estamos desde sexta a noite em Kashgar, uma China das Arabias. A unica coisa que lembra China aqui eh que algumas lojas tem letreiros em chines, todo o resto eh arabe, inclusive a fisionomia da maioria das pessoas que eh de um povo chamado Uyghur. Deveria existir um Uyghuristan, mas a China nao deixou e […]

Chegando em Kashgar

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Neve ! Acordamos às 5h bem dispostos. No café nos deram um prato com fatias de salsichão frito, fuzili cozido na agua, um ovo cozido e salada de tomate e pepino. Mais manteiga e pão que no dia anterior já estava velho. […]

Rumo a Kashgar via Naryn

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Almoço no Yurt Após uma ótima noite de sono, acordamos dispostos, tomamos café junto com um grupo de Singapura. Esperamos a Natalia e caímos na estrada. Dormimos um bom pedaço da estrada até chegarmos em Koshkor, uma pequena vila onde iríamos almoçar. […]

De Samarqand ao Kyrgyzstan

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Dia Extra em Tashkent Levantamos umas 7:30 e procedemos ao café. A única coisa diferente que provamos foi o iogurte que não parecia ser industrializado. Era bom e bem gordo, quase uma manteiga. Nunca provei algo assim. Fizemos check out e nos […]

Dia Livre em Samarqand

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Museu à Meia Luz Férias é bom e a gente gosta. Gosta muito. Acordamos meio cedo, tomamos banho, café reforçado e… dormimos até às 11h. Saímos andando até o museu de história que ficava em frente ao Registan Square. Ia começar a […]

Samarqand com Nina

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Ciência Antiga Como o hotel aqui é muito parecido com o de Bokhoro, achamos que iam ser tão chatos quanto eles quanto ao horário do café. Chegamos às 8:50 e vimos uma bela mesa. Nos servimos rápido de frutas, panquecas com queijo, […]

Camelos e Samarqand

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Duas Corcovas Chacoalham Mais do que Uma A claridade da alvorada ia entrando pelos pequenos buracos do yurt, mas isso não incomodava o conforto de dormir lá dentro. No café serviram panquecas finas, um algo delicioso entre geléia e compota de damasco, […]

Sarmish e Nurata com Svtelana

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Invasão de Loira Acordamos às 7h, começamos com as malas e desta vez descemos cedo para o desjejum. Foi meio difícil arranjar mesa e no fim acabamos dividindo com duas israelenses. As frutas estavam realmente extasiantes. Fechamos as malas, fizemos check out, […]

Bukhara com Aziz

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Café da Manhã Apertado Acordamos umas 8 e pouco e chegamos no café às 8:50. Era o mais completo café da manhã até agora, com os figos mais doces que já comi, escuros por fora e amarelos por dentro, outras frutas, muitos […]

O Caminho para Bukhara

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. O Professor de Inglês do Borat Acordamos às 7h, fechamos as malas e fomos para o buffet matinal do hotel de Khiva. Melancia, melão diferente e bom, outras frutas, sucos prontos, ovo estrelado, uma panqueca adocicada de ricota que ficava melhor ainda […]

O’zbekiston

Eh assim que se escreve o nome do pais que eh muito diferente do nosso. A coisa mais incrivel eh a etnia das pessoas, ou melhor dizer, a salada etnica delas. Eh russo loiro misturado com mongol e tartaro ouvindo musica americana na MTV. Nunca se perguntaram por que o negocio se “salada russa”? Poizeh, […]

Dia Livre em Khiva

Este relato é parte de uma viagem à Ásia Central que começa aqui. Quem Não Se Comunica Não Almoça Nem Dança Perdemos o café felizes porque dormimos até tarde. Mas deram um jeito para nos servir umas 11:15. A Tati queria ver mais algumas coisas em Khiva e lá fomos nós. Certa hora deu fome […]