Carro Elétrico é melhor

Vejo muita gente divulgando memes que lançam luz na quantidade de poluentes nas baterias de carros elétricos.

O que especialistas em carros me explicam é que carro elétrico é carro melhor que carro a combustão. Ponto.

Isso sem nem olhar quem polui mais ou menos.

Carro elétrico tem arranque melhor, responde melhor ao motorista, é mais silencioso, mais eficiente, mais limpo (fuligem etc), mecânica mais simples e mais moderno em muitos aspectos.

Além disso — coisa que ninguém fala —, carro elétrico polui pouco ou nada onde é usado. Então, além de promover ar melhor onde também circulam as pessoas, qualquer reciclagem de componentes do carro elétrico fica mais centralizada e por isso acaba sendo mais eficiente.

Quem experimenta carro elétrico, mesmo sem dar a mínima para questões ambientais, acaba preferindo-o.

Criticar o carro elétrico é criticar avanços tecnológicos em geral. É como o pessoal do antigo StarTAC falar mal do iPhone. É como o pessoal do LP falar mal do Spotify. Não faz o menor sentido.

Essa divulgação de memes fica parecendo campanha velada da indústria automobilística obsoleta, afim de ganharem tempo enquanto correm atrás do atraso, enquanto deságuam suas velharias, enquanto modernizam suas cadeias de produção e ecossistemas.

O que é verdadeiramente ruim para o meio ambiente é a sociedade como um todo ser tão dependente de carros, como é a nossa. O problema ambiental jamais será resolvido com um novo tipo de carro. A solução passa por mais transporte público e cidades mais bem urbanizadas e planejadas de modo que as crianças possam circular com independência para suas atividades e que se possa fazer mais coisas a pé em cada bairro. Cidade de 15 minutos.

O dilema do mercado de imóveis

Eu como proprietário vendedor de um imóvel, gostaria que meu produto tivesse a maior exposição possível e o maior número de ofertas possível, por semana, por mês. Assim eu poderia escolher para quem vender e até negociar diretamente as melhores condições, ter opções B e C de compradores caso a oferta A falhe. E também venderia mais rapidamente pois teria uma noção mais real e pé no chão do preço de liquidação.

Read More

Arquitetura hostil no Centro de São Paulo

Depois não reclame que Buenos Aires é tão mais bonita que São Paulo, e Nova York muito mais dinâmica. Em ambas cidades as pessoas, mídia e políticos se importam com arquitetura e urbanismo, e cuidam do resultado final

Juste Lores

Eu já acho que as pessoas em geral ainda não despertaram para o fato de que Arquitetura e Urbanismo é o fator №1 que influencia nossa qualidade de vida.

Publicado também no Facebook.

Triste Morumbi

Bairrinho chato esse Morumbi.

Nenhuma pessoa andando na rua, nenhum comércio para pedestres, só carros em alta velocidade.

Foi concebido, projetado, construído e habitado por carros e muros. Depois reclamam que “as ruas são perigosas”.

As árvores e fachadas verdes e suntuosas não escondem a tristeza deste bairro.

Planejamento urbano nulo forjado por pura especulação imobiliária.

Publicado também no Facebook.

Dicas para tirar Bilhete Único

Baita conquista dos meus filhos que agora têm Bilhete Único para facilitar circularem por São Paulo com transporte público — ônibus e metrô, com desconto nas baldeações e integrações.

🟢 Para emitir o BU, preencha o cadastro no site da SPTrans enviando foto e validando e-mail.

🟢 Crianças que moram há mais de 2km de distância da escola têm direito ao bilhete de estudante cujas passagens saem pela metade do preço ou de graça. Informe-se na escola.

🟢 Aí pegue o plástico de graça em algum terminal de ônibus urbano da cidade. Só precisa levar documento com foto. Tem terminais na cidade toda; o que fica na estação Santa Cecília do metrô é o mais perto da minha casa.

🟢 Aí adicione crédito quando e quanto quiser, pagando boleto que você emite em outro serviço da SPTrans sem taxas extras. Ou, com taxas extras, via alguns intermediários privados. Meus jovens pré-adolescentes fazem isso eles próprios, pagando o boleto com a app do banco — eles já têm conta bancária.

⚠️ Se perder o cartão do Bilhete Único, a SPTrans te emite outro ao custo de 7 passagens de ônibus. Trate de não perder!

🔷 Dica extra, só para metrô: caso esteja sem seu Bilhete Único, ou sem crédito e também sem dinheiro vivo (eu nem sei mais o que é isso), você pode comprar passagem de metrô, na hora, por Pix, interagindo com o número +55-11-3888-2200 por WhatsApp. Assim que pagar o Pix, o robô de atendimento te manda um QR via WhatsApp para passar na catraca.

Esses sites da SPTrans são meio chatinhos de usar pelo celular, mas os serviços funcionam direitinho.

Publicado também no Facebook.