Nova certificação LPI 3

Parece que a certificação LPI-3 está em vias de sair, e o Brasil vai ser agraciado como o piloto, com o Maddog aplicando as primeiras provas.

Minha sensação é que a LPI tomou um rumo meio diferente do previsto. Antes de sua confecção, a LPI-3 foi idealizada como uma certificação para arquitetos, que testaria também a capacidade de argumentar a favor de uma solução Linux, mais generalista que as anteriores — que são mais preocupadas em inquerir nossa memória sobre parâmetros obscuros de comandos obscuros, ao invés de testar a capacidade do administrador em achar saidas para situações difíceis, consultando manuais ou bons sites na Internet —, mas agora focou mais ainda para administradores de Samba e LDAP, o que é bem restrito.

Eu sou certificado LPI-2 e me considero um bom administrador Linux, mas minha carreira nunca se voltou para Samba, o que faz minhas palavras parecerem meio tendenciosas, porque se eu tentar a LPI-3 provavelmente não passo.

Na minha modesta opinião, ou a evolução da LPI tinha que começar a criar, nesse sentido de especialização, áreas de competência (uma para Samba, outra para clusters, outra para gerência de thin clients ou muitos desktops, outra para… enfim), ou manter aquela linha generalista que eu achava mais interessante.

Boa sorte aos certificantes !

2 thoughts on “Nova certificação LPI 3”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *