Esta receita chama-se Apio porque é assim que os búlgaros — prováveis inventores do preparo — a chamam, e por falta de um nome melhor. É um prato delicioso, fácil de fazer, leve, refrescante, e quem prova quer a receita.
Apio é aipo em ladino, espanhol etc. Aipo é a raiz do salsão, também conhecido como celery. É preciso um pouco de insistência para achá-lo nas feiras do Brasil.
Há dois tipos de salsão: o branco americano, e o mais escuro (com raiz ainda branca). É deste último que se aproveita os melhores aromas, e cujas folhas e caule emprestam mais sabor a molhos etc. O salsão branco quase não tem gosto, e dele não se usa a raiz.
Ingredientes
- 3 raizes de aipo
- 4 ou 5 cenouras médias
- suco de 1 limão
- 2 colheres de sopa de azeite virgem
- Adoçante ou açúcar
- Sal a gosto
- Água
Modo de Preparo
- Descasque as raizes de aipo. Se você encontrar lesmas no meio, por favor remova-as se você for me convidar para jantar.
- Lave as raizes descascadas, fatie com meio centímetro de grossura ou menos, e corte no meio as fatias grandes. Vá juntando num recipiente com água para ajudar a não escurecer.
- Descasque as cenouras, fatie e junte para cozinhar numa panela grande com o azeite já quente. Vá mexendo.
- Escorra e junte o aipo fatiado nas cenouras que já devem estar meio cozidas.
- Misture bem adicionando 2 copos de água.
- Deixe ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.
- Adicione sal a gosto, adoçante (umas 20 gotas ou o equivalente em açúcar) e o suco de limão. É importante ficar levemente doce.
- Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, até diminuir bastante a água, mas não completamente.
- Teste a dureza do aipo e cenoura para ver se estão prontos. Se precisar de mais tempo, garanta que há sempre um dedo de água no fundo da panela.
A cenoura tem duas missões nesta receita: emprestar sua cor vibrante ao prato e tomar emprestado o aroma delicado e exótico da raiz de aipo.
Sirva frio, possivelmente como uma deliciosa entrada. Isto é uma rara iguaria.
yofi,, kol hacavod,vç nao nega a raça.beijo li…..