Você deve desativar certas notificações em seu smartphone e sobretudo nos aparelhos de seus filhos. Notificações como “Fulano criou um novo status” ou “Fulano gostou de seu comentário” nos chamam para as telas e na grande maioria das vezes são incrivelmente supérfluas.
No iPhone, vá em Ajustes ➔ Notificações e desative as notificações e badges da app, como na imagem. Faça isso para todas as app que você sente que tentam colonizar sua atenção.
Há apps cujas notificações são úteis e importantes, como as de corrida (Uber, 99 etc). Nesse caso, você não deve desativar as notificações mas pode, dentro do próprio aplicativo, escolher quais notificações quer receber e quais quer bloquear. O Uber me mandava muitas propagandas irritantes que não me interessavam, mas eu preciso das notificações sobre corridas que faço. Então, dentro da app do Uber, vá em 👤Account ➔ ⚙️Settings ➔ 📱Communication ➔ Push Notifications e desligue tudo, como na imagem.
Inúmeros estudos concluem que o uso demasiado de telas causa problemas mentais, sobretudo em crianças e adolescentes, sobretudo em meninas. Por isso tem se intensificado o debate sobre o uso exagerado de telas. Médicos estão começando a propor que certos aplicativos (redes sociais) deveriam ter um aviso de que fazem mal à saúde, como temos hoje em embalagens de cigarros. Sabe-se também que as empresas por trás das redes sociais (chamada de Indústria da Atenção) otimizaram seus aplicativos para prender o usuário o máximo de tempo possível, porque afinal o que elas vendem é a atenção das pessoas, seu tempo online, para anunciantes.