O algoritmo do YouTube foi me tocando trecho do filme Amadeus, parte em que Mozart se encontra pela primeira vez com o imperador Joseph II e sua corte musical. Deliciei-me tanto com o trecho que logo fui assistir o filme inteiro novamente.
Que filme maravilhoso, que atuação impecável de Fahrid Murray Abraham (vilão Salieri)! Filme, ator, direção, roteiro etc mereceram os Oscars que ganharam em 1985.
Depois, fui ler a biografia de Mozart enquanto ouvia um de seus quartetos de cordas. Para minha surpresa, segundo cartas e evidências recuperadas, Mozart era bem assim como foi retratado no filme. O filme é fiel ao que se sabe sobre Mozart. Boca suja, fanfarrão, mulherengo, um tanto orgulhoso e irresponsável, mas também de inspiração profunda para compor música. O filme procura ser fiel também ao que se sabe sobre seu pai Leopold e sua esposa Constanz. Até a relação de inveja que tinha com Salieri parece ser fiel aos registros históricos. Mas não há evidências de que Salieri tenha causado a morte de Mozart, talvez só essa parte seja invenção engenhosa do filme.
Filme imperdível, tanto pelo entretenimento quanto pelo seu esforço de retratar historicamente figura tão importante para a humanidade como é Mozart.
As the Wikipedia entry for the film says: “[the film was] adapted by Peter Shaffer from his 1979 stage play of the same name, in turn inspired by the 1830 play Mozart and Salieri by Alexander Pushkin.”, which is where the whole idea of Salieri actually murdering Mozart comes from.
https://www.digitaltrends.com/movies/amadeus-40th-anniversary-mcu-christopher-nolan-influence/
What Amadeus, Christofer Nolan, Oppenheimer, Wanda Vision have in common.