O idealismo está entre as coisas que mais faz o mundo andar para frente, e ao mesmo tempo, posiciona-se como a que mais segura a sua evolução.
O idealismo de mente aberta leva o mundo para frente. E o idealismo hermético, enclausurado, sem visão, fundamentalista, freia a evolução do mundo e da sociedade.
De qualquer forma, o idealismo como característica de personalidade, sempre vem empacotado com outras características, tais como falta de praticidade, um “não consigo terminar o que comecei”, e um altruismo que muitas vezes leva a irredutibilidade e, inevitavelmente, ao fundamentalismo.
Mas a visão mais ampla dos idealistas geralmente serve para inspirar pessoas de mente mais prática, menos cerebral, mais emocional, que pensa menos e faz mais, que enfim impulsionam a roda da história.
O progresso se faz com a mistura de personalidades idealistas (e teóricas) com as de tendência prática. Raros os líderes que tem ambas as características.
Os idealistas que enxergam 1000km no futuro e observam, durante a sua vida, a humanidade caminhar somente uns 2km para frente, devem se dar por satisfeitos. Esses 2km são exatamente o que a humanidade como um todo, hoje, é capaz de caminhar.
A evolução social, moral e benéfica não acontece a passos largos. Aos olhos dos impacientes parece até não acontecer. Mas na verdade nunca para e nunca anda para trás.
ridículo
Bom,pra um trabalho de escola as pressas ta bom.
bom apesar de eu não ter encontrado oki eu tava preucurando mais tudu bem
keria saber sobre valores morais e sociais da merda de filosofia
Gostei muito, diz tantas coisas em tão polcas palavras.
como juntar ideologia com cultura?
diz coisas bem interesantes que eu nunca tinha lido antes!!!
super legal!!!!!!!!!
otimo oq preciso encontro aqui