Passei os últimos dias mergulhado em reportagens e artigos de jornal que respectivamente cobrem e opinam sobre a solução do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018-03. Creio que, para esta encarnação, já tive dose suficiente de “romances” polícias.
Que história intrincada e infeliz. O que todos os brasileiros precisam temer do bolsonarismo é que esse suco de Rio de Janeiro, onde governo, polícia e crime trabalham juntos, não escale para níveis federais. Mesmo que a família Bolsonaro nenhuma relação tem com o assassinato de Marielle (por enquanto), o bolsonarismo, no fim, é isso. Governar em causa própria, uso privado do poder público, sumariamente matar quem for contra, populismo via polarização para capturar mentes raivosas e incautas.
Esse suco escalado a níveis federais seria muito pior, mais longevo, mais fatal que o descaso que matou 700 mil pessoas na pandemia.
Que a solução do caso Marielle seja um ponto de partida para uma limpeza mais profunda, não só o fim de um triste romance policial.
A foto é do Escadão Cristiano Viana, cruzamento da rua homônima com a rua Cardeal Arcoverde no bairro de Pinheiros em São Paulo.