Andy Warhol na FAAP e uma retrospectiva de Arte Contemporânea

Então eu fui na exposição do Andy Warhol.

É sempre assim. Embaço prá ir ver arte contemporânea, mas ai quando vou saio empolgado, enlouquecido, maravilhado, inspirado, intrigado.

Foi assim também com a portuguesa Joana Vasconcelos, no MaAM, e sua monumental e estonteante Valkyrie Mumbet. Foi assim com as ilusões geométricas do Julio Le Parc na Tomie Ohtake. Ou com a inventividade de Anish Kapoor que vi na Corpartes. Ou os necessários parques de arte como Inhotim, o inesquecível De Hoge Veluwe, o deCordova. Ou ainda o ICA de Boston. Richard Serra no Guggenheim de Bilbao. E muitos outros. Consigo ser exaustivo com essa lista pois guardei fotos de todas essas visitas que muito me marcaram.

Essa do Warhol, na FAAP, é obrigatória. Tem centenas de obras originais, muitas são extremamente conhecidas, tudo muito bem curado. Warhol como retratista retratou inúmeras celebridades como Marlyn, Michael Jackson, Joan Collins (foto, e uma das composições mais impressionantes da exposição), Sylvester Stallone, Jacqueline Kennedy etc. Mas tem também sua veia política, onde tratou a espetacularização da morte, tema que acho ainda muito atual.

Uma das características intrigantes de sua obra é sua técnica. Qualquer pessoa que assistisse Warhol trabalhando por 2 dias com fotografia, serigrafia e tinta, conseguiria fazer parecido. E digo isso não para diminuir, mas porque é sensacional onde se pode chegar com tão pouco. O diferencial de Warhol creio que foi o meio em que estava inserido, as festas que frequentava, as pessoas com quem se relacionava. E coragem. Muita coragem para fazer arte daquele jeito simples e novo, e naquela escala.

Fico feliz que amigos também estão nas artes plásticas, inclusive com exposições recentes. Marcia Cymbalista que claramente transmite a singeleza de seu caráter para suas pinturas. Rogério Pasqua que me impressionou com os desenhos semi-abstratos que tem produzido. Taly Cohen, que já se lança para fama internacional. Babak Fakhamzadeh que se aventura por vários tipos de expressões artísticas. É uma honra ter vocês por perto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *