Chanoyu (茶の湯), a cerimônia japonesa do chá

A Cerimônia do Chá (Chanoyu — 茶の湯 — ou Chadō — 茶道) foi trazida da China no século 9 e se tornou algo muito central na cultura japonesa, influenciando aprimoramentos na arquitetura, arranjos florais, etiqueta, caligrafia, vestimenta, cerâmica, incenso etc.

Hoje participei de um Chanoyu instrutivo onde Akiko (明子) preparou e nos serviu matchá com toda a liturgia que pede a ocasião. Aprendi sobre o ichi-go ichi-e (一期一会) — cujo significado é algo como aproveitar a singularidade do momento presente — que convida os participantes da cerimônia a praticarem as 4 palavras que o sintetizam: harmonia (和, wa), respeito (敬, key), pureza (清, sei), tranquilidade (寂, jaku). A cerimônia foi inesquecível e mágica como o ritual do café que participei em Lalibela, na Etiópia, só que muito mais litúrgica e profunda.

A planta do chá — Camellia sinensis — é a mesma da grande maioria dos chás que se consome no mundo: matchá — que tomei hoje —, chá verde, chá preto, tchai indiano etc, só variando torras e tipos de fermentação. Esta planta, originária da China e Índia, foi um dos “objetos de desejo” responsáveis pela formação de rotas comerciais que conectaram civilizações do Oriente e Ocidente séculos atrás. Estar no Oriente e consumir o chá consciente dessas coordenadas históricas da bebida tem um valor superior e emocionante para mim.

Também no Facebook e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *