Expedição ao Polo Norte

Expedição ao Polo Norte

Embarcamos numa expedição ao Polo Norte centrada em Svalbard, arquipélago da 🇳🇴Noruega que fica dentro do Círculo Polar Ártico (latitude 67°). Organizada pela Latitudes Viagens de Conhecimento, voamos de Oslo à pitoresca Longyerbyen e lá embarcamos no navio Sylvia Earle para circundar e atracar em diversos pontos do arquipélago.

Santuário protegido, impressionantes glaciares, pássaros, baleias, morsas, raposas e ursos polares, proporcionaram perspectivas inéditas e emocionantes para vivenciarmos nosso Planeta. Como se não bastasse, nos acompanharam guias que eram historiadoras, geólogos, biólogas, antropólogas e até filósofos que ampliavam o significado de absolutamente tudo o que vimos. Não era só ver glaciar; era ver glaciar com a História geológica do lugar e a profunda transformação que sofreu nas últimas décadas com o aquecimento global, e como isso afeta toda a Terra. Não era só ver urso polar ou baleia; era isso junto com a História da caça às baleias, geopolítica e como elas foram salvas pelo descobrimento do petróleo. Enfim.

Cada saída exploratória tinha uma surpresa ou algo inesperado, ou curiosidade de cair o queixo, ou simplesmente a emoção avassaladora de estar em frente a um glaciar de 200km de borda por 55m de altura (Austfonna).

Daqui para frente farei algumas publicações de fotos que são só ilustrativas para o relato do que aprendi e me impressionou, que segue nos respectivos textos. São informações novas e valiosas para mim, que preciso registrar.

Também no meu Instagram e Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *