O Carroceiro e o Fauno

Carroceiro no Conjunto NacionalOntem fui ao cinema assistir O Labirinto do Fauno.

Mas não vim falar sobre isso, e sim sobre a escultura gigantêsca, muito bem feita, realista e impressionante de um carroceiro descansando, sua carroça cheia de tralhas e seu cão, que plantaram bem no meio da galeria do Conjunto Nacional. Parece que a obra chama-se O Fazedor de Montanhas de Silvio Galvão.

Paulistanos, não percam. Vá até lá descobrir o que ele está segurando em sua mão esquerda, e não contente-se com esta foto.

Ah, e o filme é bem bom também. Pesado, mas bom. Vale a pena.

Freetype with Bytecode Interpreter

I am the maintainer and writer of most of the official Linux Font-HOWTO [official home], and one of its main points is to explain what is the TrueType Bytecode Interpreter.

I spent some time this morning updating the freetype package on my system [get RPMs], compiling it with support to BCI, and I took the chance to get some “before & after” screenshots of Konqueror browser accessing Google Mail with and without BCI.

Check it out. This is better than makeup ads:

Before: Original Freetype lib without BCI After: New Freetype RPM compiled with BCI
freetype4-nbci.png freetype4-bci.png
freetype1-nbci.png freetype1-bciaa.png freetype1-bci.png
freetype2-nbci.png freetype2-bciaa.png freetype2-bci.png
freetype3-nbci.png freetype3-bciaa.png freetype3-bci.png

After switching to BCI-enabled freetype, the use of Webcore fonts without anti-aliasing gives much much much better results, as you can see. Unfortunately these fonts are not free, but they are better than the popular Bitstream Vera fonts because they include hinting information.

BTW, anti-aliasing is useful in 2 situations only: if you are rendering fonts in big sizes (bigger than 13px), or if you have bad, non-hinted fonts (as Bitstream Vera) with a bad font rendering library (as Freetype without BCI support). If you have good hinted fonts and a good rendering library (as Freetype with BCI), restrict anti-alising only for big font sizes.

My Podcasts

A podcast is a blog that, in addition to text, also publishes media files. So you need a special “reader” to listen them, so people use softwares like iTunes, Amarok, iPodder to subscribe and automatically get the media.

I’m officially releasing my podcasts here, posting songs in high quality MP3 format. These are the channels, subscribe using the orange buttons below:

Enjoy.

Parafuso

Parafuso is an instrumental masterpiece by brazilian Ronen Altman, played by the Orquestra Popular de Câmara.

OPC sort of brought a globalization conscience to brazilian instrumental music, mixing together a great number of instruments and musical styles. They are in evidence in the innovative tradition of brazilian jazz from São Paulo.

If this song was a building, it would look like modern architecture: functional, beautiful, strong and light.

Enjoy.

Receita de “Apio”

Esta receita chama-se Apio porque é assim que os búlgaros — prováveis inventores do preparo — a chamam, e por falta de um nome melhor. É um prato delicioso, fácil de fazer, leve, refrescante, e quem prova quer a receita.

Apio é aipo em ladino, espanhol etc. Aipo é a raiz do salsão, também conhecido como celery. É preciso um pouco de insistência para achá-lo nas feiras do Brasil.

Há dois tipos de salsão: o branco americano, e o mais escuro (com raiz ainda branca). É deste último que se aproveita os melhores aromas, e cujas folhas e caule emprestam mais sabor a molhos etc. O salsão branco quase não tem gosto, e dele não se usa a raiz.

Ingredientes

  • 3 raizes de aipo
  • 4 ou 5 cenouras médias
  • suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite virgem
  • Adoçante ou açúcar
  • Sal a gosto
  • Água

Modo de Preparo

  1. Descasque as raizes de aipo. Se você encontrar lesmas no meio, por favor remova-as se você for me convidar para jantar.
  2. Lave as raizes descascadas, fatie com meio centímetro de grossura ou menos, e corte no meio as fatias grandes. Vá juntando num recipiente com água para ajudar a não escurecer.
  3. Descasque as cenouras, fatie e junte para cozinhar numa panela grande com o azeite já quente. Vá mexendo.
  4. Escorra e junte o aipo fatiado nas cenouras que já devem estar meio cozidas.
  5. Misture bem adicionando 2 copos de água.
  6. Deixe ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.
  7. Adicione sal a gosto, adoçante (umas 20 gotas ou o equivalente em açúcar) e o suco de limão. É importante ficar levemente doce.
  8. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, até diminuir bastante a água, mas não completamente.
  9. Teste a dureza do aipo e cenoura para ver se estão prontos. Se precisar de mais tempo, garanta que há sempre um dedo de água no fundo da panela.

A cenoura tem duas missões nesta receita: emprestar sua cor vibrante ao prato e tomar emprestado o aroma delicado e exótico da raiz de aipo.

Sirva frio, possivelmente como uma deliciosa entrada. Isto é uma rara iguaria.

Sobre Podcast

Uma vez perguntei a um amigo o que é um podcast, e ele disse que é um MP3. Bem, isso é tão minimalista quanto dizer que um Gaudí é um amontoado de tijolos, ou que a Internet é uma porção de bits dançantes.

Um podcast é um blog não-textual. Seu conteúdo pode ser audio e/ou vídeo, rodeado por metainformações do tipo “autor”, “entrevistado”, “banda”, “estilo”, “sumário” etc.

Como todo blog, ele tem regularidade: “episódios” no lugar de posts e assim por diante.

Você “assina” um podcast como assina uma revista, da mesma forma como assina um blog (via RSS ou ATOM). Mas como um browser é um leitor essencialmente textual, é mais comum e prático assinar podcasts usando softwares de mídia: iTunes, Yahoo! Music Engine, Amarok, etc.

Na convergência das coisas, um podcast pode ser comparado a um programa de rádio onde o próprio ouvinte decide quando e como vai ouvi-lo.

Num mundo onde tivermos banda larga no ar tão abundante e livre quanto ondas de rádio, além da memória para freqüências de estações, os rádios de nossos carros terão também a assinatura de nossos podcasts preferidos. Com ainda não chegamos a isso, temos que usar MP3 players modernos como o iPod – que tratam podcasts de forma especial – para termos essa funcionalidade.

E nesse mundo, os podcasters seremos você e eu, pessoas comuns falando diretamente para o mundo. Publicar um podcast é tão simples quanto publicar posts num blog. É inclusive algo que se pode integrar com plataformas de blogs comuns, com plugins para WordPress, etc.

Se você tem um fluxo de coisas para dizer, crie um podcast. Se você tem um fluxo de coisas para serem assistidas, crie um podcast. Se você tem um fluxo de coisas que quer que as pessoas ouçam, crie um podcast. Este último é o meu caso, sobre Jazz Brasileiro, e por isso estou juntando os pedaços e os módulos para criar um.

Andei estudando isso ultimamente, e achei importante compartilhar…

HD de 1 Terabyte, para quem ?

Vão anunciar o HD de 1 Terabyte.

Tempos atrás, fiz um estudo sobre clusters de alta disponibilidade e a certa altura levantei o sizing real de storage de aplicações de servidor. O resultado está aqui:

Sizing

Adicionando a essa lista, lembro quando a DBA de um grande e famoso supermercado online me chamou para mostrar que a RAM do servidor do DB (1.5GB) era maior que o próprio DB (1GB), que incluia lista de todos os produtos, todos os clientes, todos os carrinhos que já passaram por lá, e tabelas de controle.

Instalações oversized é algo muito comum hoje em dia porque arquitetos costumam usar sua sensibilidade de uso de desktop ao definir RAM, storage, CPU etc de um servidor.

Bem, saibam que desktop é uma das coisas que mais exige RAM, disco (em velocidade e tamanho) e CPU, porque é onde o usuário é mais sensível a atrasos no tempo de resposta (a famosa ampulheta), e tem sempre muita multimídia para aramazenar e tocar.

Aplicações de server são em geral muito mais leves, salvo algumas poucas exceções.

Um HD de 1 terabyte, hoje, faz muito mais sentido para uso pessoal do que em server. Mas é a tendência natural das coisas, e não vamos puxar o freio de mão para esse crescimento (e barateamento), não é mesmo !?