Community and SocietyEssaysMultimediaMusic & PodcastsWeb 2.0

Sobre Podcast

Uma vez perguntei a um amigo o que é um podcast, e ele disse que é um MP3. Bem, isso é tão minimalista quanto dizer que um Gaudí é um amontoado de tijolos, ou que a Internet é uma porção de bits dançantes.

Um podcast é um blog não-textual. Seu conteúdo pode ser audio e/ou vídeo, rodeado por metainformações do tipo “autor”, “entrevistado”, “banda”, “estilo”, “sumário” etc.

Como todo blog, ele tem regularidade: “episódios” no lugar de posts e assim por diante.

Você “assina” um podcast como assina uma revista, da mesma forma como assina um blog (via RSS ou ATOM). Mas como um browser é um leitor essencialmente textual, é mais comum e prático assinar podcasts usando softwares de mídia: iTunes, Yahoo! Music Engine, Amarok, etc.

Na convergência das coisas, um podcast pode ser comparado a um programa de rádio onde o próprio ouvinte decide quando e como vai ouvi-lo.

Num mundo onde tivermos banda larga no ar tão abundante e livre quanto ondas de rádio, além da memória para freqüências de estações, os rádios de nossos carros terão também a assinatura de nossos podcasts preferidos. Com ainda não chegamos a isso, temos que usar MP3 players modernos como o iPod – que tratam podcasts de forma especial – para termos essa funcionalidade.

E nesse mundo, os podcasters seremos você e eu, pessoas comuns falando diretamente para o mundo. Publicar um podcast é tão simples quanto publicar posts num blog. É inclusive algo que se pode integrar com plataformas de blogs comuns, com plugins para WordPress, etc.

Se você tem um fluxo de coisas para dizer, crie um podcast. Se você tem um fluxo de coisas para serem assistidas, crie um podcast. Se você tem um fluxo de coisas que quer que as pessoas ouçam, crie um podcast. Este último é o meu caso, sobre Jazz Brasileiro, e por isso estou juntando os pedaços e os módulos para criar um.

Andei estudando isso ultimamente, e achei importante compartilhar…

3 comments to Sobre Podcast

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>