Por que Linux é Melhor que Windows ?

A resposta quase automática e superficial para esta pergunta seria: Ora, porque Linux é livre e aberto, desenvolvido pela comunidade !

Linux tem demonstrado desenvoltura excepcional em ambientes corporativos, trazendo reais benefícios financeiros diretos, e também indiretos através de melhoria da operação de TI das empresas.

Deixando de lado o altruísmo de ser aberto e a moda do software livre, vamos analisar por que isso acontece.

 

Primeiro é importante lembrar que existe diferença entre software livre e Linux. O primeiro é qualquer tipo de software que tenha seu fonte aberto, e que tenha uma licença de uso que respeite certos padrões. Linux é um pequeno conjunto de alguns desses softwares que atingiram uma maturidade tal que podem ser usados até em ambientes críticos, com a tranqüilidade exigida pelo mundo corporativo. Linux não é sinônimo de software livre, nem tão pouco representa todos os softwares livres do mundo.

Linux é desenvolvido com base em padrões abertos. A evolução desse padrões são regidos por organizações independentes, como o W3C, OASIS, JCP etc, que visam o bem comum. Nenhuma entidade com interesses comerciais detém poder sobre eles. Os Padrões Abertos são um patrimônio da humanidade, e por isso podem ser usados livremente por qualquer pessoa ou organização.

Na prática isso se reverte em um consenso automático de como produtos e softwares falam entre sí e interoperam. Mais ainda, dá ao usuário a escolha de trocar facilmente produtos por outros que respeitam os mesmos padrões. Não que o usuário faça isso todo dia, nem todo ano. Mas o simples fato de ter escolha lhe dá um enorme poder de negociação com seus fornecedores. E isso faz os fornecedores reduzirem seus custos e melhorar a qualidade de seus produtos.

Concentrar-se numa camada de padrões tecnológicos abertos, promove ainda uma flexibilidade que permite fazer novas combinações criativas. Exemplo consagrado disso é Linux rodando em zSeries (mainframe), que permite aplicações baseadas em padrões abertos serem consolidadas numa plataforma em que não há desperdícios como tempo ocioso, mais fácil de ser gerenciada, e em que o custo total é menor. Isso é válido também para outras plataformas, pois a flexibilidade do Linux o faz presente em todo tipo de hardware: desde um simples relógio de pulso, até o zSeries.

Há também estudos sobre ganhos indiretos do uso de Linux e Padrões Abertos, mostrando que as empresas que os adotaram, começaram a descobrir uma nova gama de possibilidades que não estavam na prancheta do projeto inicial.

 

Há ainda a teoria de que Linux exige serviços mais caros. A mão de obra para Linux é conhecida como mais avançada, com mentes mais aguçadas, e que com pouco é capaz de fazer mais. Enquanto não se experimenta na prática essa força de profissionais, não é possível entendê-la na teoria. Sem dúvida existem também profissionais que deixam a desejar, como em qualquer especialidade, mas em geral são mentes que tem uma compreensão técnica das coisas que vai além do mero cotidiano de clicar botões na tela. Tudo é uma questão de o quanto se paga pelo tanto que se recebe.

O esforço da comunidade, aliado a intransigência de provedores de tecnologias proprietárias, fez surgir opções de softwares livres que interagem com softwares proprietários. Caso do OpenOffice.org, suite de escritório avançada que lê e grava documentos também nos formatos proprietários das outras suites.

Seja como for, o mercado de TI é grande o suficiente para conter todas as coisas. E o verdadeiro valor que produtos e tecnologias tem para seus usuários deve ser medido mais pelo benefício que lhes traz de fato, do que por relatórios de mercado ou teorias financeiras, que servem meramente para nortear. Dentro deste cenário, não podemos dizer que Linux é melhor. Mas é evidente que o mercado tem aceitado-o como uma ótima alternativa.

Uma coisa é fato: se Linux entra numa empresa, não sai mais.

19 thoughts on “Por que Linux é Melhor que Windows ?

  1. Eu acabo de comprar um PC com Linux e vi que ele não roda puzzles baixados de http://www.jigsawaday.com, de quem comprei uma autorização.
    Como posso continuar baixando puzzles da jigsawaday usando o Linux?
    Agradeço sua orientação.

  2. Peça para eles te mandarem uma versão para Linux de seus puzzles ou procure outro fornecedores desse puzzles.

    Tente também conhecer os jogos que já devem estar instalados no seu PC. Há uma infinidade de puzzles para Linux.

  3. Sinceramente que gostei da sua abordagem sobre o Linux. Gostei tanto que até vou colocar este artigo no meu website, sempre referenciando o autor (claro)

    POSITIVO!

  4. seguinte
    comprei um pc q veio com linux eu nao sabia usar ai formatei para o windows pq me disseram q no linux num dava para usar msn e orkut
    como faço pra pegar o joguinho q tem no linux o puzzles

  5. Sinto muito por você lilian. Porque quem te disse que não dá pra usar msn e orkut no linux no mínimo é débil ou então xenofóbico. Se voce tem internet pode acessar além de orkut e msn, youtube, e muito mais.
    Não tenha medo de experimentar o linux. Baixe um livecd do Ubuntu e seja feliz como você nunca foi. Sobre o puzzles eu não sei se tem para Windows.

  6. Acabei de adquirir um destkop no Shop Time que vem com linux. Vou ter alguma dificuldade?
    Os programas são os mesmos?

  7. ESTOU QUERENDO INSTALAR O FEDORA 12,NO MEU PC;
    GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO!!!
    SE INSTALO O FEDORA OU OUTRO,OU DEVO INSTALAR O UBUNTU 9.0,
    EU TENHO WINDOWNS XO.
    OBRIGADO.
    EDSON. PORTO FELIZ S/P.

  8. sou iniciante em linux, acho bastante leve e rapido porem não consigo e não sei baixar programas, essa é a desvantgagem do linux, abraços!
    Podem me ajudar?

  9. O Linux é uma tentativa válida, mas não é mais funcional do que o Windows. A prova é a ENORME quantidade de distribuições. Tem mais distros do que usuários! Vai ser sempre um sistema de testes. Nunca vai chegar a ser o sistema dominante. É como o “esperanto” dos computadores. Esse tal de Ubuntu quer se impor, mesmo dentro da comunidade Linux, como o melhor Linux. Mas eu fico com o windows, com o Corel, Photoshop, InDesign, programas caros, mas poderosos e me dão o que eu preciso. Linux, pode até ser bonitinho, mas tô fora!

  10. Linux não roda programas para engenharia como Solidworks e Autocad e não tem similares.
    Linux não roda jogos.
    Só serve para navegar na net e usar o openoffice.
    Não tenho um “servidor” em casa, por isso não preciso do Linux.

    1. amigo, quem te disse que não da para jogar jogos no linux? ta mal informado eim, quanto a ser só para usar internet e openoffice, continua equivocado, existe uma gama de programas para linux, muitos de qualidade, estabilidade ate maior do que para windows, e quanto a variedade de programas, nem a apple tem variedade igual windows e nem por isso seus mac’s da vida deixam de ser frutos de consumo, pense nisso…a e lembrando que o sistema da apple os x, para mim, não passa de um linux automatizado…

  11. Para quem “nunca” usou Linux, existe o Wine, que permite executar a maioria dos programas Windows. Ele está disponível para download e instalação automática no gerenciador de pacotes das distribuições. Depois de instalado, é só clicar duas vezes no executável para instalar ou rodar o programa do Windows no Linux.

  12. comecei a usar o linux mind e estou a adorar.é verdade que nao da para muitos jogos apartida,mas o pc n é so para jogos.linux danos a oportunidade de saber o que é um pc e como ele funciona.muito leve e estavel

  13. gosto do linux, só detesto um pouco dele não ter detectado meu segundo hd, gosto do pouco de trabalho que ele dá, usaria slackware só pra aprender usar, sabe, coisa de cdf (nerd).

  14. olinux é melhor e ponto final,o windows não tem vez.linux é o melhosr.yes linux,not windows!

  15. Só por que você usa determinado sistema operacional e defende a bandeira do Linux ou do windows você se acha no direito de decretar qual é bom ou é o ruim. Lembre-se que isto depende da utilização pessoal de cada um.Ou você acha que todo mundo usa o computador do jeito que você usa, e se satisfaz com os programas de sua preferência que para você são o máximo mas para o fulano são uma porcaria? Eu gosto do linux especialmente o Ubuntu, fedora, Opensuse,detestei o linux mint, mas não sou hipócrita de afirmar que não existem virus pra linux,muito menos que ele não trava, claro que trava sim.Pra mim o melhor sistema operacional é aquele que você usa e lhe satisfaz, foda-se o que o fulano usa, se ele gosta do windows bom pra ele, se ele usa linux bom pra ele, eu uso este e pronto.Livre arbitrio e principalmente respeito a suas escolhas pessoais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.