A Mais Importante Notícia do Ano

Open Source JavaA Sun abriu o código fonte de sua implementação do Java.

Teria muitas coisas positivas para falar sobre isso, mas o Kov já disse boa parte, e o Simon Phipps também.

Faltava no mundo Open Source uma linguagem/tecnologia de desenvolvimento universal, madura, altamente padronizada com portabilidade em mente, e com ecossistema vigoroso em toda a indústria. Java tem todos estes atributos.

Essa carência, somado ao fato de Java não ser instalado automaticamente quando se instalava qualquer Linux (por questões de lincenciamento), fervilhava o idealismo da comunidade Open Source fazendo os programadores lançarem mão de outras linguagens/tecnologias que ou tem portabilidade questionável (como C, C++, por causa de suas bibliotecas), ou que ainda não se estabeleceram com maturidade, performance e ecossistema industrial (como PHP, Perl, Python, Ruby), ou ambos (como C#, Mono). O resultado na indústria é uma descentralização de skill de desenvolvimento de software de negócio.

Java entrando no cenário Open Source muda tudo isso. Será benéfico para o ecossistema de Computação Aberta, e principalmente para o de Linux como plataforma de negócio.

Minha previsão agora, é que as JVMs da IBM, Bea etc serão também abertas em breve para logo depois se fundir numa JVM/JDK única de alta performance, portável, modular, facilmente instalável, e de bem estabelecido ecossistema.

É a maior notícia do ano para TI. Talvez da década.

7 thoughts on “A Mais Importante Notícia do Ano

Leave a Reply

Your email address will not be published.