A Sun abriu o código fonte de sua implementação do Java.
Teria muitas coisas positivas para falar sobre isso, mas o Kov já disse boa parte, e o Simon Phipps também.
Faltava no mundo Open Source uma linguagem/tecnologia de desenvolvimento universal, madura, altamente padronizada com portabilidade em mente, e com ecossistema vigoroso em toda a indústria. Java tem todos estes atributos.
Essa carência, somado ao fato de Java não ser instalado automaticamente quando se instalava qualquer Linux (por questões de lincenciamento), fervilhava o idealismo da comunidade Open Source fazendo os programadores lançarem mão de outras linguagens/tecnologias que ou tem portabilidade questionável (como C, C++, por causa de suas bibliotecas), ou que ainda não se estabeleceram com maturidade, performance e ecossistema industrial (como PHP, Perl, Python, Ruby), ou ambos (como C#, Mono). O resultado na indústria é uma descentralização de skill de desenvolvimento de software de negócio.
Java entrando no cenário Open Source muda tudo isso. Será benéfico para o ecossistema de Computação Aberta, e principalmente para o de Linux como plataforma de negócio.
Minha previsão agora, é que as JVMs da IBM, Bea etc serão também abertas em breve para logo depois se fundir numa JVM/JDK única de alta performance, portável, modular, facilmente instalável, e de bem estabelecido ecossistema.
É a maior notícia do ano para TI. Talvez da década.
Nunca vi tanta besteira junta num artigo só. Parabéns!
Olá..
Gostei muito do seu artigo!! Há tempos eu buscava um texto curto, de linguagem simples e direta, que descrevesse tudo que eu tinha em mente. Agora não preciso nem me esforçar muito para escrever os artigos Buzzword e Open Source, este artigo é a melhor fonte de inpiração.
Valeu!
EU QUERIA VER O VIDEO DA MORTE DE SADDAN CAINDO NA FORCA.
axei mt intexante max nam kurti o ultimo paragrafo.
esse artigo foi bem feito goste
que otimo esse texto
oi gente bonita q esta lendo