Fiocruz no World Community Grid

World Community GridO World Community Grid é um projeto fantástico onde pessoas como você e eu doam o poder computacional ocioso de nossos PCs para ajudar a encontrar a cura do cancer e outras doenças, descobrir detalhes de proteinas humanas, fazer pesquisa genética, enfim, mastigar dados a fim de melhorar o mundo.

WCG rodando o algoritmo da Fundação Oswaldo CruzEu rodo ele no meu laptop a anos e até ontem eu estava “ajudando” a curar a AIDS. Hoje fiquei impressionado porque tudo mudou. Nossa brasileiríssima Fundação Oswaldo Cruz está usando o WCG para “achar similaridades entre proteinas de todas as seqüências de genomas dos organismos do mundo. Essas relações entre proteinas vão ajudar a inferir suas prováveis funções e estruturas, levando a novas descobertas em medicina e biologia“. Uau !

O screensaver do WCG que se instala nos PCs é um programa genérico, apto a receber um bloco de dados mais um pedaço de software capaz de processa-lo. Ele faz tudo isso sincronizado com o grid do WCG, enviando os resultados e recebendo um novo bloco para processar. O resultado é um belo e útil screensaver.

Veja esta interativa e divertida animação explicando o funcionamento de um grid computacional.

Instale o screensaver em seu computador. Está disponível p/ Linux, Windows e Mac. É muito bom saber que de alguma forma podemos ajudar essas tão importantes pesquisas.

2 thoughts on “Fiocruz no World Community Grid

  1. Parabéns para a Fundãção Osvaldo Cruz, por participar de um projeto tão fantástico quanto este. Em especial um agradecimento para a IBM, sobre esta iniciativa. Estarei no dia 08/05/07, divulgando World Community Grid para a turma do 7º semestre do curso de Administração da Faculdade Anchieta.

    Muito obrigada.

  2. Podes me responder uma coisa? Os resultados desta pesquisa, podem ser patenteados e usados comercialmente? Explico melhor: A idéia é ótima, e eu mesmo já participei algum tempo de iniciativas semelhantes, embora com propósitos diferentes. O uso do tempo ocioso do PC pra formar um super-hiper computador direcionado pra pesquisas relevantes como as do WCG é muito legal, mas agora me veio à cabeça … temos alguma garantia do uso “incondicionado” dos resultados? Quem nos garante que os resultados da rede gigantesca não são utilizados comercialmente, com restrições (et pour cause) para aqueles que não possuam os recursos ($)?

Leave a Reply

Your email address will not be published.