Indústria do Medo

Estão instalando aqueles portões duplos no meu prédio, também conhecidos por eclusas ou “jaulinha”, para aumentar a segurança.

Gostaria que alguém me explicasse como uma grade extra evitaria que um ladrão convicto apontasse uma arma, do lado de fora, ameaçando o zelador que está do lado de dentro.

Que me explicasse como evitaria que esse mesmo ladrão entrasse na cola de algum morador, ou pela garagem na cola de um carro do prédio.

E quando vem uma visita num dia de chuva, ao invés do zelador abrir o primeiro portão para que ela espere ser autorizada sob um teto seco, e só aí passar pelo segundo, não, ela tem que esperar do lado de fora, tomando chuva, graças a uma regra sem pé nem cabeça do condomínio.

O mesmo para o entregador do restaurante, que o porteiro já conhece de todos os domingos, mas não deixa subir, obrigando a gente a descer de pijama e pantufas para pegar a pizza que já esfriou com todo esse protocolo.

Na verdade não houve nenhum caso de roubo na minha rua. Parece que tem uns banqueiros ricaços morando aqui perto, e os edifícios são cheios dos seguranças. Além dos da escola que fica no mesmo quarteirão, e os do shopping, um quarteirão prá lá, e os da academia, e os da boutique de sapatos, e os das sinagogas. Isso sem contar que o shopping faz a rua ser supermovimentada por pedestres que vêm e vão a caminho do Metrô Marechal Deodoro.

Instalam essas jaulas feias por uma vontade incontrolável de gastar o dinheiro do condomínio, ou por ignorância, ou por terem comprado a idéia do medo generalizado. Ou porque acreditaram nos argumentos vagos e inexplicados de algum VP do sindicato da habitação que ainda hei de provar que é sócio de uma dessas firmas de segurança.

A maioria dos perigos da cidade estão só na cabeça das pessoas. E quem não tem essas caraminholas vive seguro.

Estúpido meme do medo.

3 thoughts on “Indústria do Medo

  1. Já atualizou seu anti-vírus, anti-spyware hoje, já instalou um firewall no seu computador?

    Seus dados estão em risco!!!

    Daí você não precisa mais pensar se as “fotos da BBB no chuveiro” são de verdade ou um vírus, pode ir clicando em tudo.

  2. Se for feito por seguranças profissionais é relativamente seguro. Vi um prédio no Jardins que tinha a jaulinha para carros e pessoas. Os carros, por exemplo, depois de passar do primeiro portão só entravam após uma revista. Os seguranças eram bem armados, dois faziam a resvista e um ficava atrás do segundo portão.

    Claro que fica um saco para os moradores, mas acho que deve ter gente por aí que prefere assim.

  3. Acho que quanto mais ostentação de segurança, digamos assim, mais visado você fica. Colocando todo esse aparato vai mais chamar a atenção dos meliantes do que proteger propriamente. Já tive relatos de pessoas conhecidas que tiveram experiências de assaltos mesmo em ambientes considerados seguros…

Leave a Reply

Your email address will not be published.