Wireless Gratuito

Enquanto no Brasil falamos de custos de R$6 por megabyte para acessar a Internet a partir de nossos smartphones, nos EUA isso é gratuito e público em muitas cidades.

Quando estava lá, fiquei surpreso em ver na mídia o projeto WiPhi, onde a prefeitura de Philadelphia está cobrindo a cidade inteira com roteadores WiFi. De graça. Para qualquer cidadão, turista ou empresa.

Lembrei disso ao ver hoje um post no blog do Google comemorando 1 ano de cobertura WiFi gratuita na cidade de Mountain View, sede do Google perto de San Francisco.

É obvio como o Google ganha dinheiro com isso: aumentando o número de usuários, número de geradores de conteúdo (bloggers e outros), e por conseqüência o número de impressões de AdSense.

San Francisco, capital do Vale do Silício, é outra cidade que tem um projeto similar. Mas enquanto não sai do papel, o Google fez uma parceria com a Earthlink para já prover esse serviço gratuitamente.

Para isso ser viável no Brasil, nossa economia terá que crescer muito ainda. Apesar de sermos uma país continental, a população economicamente ativa é muito pequena, talvez menor que a de muitos paises da Europa.

One thought on “Wireless Gratuito

  1. Ok, alguns comentários meus, já que estive lá recentemente…

    Em SFO (aeroporto) não tem wireless de graça (bem que podiam começar por lá)

    Em alguns (poucos) lugares de Mountain View que eu estive não há nenhuma indicação de Wireless de graça também (e sim, eu já tinha ouvido essa história). Qual seria o ESSID??

    Perto de alguns prédios do Google se enxerga o GoogleGuest (mas que não estava funcionando quando tentei).

Leave a Reply

Your email address will not be published.