Como Lidar com a Frustração de Seus Filhos

Pais e mães deste Brasil por favor sutilmente informem aos seus filhos que quem manda neste mundo são os adultos, não as crianças. Compartilho aqui minhas reflexões e acredito que o critério de prioridade para as decisões do dia a dia deve ser:

  1. Bem estar da família como um todo;
  2. Compromissos, afazeres, horários e desejos dos pais/adultos;
  3. Passados os 2 pontos acima, abrir às crianças a possibilidade de fazer escolhas, se houver espaço para isso. Em geral há.

Inverter as prioridades e colocar o 3º no lugar do 1º é atalho para o caos, porque crianças pequenas só vivem no momento presente e não calculam ou sequer tem consciência das consequências de suas escolhas.

Muita vezes no dia a dia não há tempo para explicar aos filhos essas prioridades porque precisamos estar às 9h num compromisso e a criança faz birra, mãnha e se frustra, chorando, tentando nos enrolar. Essas experiências de frustrações são parte de uma infância rica em aprendizados, cabendo a pais amorosos amenizar e orientar a jornada dos filhos. Mas só depois de não perder o compromisso das 9h.

Também publicado no Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>