Quem fez a Floresta Amazônica?

O momento mais mind-blowing desta expedição à Amazônia nos foi promovido por um guia-biólogo do MusA.

É senso comum que a floresta se formou há milhões de anos e aí chegou o Homem para usufruir de suas riquezas.

O senso comum está errado.

A América do Sul tinha alguns focos florestais e muitas savanas de vegetação baixa e rasteira porque boa parte da região amazônica tem terra pobre e arenosa.

Foi a ação do bicho Homem, desde quando chegou na região, há uns 30 mil anos atrás, que muito lentamente e intuitivamente espalhou sementes e aumentou o alcance da floresta e dos animais que a habitam.

Em outras palavras, a floresta não foi criada pelo Homem, mas ela não teria atingido tamanha extensão, magnitude e exuberância sem a relação simbiótica e de longuíssimo prazo com o bicho Homem. A floresta é o que é por ação e por causa do bicho Homem.

Se insetos e animais promovem disseminação de pólen e sementes, por que o bicho Homem não atuaria da mesma forma, a sua maneira, com agricultura de pequenas tribos e estratégia sedentária/anti-nômade? Pois atuou sim!

A foto tem o fruto da castanheira do Brasil (castanha do Pará) na minha mão. E eu a escolhi de propósito para decorar este artigo, pois representa a importância da castanheira para todo o seu entorno, e o manejo que o Homem lhe proporcionou em todos esses milênios.

🤯

Também no meu Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *