Restaurantes querem continuar lucrando com água potável

A lei municipal que restaurantes tentam combater os obriga a fornecer água potável de graça desde setembro de 2021.

Mas eu queria saber se você, ao levar a família para jantar ontem, onde a conta saiu mais de R$300, pediu “água da casa” de mais, a ponto de dar prejuízo ao estabelecimento. Ah, seu malvadão!

A lei do vereador Xexéu Tripoli visa consumo consciente e redução de resíduos plásticos. Se restaurantes acham que dá trabalho de mais anotar pedido e trazer 1 copo de água à mesa de cada vez, que já tragam jarra inteira sem pedir — economiza um tempão do garçom —, como é feito em inúmeros países desenvolvidos. Os outros argumentos da contestação são incabíveis ou até risíveis. Dá uma canseira ver lei progressista e boa como essa ser combatida com argumentos de “livre iniciativa”, quando sabemos que é simplesmente para mascarar desejo por mais lucro.

Quanto ao seu bolso, saiba que água na garrafa de plástico ou vidro do restaurante é em torno de 3500 vezes mais cara que a água da Sabesp. E a água produtificada na garrafa não tem qualidade melhor, como tenta vender o marketing dos fabricantes.

Fornecer água potável de graça é lei municipal nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. Deveria ser lei nacional.

Sustentabilidade não é uma tendência. É a única forma de seguir adiante.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/03/restaurantes-de-sao-paulo-tentam-tornar-inconstitucional-a-lei-que-garante-fornecimento-gratuito-de-agua-da-casa.ghtml

Publicado também no Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *