Acordo de US$785mi entre Fox News e Dominion

Este acordo milionário da Fox News comprova que vale a pena sim cometer o crime de deliberadamente divulgar notícias falsas e sensacionalistas. Neste caso, sobre o sistema eleitoral americano. Basta pagar pelos panos quentes.

A outra alternativa para a Fox seria seguir com o julgamento e provavelmente perder, visto que a Dominion juntou evidências suficientes da má conduta da emissora. O que acarretaria à Fox ter que publicamente assumir que mentiu sobre o sistema eleitoral, o que os levaria a uma ainda maior perda de credibilidade e, por consequência, de audiência. Então no cálculo da emissora, é mais barato e viável pagar valor exorbitante num acordo.

A lógica de lucro da Indústria da Atenção (redes sociais) é exatamente a mesma, com a sutil diferença de que usa algoritmos para promover o conteúdo sensacionalista de usuários, ao invés de criá-lo.

O dinheiro venceu, como sempre. Pois arrefeceu o litígio entre as duas empresas. Mas não faz nada pelos danos causados à democracia americana e à opinião pública mundial.

Também no meu Facebook.

One thought on “Acordo de US$785mi entre Fox News e Dominion”

  1. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/paulkrugman/2023/04/o-poder-plutocratico-e-os-seus-perigos.shtml

    ❝A Fox foi fundada essencialmente para levar a cabo a estratégia da direita de promover a política plutocrática, ao mesmo tempo em que conquistava os brancos da classe trabalhadora com teorias de intolerância e de conspiração. Mas emails e textos descobertos durante o processo de difamação da Dominion Voting Systems mostram que a Fox se tornou prisioneira da audiência que criou. A Fox se viu a apoiar reivindicações sobre uma eleição roubada, apesar de o seu pessoal mesmo saber que eram falsas, porque temia perder participação de mercado entre os espectadores que queriam acreditar na Grande Mentira.❞

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *