Carro Elétrico é melhor

Vejo muita gente divulgando memes que lançam luz na quantidade de poluentes nas baterias de carros elétricos.

O que especialistas em carros me explicam é que carro elétrico é carro melhor que carro a combustão. Ponto.

Isso sem nem olhar quem polui mais ou menos.

Carro elétrico tem arranque melhor, responde melhor ao motorista, é mais silencioso, mais eficiente, mais limpo (fuligem etc), mecânica mais simples e mais moderno em muitos aspectos.

Além disso — coisa que ninguém fala —, carro elétrico polui pouco ou nada onde é usado. Então, além de promover ar melhor onde também circulam as pessoas, qualquer reciclagem de componentes do carro elétrico fica mais centralizada e por isso acaba sendo mais eficiente.

Quem experimenta carro elétrico, mesmo sem dar a mínima para questões ambientais, acaba preferindo-o.

Criticar o carro elétrico é criticar avanços tecnológicos em geral. É como o pessoal do antigo StarTAC falar mal do iPhone. É como o pessoal do LP falar mal do Spotify. Não faz o menor sentido.

Essa divulgação de memes fica parecendo campanha velada da indústria automobilística obsoleta, afim de ganharem tempo enquanto correm atrás do atraso, enquanto deságuam suas velharias, enquanto modernizam suas cadeias de produção e ecossistemas.

O que é verdadeiramente ruim para o meio ambiente é a sociedade como um todo ser tão dependente de carros, como é a nossa. O problema ambiental jamais será resolvido com um novo tipo de carro. A solução passa por mais transporte público e cidades mais bem urbanizadas e planejadas de modo que as crianças possam circular com independência para suas atividades e que se possa fazer mais coisas a pé em cada bairro. Cidade de 15 minutos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *