Restaurante cheio hoje, e uma mesa tinha um casal de pé com fortes holofotes filmando seus pratos. Estavam claramente trabalhando.
90 minutos depois, ao irem embora passaram pela minha mesa e não tive dúvidas: chamei perguntando o que estavam filmando e se não iam me filmar também, pois eu sou celebridade — cantada barata só prá quebrar o gelo, arrancar um sorrisinho com a finalidade de abrirem as portas prá entrevista que eu faria a seguir. Sem pudor, perguntei tudo o que tinha direito.
São donos de um canal meio novo, só uns 50K seguidores somados Insta e TikTok. Por isso cobram barato dos restaurantes: só R$500. Mas foram logo emendando que influenciadores maiores cobram até R$3000 para gravar e publicar resenha de um estabelecimento.
Fazem 2, 3 gravações por dia; vivem em estabelecimentos de comida praticamente todos os dias. Mas ultimamente começaram a diversificar em lojas de artigos para bebês e recém nascidos pois Luana está grávida.
E se a comida for ruim? — perguntei. Dizem que nunca aconteceu, mas se certificam antes pedindo um delivery anônimo prá aferir. Afinal, têm uma reputação a zelar.
Uma resenha publicada qualquer tem em torno de 1mi de visualizações e pode ter milhares de 💙 — varia e é orgânico pois não pagam nada para as plataformas promoverem seu conteúdo.
Eles têm umas 10 ou 15 resenhas já gravades e que estão pendentes de publicação. Depois da gravação (footage) vem a parte mais trabalhosa, que é escrever o roteiro do vídeo e fazer a edição. É a Luana que edita no próprio celular, com CapCut pago, pois tem uma série de filtros úteis. O processo todo parece não usar computador, só celular mesmo. Demora de 1 a 2 semanas para publicarem a resenha, a não ser que o cliente tenha urgência.
Luana e Kaio são de Campinas, mas os clientes são todos de São Paulo. Vivem em hotéis parceiros da Pauliceia, principalmente nos finais de semana, para executarem sua agenda frenética de resenhas. E estabelecimentos do interior, Campinas, Americana, Ribeirão? — perguntei. Contaram que no interior ninguém jamais contrata influenciador para fazer resenha. É só São Paulo mesmo.
Comentei que teria medo da balança caso levasse essa vida de muitos restaurantes. Kaio concordou e disse que já ganhou uns 15kg nessa empreitada. Vida de influenciador digital não é fácil.
Divulgar o canal deles eu não divulgo pois não sei se gostariam de tal exposição de bastidor. E também porque não sou influenciador de influencers. Só sou enxerido mesmo.
Meus filhos não piscaram os olhos nessa entrevista toda e também fizeram perguntas. Rolaram muitos outros assuntos interessantes e divertidos nessa noitada, mas conhecer os influenciadores digitais foi o evento mais notável, segundo os adolês.