Dia chato o de hoje. Desceram aqui com um Mac Mini novinho na caixa pedindo para que eu dê uma olhada, testar outros sistemas operacionais, ver como é que é.
É a primeira vez que experimento um Mac na minha mesa, com tempo. Antes, só de amigos ou em lojas.
Claro, a primeira coisa que fui atrás foi o terminal, o Bash, para me sentir em casa. O ‘uname’ retorna Darwin 9.0 ou algo do genero.
Há utilitários simplésimos no Mac OS para reparticionar a quente, e lá vou eu mandando Linux, depois Windows e depois veremos.
Em termos de hardware a maior diferença que se nota é a ausência de BIOS. Há a tal da EFI que ainda não investiguei a fundo. Meu único contato com ela até agora foi o boot depois do reparticionamento. Mostra uma tela gráfica com ícones enormes representando as partições e CDs detectados para se inicializar.
O Mac OS é bem bonito, cheio de animações. O menu constante fora da janela é um pouco intrigante no começo, mas depois passa a ser interessante. Fechar uma janela só faz ela desaparecer da sua frente, mas o aplicativo continua em execução.
A interface do Mac OS definitivamente serviu de inspiração para o Gnome, enquanto o Windows foi a base para o KDE. Hoje em dia, em termos de aplicativos e jeitão, percebo muitas coisas em comum entre o Mac, o Linux em geral e o Windows Vista.
Na caixa veio também um controle remoto pequeno que funciona em conjunto com uma aplicação chamada Front Row que é similar a MythTV ou Media Center.
So far so good.
E aí rapaz, beleza?
Bem vindo ao mundo Mac. Você vai ver que é mais simples que qualquer outro sistema operacional. Já pra rodar o Ubuntu tem alguns macetes viu, não sei se pretende instalar.
De qqer forma, qqer dúvida com relação ao Mac é só me procurar que ficarei feliz em ajudá-lo 😀
Abraços
LedStyle (esse meu e-mail é meu MSN)
Hmm… será que vamos ter mais um convertido em breve?
Experimente também usar o remote (é assim que a Apple chama o controle remoto branquinho) como controle para apresentações. O Mac de uma maneira geral é show de bola e bem mais simples e conveniente de usar (para a maioria das coisas) do que o PC.
Roberto,
Eu também estou achando. 😉
Fui lendo o post e lembrando que aconteceu a mesma coisa comigo. “Achei o terminal! Ufa. Estou em casa”
As teclas de atalho e o dock tmb levam um tempo pra se acostumar.
Mas hj eu não troco mais. Como diz um amigo meu, “em um mundo perfeito os servidores seriam Linux e os desktops seriam Mac…”
Mas como não dá pra viver sem o Linux, o VirtualBox é muito bom
Elton,
O sem dúvida o VirtualBox é ótimio. Mas recomendo também testar o VMware Fusion (que só existe para Mac), mágico!
http://antoniofonseca.wordpress.com/2008/07/31/o-que-ja-era-muito-bom-ao-que-tudo-indica-vai-ficar-ainda-melhor/
ah, concordo com a máxima do seu amigo. É quase isso mesmo! 🙂
Avi, estou no meu segundo Mac Mini e posso dizer que sempre fico surpreso. O desempenho do hardware é muito bom. A atração mesmo é o sistema operacional e os pacotes de programas instalados. Gosto da usabilidade do Mac OS X, mas ainda prefiro ter a flexibilidade de um terminal rodando em Linux. Acho que sua experiência com o Mac Mini vai ser interessante. Qualquer dúvida, me manda um alô. Abraço!