Second Life e Orkut

Tenho ouvido algumas pessoas que acho bem pragmáticas desistirem do Second Life.

Eu também desisti. É ruim de usar, nunca tem ninguém e o mais importante: não consigo voar direito. De que adianta um mundo 3D se não consigo levitar como nos meus melhores sonhos ?

A revista Wired publicou uma matéria de capa dizendo que o SL estava às moscas.

O primeiro mundo 3D que ouvi falar foi o There.com. Talvez tenha mais gente lá.

O desafios desses mundos 3D é conseguirem fazer as pessoas desejarem entrar lá. O que você faria no Orkut se todos os seus conhecidos não estivessem lá? Também não entraria. Só vai dar certo quando alguém descobrir a fórmula do Orkut.

Falando em Orkut, para mim ele é o primeiro mundo virtual bem sucedido. Todos os elementos dos mundos 3D estão lá, menos o fator 3D. O Orkut é um software cujo algoritmo imita uma festa. Pense nisso.

É bom lembrar que quando um mundo 3D bombar como o Orkut, vai também ter os mesmo problemas dele: spam, questões técnicas de escalabilidade, ausência de fronteiras para línguas, etc. Este último pode ser visto como algo bom, mas foi exatamente isso que fez o Orkut estacionar em outros países assim que o Brasil o invadiu.

Como tecnologia, os PCs ainda não estão prontos para 3D. Ainda são lentos e teclado e mouse são excessivamente 2D para esses mundos. Quando um mouse 3D, óculos estereográfico e placas de vídeo muito poderosas estiverem presentes em todos os desktops, esses mundos 3D vão bombar e eu vou poder finalmente voar.

Mas por enquanto eu prefiro ser realista.

2 thoughts on “Second Life e Orkut”

  1. Avi, resumiste muito bem as impressões que tive a respeito do Second Life nos poucos meses que usei o serviço.

    E ainda acrescento: não só o hardware precisa de melhorias para a popularização de um mundo virtual 3D. Precisamos melhorar o acesso a esse mundo.

    Me refiro ao fato de a Banda larga no Brasil não ser tão apropriada para navegar no Second Life. Eu esperava vários minutos, com minha conexao de 300kbps, que tambem é a da maioria das pessoas que conheço, para poder enchergar todo o ambiente 3D renderizado ao redor de meu personagem. Coisa que o Orkut não requer. Qualquer pessoa com uma conexão discada de 56kbps consegue utilizar o site em sua quase totalidade.

    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *