Carta Aberta a um Site Péssimo [casaprontamoveis.com.br]

Hoje mandei esta mensagem para o Facebook da CasaProntaMóveis após ficar extremamente frustrado com seu site:

Procurei vocês como especialistas em móveis, então por favor me escutem como especialista em Internet:

Desculpe a franqueza mas seu site é completamente inútil para vocês e para seus clientes. Explico…

Preciso comprar um móvel e como tudo ultimamente, olharei fotos na Internet, farei ligações para negociar preços, talvez visitarei pessoalmente uns poucos que realmente gostei depois de ver bem na Internet e pronto. Se for possível, se as fotos no site forem boas mesmo, fecharei por telefone mesmo.

Mas seu site não é um site. É um catálogo impresso cheiroso que toca música e não tem cheiro porque cheiro ainda não passa pela Internet.

Minha sugestão é que troquem palavras como “Coleções”, “Mostra” — que só fazem sentido para vocês e para sua agência de marketing — por “Quartos Prontos”, “Produtos” — que são entendidos por qualquer um. E se forem dizer que seus clientes entendem aquelas palavras, não se enganem, porque eu sou um potencial clientes e não entendo. Talvez eu entenderia ao vivo, numa loja, quando imediatamente um vendedor me explicasse e me mostrasse o que significa uma “Mostra Casa Pronta”, mas caindo de para-quedas no site eu não entendo.

E esbanjem fotos de produtos, de todos os ângulos. Não de praia, areia, bicicletas na montanha etc — porque não é isso que vocês vendem — mas de PRODUTOS, só produtos. Claro, temperando com o estilo de vida que é sua marca, mas não passem o estilo de vida na frente dos produtos. Não na Internet, de forma alguma.

A quantidade, qualidade e tamanho das fotos por produto deve ser convincente o suficiente a ponto de um desconhecido entender o produto. Depois de ver, deve poder dizer com firmeza se o produto faz seu estilo ou não. Mas as fotos que tem em seu site e no seu blog ou são pequenas de mais ou demoram muito para aparecer devido a tantas animações e musiquinhas inúteis. Não tive paciência de esperar. Um ótimo exemplo de fotos enormes é o conhecidíssimo BigPicture. Vejam essas como impressionam. Não tem porque um site cujos produtos são móveis ter fotos menores.

Diga também a quem fez seu site que cometeu um erro fatal ao fazer tudo com Flash. Se houvesse um “Tribunal da Internet” ele o levaria à prisão perpétua.

Seu Facebook é inútil também. É um Facebook pessoal e não de uma empresa. Poderia ser muitíssimo mais bem aproveitado se algém na empresa tivesse tempo de administrar. Se não há tempo, talvez seja melhor fechá-lo ou não divulgá-lo tanto assim.

Enfim, desculpem novamente a franqueza, mas sou um profissional desta área e prefiro investir meu tempo dando a vocês essas dicas para melhorar seu site e experiência com a web e acabar comprando minha cama king numa loja que tenha um site melhor.

Em matéria de Internet, vocês foram mal assessorados. Lamento por isso.

Um bom ano,
Avi

12 comments on “Carta Aberta a um Site Péssimo [casaprontamoveis.com.br]

  • Filhão,
    da experiência que eu tive trabalhando no ramo, fica a dica: nunca compre os móveis sem ver ao vivo, sem tocar com a mão, sem sentar ou deitar ou testar pra valer, sem sentir o tal cheiro e verificar o tal tamanho, sem dizer “…é ESTE! e NESTA cor!”. E acho até que se a empresa de móveis tiver um site “muito bom”, pode ser um indício mais de serem melhores vendedores do que necessariamente bons fabricantes. Entendo que seu ponto era falar sobre internet, mas meu ponto aqui é falar sobre a compra dos tais móveis.
    Abração. Y suerte!
    LuiZ

    Reply
    • LuiZ, como fiquei extremamente chocado com a má qualidade do site (não com a buniteza, mas com a falta de compreensão de o que é Internet como mídia), não consegui me conter em todos os momentos do meu texto e excesso de ênfase acabou escapando em alguns momentos como esse citado por tí.

      Claro que só compraria um móvel após tocá-lo e cheirá-lo e lambê-lo, mas o que quis dizer é que um site bem feito (e com bons produtos, obviamente) faria a minha busca física ser menos cansativa, mais focada, mais rápida e mais agradável. Os vendedores de tal loja inclusive gastariam menos tempo vendendo porque já entraria na loja com opinião formada (ainda não me decidi se isso é bom ou ruim para o lojista).

      Enfim, é isso. Mas entendi seu ponto.

      Reply
  • O problema do site desses caras é o mesmo que mais me causa irritação: a falta de bom senso de não saberem que gastaram grana fazendo um site inútil! A razão disso é que nenhum dos dois lados, nem que fez o site e nem o dono da empresa acreditam que internet possa gerar negócios de verdade. Se acreditassem seria natural buscar mais informações sobr eo que funciona e o que não funciona na web.

    Reply
  • Avi,
    Parabéns conseguiu vender seu peixe de uma forma Sensacionalista.
    Sensacional! Excepcional!
    Se todos os profissionais da área da Web fossem iguais a você.
    estaríamos salvos!
    Por favor, de exemplos do seu maravilhoso trabalho para que possamos ver o que é um trabalho de qualidade superior e sem erros para serem criticados.
    Bom final de semana.

    Reply
    • Gaucho Irado, não faço sites na Internet e por isso não tenho o que mostrar. No máximo este blog que vos fala.

      Mas conheço boas práticas e todas essas tecnologias e sou um usuário. Isso me parece ser suficiente para as observações que coloquei (design, usabilidade, arquitetura da informação do site etc).

      Acredito que muitas vezes o site é mal feito não por culpa do desenvolvedor ou designer e sim do cliente. O designer faz um hotsite, monta um conceito rápido, pré-projeto, só para vender o peixe e executar algo melhor em seguida. Só que acontecem imprevistos etc e o cliente acaba colocando o tal hotsite no ar, em produção, as vezes por conta própria.

      Não sei se foi o caso desse site, mas ele é tão ruim que poderia ter sido.

      Reply
  • Site totalmente em flash, eca. E pesado pra caramba, nem todo mundo tem 100 mb de internet pra abrir o site rápido.

    Reply
  • ArqCri says:

    Avi, Sabe pq eles não colocam os móveis de maneiras mais explícita? Para nós, arquitetos, não copiarmos! Inútil!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>