Web 2.0

Carta Aberta a um Site Péssimo [casaprontamoveis.com.br]

Hoje mandei esta mensagem para o Facebook da CasaProntaMóveis após ficar extremamente frustrado com seu site:

Procurei vocês como especialistas em móveis, então por favor me escutem como especialista em Internet:

Desculpe a franqueza mas seu site é completamente inútil para vocês e para seus clientes. Explico…

Preciso comprar um móvel e como tudo ultimamente, olharei fotos na Internet, farei ligações para negociar preços, talvez visitarei pessoalmente uns poucos que realmente gostei depois de ver bem na Internet e pronto. Se for possível, se as fotos no site forem boas mesmo, fecharei por telefone mesmo.

Mas seu site não é um site. É um catálogo impresso cheiroso que toca música e não tem cheiro porque cheiro ainda não passa pela Internet.

Minha sugestão é que troquem palavras como “Coleções”, “Mostra” — que só fazem sentido para vocês e para sua agência de marketing — por “Quartos Prontos”, “Produtos” — que são entendidos por qualquer um. E se forem dizer que seus clientes entendem aquelas palavras, não se enganem, porque eu sou um potencial clientes e não entendo. Talvez eu entenderia ao vivo, numa loja, quando imediatamente um vendedor me explicasse e me mostrasse o que significa uma “Mostra Casa Pronta”, mas caindo de para-quedas no site eu não entendo.

E esbanjem fotos de produtos, de todos os ângulos. Não de praia, areia, bicicletas na montanha etc — porque não é isso que vocês vendem — mas de PRODUTOS, só produtos. Claro, temperando com o estilo de vida que é sua marca, mas não passem o estilo de vida na frente dos produtos. Não na Internet, de forma alguma.

A quantidade, qualidade e tamanho das fotos por produto deve ser convincente o suficiente a ponto de um desconhecido entender o produto. Depois de ver, deve poder dizer com firmeza se o produto faz seu estilo ou não. Mas as fotos que tem em seu site e no seu blog ou são pequenas de mais ou demoram muito para aparecer devido a tantas animações e musiquinhas inúteis. Não tive paciência de esperar. Um ótimo exemplo de fotos enormes é o conhecidíssimo BigPicture. Vejam essas como impressionam. Não tem porque um site cujos produtos são móveis ter fotos menores.

Diga também a quem fez seu site que cometeu um erro fatal ao fazer tudo com Flash. Se houvesse um “Tribunal da Internet” ele o levaria à prisão perpétua.

Seu Facebook é inútil também. É um Facebook pessoal e não de uma empresa. Poderia ser muitíssimo mais bem aproveitado se algém na empresa tivesse tempo de administrar. Se não há tempo, talvez seja melhor fechá-lo ou não divulgá-lo tanto assim.

Enfim, desculpem novamente a franqueza, mas sou um profissional desta área e prefiro investir meu tempo dando a vocês essas dicas para melhorar seu site e experiência com a web e acabar comprando minha cama king numa loja que tenha um site melhor.

Em matéria de Internet, vocês foram mal assessorados. Lamento por isso.

Um bom ano,
Avi

12 comments to Carta Aberta a um Site Péssimo [casaprontamoveis.com.br]

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>