Community and SocietyMultimediaWeb 2.0

Como será sua próxima TV

Antena ou “conversor” digital é bobagem para quem tem TV a cabo. Só serve pra quem precisa captar sinal digital do ar e por enquanto só serve para a cidade de São Paulo.

Sobre OLED vs LED vs LCD vs Plasma, é o tipo da coisa que você só sente a diferença de imagem na loja, quando vê a mesma imagem passando em tecnologias diferentes. O importante é você não entrar numa tecnologia que deixaram pra trás, tipo Plasma, e entrar no que é bom em termos de custo/benefício hoje. Meu pai comprou uma LG LCD uns meses atrás com fatores de contraste e luminosidade superbons e preço bacana. E lembre-se que 3 minutos depois que o filme começar, deitado no sofazão, comendo pipoca, o que importa é a emoção e não mais a tecnologia. Este é o fator mais importante.

As novas TVs de ponta são computadores que você liga na rede da sua casa e acessam a Internet e tal. Verdadeiras estações multimídia. Isso chama muito a minha atenção porque entendo de todos os aspectos desse assunto. Só que em todos os testes que andei fazendo (e acho que ninguém testou isso tanto quanto eu), fiquei meio frustrado.

Há uma razão para isso: já que são computadores, são plataformas e plataformas só dão certo se tem escala, grande massa de usuários, de hackers, e mantenedores comprometidos, constantes e interessados. As TVs com Medi@ 2.0 da Samsung são uma ótima idéia e tem um computador lá dentro (que roda Linux !!) mas é algo fechado e proprietário da Samsung, e como plataforma tem pouco alcance e gera pouco interesse técnico. Por isso tem uma evolução com os dias contados para terminar. Uma pena.

A sua próxima TV eu não tenho certeza qual será. LCD, LED, etc. Mas com certeza terá um computador conectado a ela, interno ou externo, manipulado por um simples controle remoto. Esse conjunto vai engolir todos os seus CDs e tocá-los como música de fundo ao mesmo tempo que suas fotos deslizam pela tela da TV. Suas estantes vão ganhar espaço livre e revelação de fotos será coisa do passado.

Uma infinidade de rádios online, de todos os estilos, estão a dois bytes de distância. Videos educativos, seriados, produções independentes, fotografias, podcasts. Interatividade da Internet, agora na TV. Pessoas vão se conectar através da TV.

Filmes HD tocam nesse computador+TV também, eventualmente dispensando completamente o BluRay. E sua esposa vai passar a encomendar, ou ela mesma a baixar, filmes e música da Internet.

2 comments to Como será sua próxima TV

  • Em Vitória no Espírito Santo, já existe sinal digital :)

    Mesmo assim, parabéns pelo artigo.

  • Eu discordo sobre a parte do conversor digital. Meu pai tem uma TV acessando o sinal digital e a imagem fica bastante superior a minha TV a cabo (TVA digital). Acho que vale a pena o conversor embutido, mesmo em cidades que ainda não tenham o sinal digital, já que certamente ele chegará antes de você trocar novamente de TV. E sobre as fotos, depois da camera digital, eu revelo (ou mando imprimir) muito mais fotos! Como o custo de tirar uma foto digital é zero, eu faço muito mais fotos do que quando usava uma camera com filme. Em casa temos um painel no escritório com várias fotos, que minha mulher renova de tempos em tempos. Eu acho que fotos impressas nunca irão acabar.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>