Mapas Personalizados no Google Maps

Confira o novo Google Maps, que já era na minha opinião o serviço mais prático e legal da Internet.

A partir de hoje (não lembro de ter visto isso ontem) pode-se criar mapas personalizados com marcadores coloridos e balões com informações formatadas, como este mapa com legendas de Paraty e região.

Além do mais, pode-se exportar essas informações para um arquivo KML, importável no Google Earth. Mas como KML é um idioma XML aberto, pode-se usa-lo como meta informações geográficas em quaisquer outras aplicações. A imaginação do desenvolvedor de aplicações é o limite. Discretamente, KML irá se tornar um padrão aberto e universal para descrever metainformações em mapas.

Havia desenvolvido um plugin para WordPress (ou qualquer outro sistema de blog, ou página simples) para embarcar mapas interativos dentro de posts, capaz de incrementar posts como este (na verdade, a maioria de meus posts sobre viagens tem mapas interativos). Ele ainda é muito prático, porque a API do Google Maps ainda não provê um serviço para desenhar os novos mapas personalizados fora do próprio Google Maps. Mas duvido que isso demore a acontecer, e quando acontecer, das duas uma: ou o plugin vai ficar muito mais simples, ou ele vai se tornar completamente obsoleto.

Eu sou tão fascinado por mapas que provavelmente fui um cartógrafo em outra encarnação.

E para quem não sabe, o Google Maps e o GMail são os sites populares que primeiro usaram os conceitos de AJAX.

5 thoughts on “Mapas Personalizados no Google Maps

  1. Achei muito legal o plugin para o wordpress.
    Mas tenho uma pergunta, tem como inportar um .kml direto pelo plugin colocando a url ou tenho que colcoar como mostra o exemplo?

  2. Você pode me dizer uma coisa sobre os mapas e a API do Google,
    Tipo tem como eu mostrar apenas ah cidade que eu quero tipo limitar as outras cidades ah volta?

  3. Eu gostaria de saber se existe a possibilidade deu gravar a rota feita no Maps para o G. earth…..???

Leave a Reply

Your email address will not be published.