Candidatos Democratas e o YouTube

Ontem aqui nos EUA passou na TV um debate dos pré-candidatos democratas (entre eles somente um será o candidato a presidência a representar os democratas).

Da perspectiva política já era um debate interessante, mas o que realmente chamava atenção era o formato.

O programa chamava-se CNN & YouTube. As pessoas gravavam e enviavam suas perguntas pelo YouTube e no programa o video era apresentado num telão. Junto havia o logotipo do famoso site e podia-se ver também aqueles controles tradicionais de Play, Pause, etc do videos do YouTube.

Alguns videos eram bem simples, com o cidadão fazendo uma pergunta em frente a câmera. Outros tocantes, como o do homem mostrando o túmulo de seu pai, avô e filho mais velho que morreram em guerras. E outros bem produzidos e editados, e engraçados.

As perguntas eram das mais variadas: saúde, impostos, guerras e a guerra com o Iraque, aquecimento global, e aquecimento global relacionadas ao alto padrão de consumo americano.

A indústria do entrenimento não se contenta mais em receber a ligação ao vivo e transmitir a voz do telefone. Buscou e encontrou um novo formato. No site da CNN há uma video-matéria entrevistando os fundadores do YouTube discutindo essa nova forma de debate, com cenas do debate em sí. Há muitos outros videos sobre o debate em CNN.com.

Eu achei muitíssimo interessante. Os pré-candidatos que se destacaram foram Barack Obama e Hillary Clinton. E se você visitar seus sites verá que ambos tem blogs e outros mecanismos a la Web 2.0 de interagir com seus clientes, digo, eleitores.

2 thoughts on “Candidatos Democratas e o YouTube”

  1. Vi esta notícia hoje no meu feed da CNET. Realmente muito interessante! Isso mostra que YouTube, e esse tipo de mídia, está aí não só para “bagunça” mas como também como nova forma de interação entre as pessoas.

    O que acho mais legal disso tudo é que essa iniciativa traz este tipo de mídia mais próxima a uma utilidade real, uma utilidade que traz benefícios, e a afasta de um final infeliz como o Orkut obteve. E com os celulares cada vez mais multimidia e online, acredito cada vez mais neste tipo de formato como uma evolução na comunicação entre as pessoas.

    E pelo lado político, o interessante é que traz estes debates mais pra perto do cidadão. Afinal de contas, quem elege os candidatos, e, principalmente, para que eles são eleitos, se não para representar os direitos do cidadão perante a sociedade?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *