Dois computadores na palma da minha mão

Da série Crônicas de TI Moderna, tenho essa foto para lhes mostrar.

2 computers in my hand

O cara chegou na sala, esticou o braço segurando isso pela correntinha e disse: “Estou com as duas VMs aqui”. Tratava-se desse minúsculo flash drive USB de 8GB, carregando duas máquinas virtuais de 4GB cada.

E me lembrei daquele artigo sobre Paravirtualização onde escrevi: “A máquina paravirtual passa a ser como um líquido que se adapta a qualquer recipiente, podendo ser migrada a quente para outro equipamento com apenas milissegundos de indisponibilidade real, armazenada em backup ou fazer parte de uma infra-estrutura de alta-disponibilidade de máquinas virtuais.”

One thought on “Dois computadores na palma da minha mão

  1. Olá.

    Realmente a tecnologia está avançando muito rápido e duas amostras disso foram dadas em seu exemplo:

    Miniaturização dos dispositivos e virtualização. Muito legal isso, a gente poder carregar o sistema em um dispositivo tão pequeno e usá-lo em outro equipamento sem ter que instalá-lo, bastando usar um software de gerenciamento de máquina virtual compatível. Realmente sensacional!

    Mas toda isso que “falei” foi apenas uma introdução para mostrar meu interesse e lhe pedir um auxílio em um TCC que estou desenvolvendo. A minha intenção é realizar a migração viva de servidores utilizando para isso o XEN. Acontece que não consegui criar nenhum domU até agora. A instalação (tanto gráfica(virtmanager), quanto texto (virtinstall) sempre pára no momento em que o pacote stage2.img é baixado. Parece que a interface de rede dá problema e perde-se a conexão. Antes disso os pacotes vmlinuz e initrd são baixados, a janela de instalação do domU é aberta, escolho idioma, teclado e configuração de rede. Acredito que o problema esteja na rede do domU, já tentei com IP fixo, dhcp, com IPV habilitado e desabilitado, mas em nenhuma tentativa obtive sucesso. Em algumas das oportunidades parece que ia, mas após algumas horas de atividade da rede e uma janela dizendo que o pacote stage2.img estava sendo baixado, a conexão deu problema e voltei a etapa anterior de configuração de rede.

    Estou utilizando o CentOS 5.2 como hospedeiro e instalei o XEN direto de seu repositório através do yum.

    Desculpe o incômodo, mas não sei a quem recorrer e o prazo para entrega do TCC está correndo e eu nem mesmo consigo pôr uma máquina para rodar.

    Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.