Amigos estão a procura de nova escola para os filhos. Isso foi um tema polêmico em casa e relembrei todas as minhas conclusões de anos atrás sobre o assunto. Escrevi o seguinte prá eles:
1️⃣ Faça uma short list com as que tiverem melhor balanço prá vocês entre logística, filosofia e preço.
2️⃣ Não se deixe levar pelo “sales pitch” (papo de vendedor) de quando visitam a escola. Aquela 1h ou 2h de visita é muito diferente do que seus filhos viverão lá por anos todos os dias. Os verdadeiros “usuários” são as crianças, mas o pitch é feito para os pais, que são os “clientes”.
3️⃣ Entreviste amigos que tem filhos nas escolas selecionadas. Faça perguntas de controle sobre felicidade, se a roupa volta suja (sinal de que brincam bastante), atividades manuais, viagens, amizade da criançada fora do horário da escola, como são as reuniões bimestrais com os pais, como os pais se organizam em comunidades para marcar atividades, quais atividades extras a escola marca com as famílias (passeio de bike etc), como a escola se comunica com os pais, como a escola lidou com situações de conflito, bulling, acidentes etc. Compile uma lista com essas perguntas prá não esquecer nada.
O ponto 2️⃣ é o de menor peso. E o 3️⃣ é o mais importante.
Você não será capaz de escolher adequadamente somente com a “visita de venda” (2️⃣) e o pior é que talvez você nem se de conta disso. Lançar mão de referências de outras crianças e pais é imprescindível.
Também no meu Facebook.