Oráculos do século XXI: O Papel do Cientista de Dados

A profissão de Cientista de Dados ganhou notoriedade e eminência nos últimos anos. Uma figura que tem saído do círculo hipster das startups e invadindo empresas de todos os tamanhos. Até os mais tradicionais executivos já compreendem que, tendo seu negócio entrando na era da informação e se tornado uma usina de dados, há que se lançar mão de profissionais especializados, que saibam como tirar proveito de todos esses dados.

Mas será que está claramente compreendido qual é o papel do Cientista de Dados? Sabe-se o que esperar dele? Consegue-se usufruir de todo o seu potencial?

Enquanto os outros profissionais da área de dados, se aproximam ou mais do TI (como o engenheiro de dados) ou mais do negócio (como o analista de dados), o Cientista trabalha o tempo todo junto às duas áreas.

Enquanto os outros profissionais de dados tratam da curadoria, performance, qualidade, apresentação de informações que existem, o foco principal do Cientista de Dados é calcular tendências e inferir dados que ainda não existem.

Os Dados que Não Existem e seu Valor para o Negócio

O Cientista de Dados está próximo do negócio. Entende sua semântica, desafios e necessidades. E tem plena consciência das informações que tem a sua disposição, sejam privadas ou públicas. E quais novas informações pode derivar delas. Navegar nesses dois mundos — dados e negócios — permite ao Cientista de Dados fazer melhores perguntas e já trazer respostas sobre o negócio — respostas que são os dados que ainda não existem. Por exemplo:

  • Quem são os clientes que têm mais tendência para comprar produto A ou B ?
  • Quais estudantes têm propensão para abandonar o curso? Para cada um deles, quais os fatores que mais influenciam o abandono ?
  • Quais clientes têm propensão para cancelar contratos e por que? Para evitar, devo dar desconto, mudar o atendimento ou resolver certo problema ?
  • Quais características físico-químicas (densidade, cor, concentração de álcool) de um determinado vinho influenciaram positivamente sua nota? Quais características influenciaram negativamente ?
  • Quais característica fisiológicas de um bebê prematuro estão relacionadas a doenças que se desenvolvem mais tarde em sua vida ?
  • Quais imóveis estão super-valorizados? E quais têm preço muito bom e representam uma oportunidade ?
  • Como salvar proativamente o paciente de um infarto ?
  • No meu conjunto de processos judiciais, quais tenho mais propensão de ganhar? E de perder ?
  • Qual é o melhor equilíbrio entre risco e oportunidade ?
  • Qual equipamento vai falhar e quando ?
  • Quem está me fraudando e quais são os padrões comportamentais de fraudadores ?
  • Quando terei um pico incomum de chamados no meu call center ?
  • Quais grupos de clientes tenho? Como agrupá-los por características ocultas comuns ?

Repare que muitas dessas perguntas estão relacionadas ao futuro, a informações que não existem ainda. Cientistas de Dados conseguem prever o futuro — ou a probabilidades de eventos acontecerem — e é por isso que são verdadeiros oráculos.

Essa capacidade do Cientista de Dados também coloca-o na posição de literalmente poder calcular a chance de sucesso de uma determinada iniciativa de negócio.

O Cientista de Dados no Mapa da TI Corporativa

Em 2013, Gartner explicou ao mundo o nexo das novas forças de TI, onde Dados, Mobilidade e Redes Sociais têm um papel determinante para o sucesso de qualquer empresa que quer se manter moderna. 

Gartner Nexus of Forces

Fica claro que a Mobilidade é a rota para uma organização chegar nas pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores. Alavancar também o poder colaborativo das Redes Sociais para fomentar uso e fazer os Dados circularem. No começo dessa era, houve uma corrida para empresas criarem suas apps, que nada mais eram do que o catálogo digital de seus produtos, ou seu site institucional no smartphone, ou até mesmo prover diretamente os dados a seus usuários, como seu saldo ou extrato. Pouca novidade até aqui. Mas a era da Mobilidade representa o momento histórico em que organizações passam a estar constantemente ao lado de seus clientes e colaboradores, quando acordam, quando trabalham, quando almoçam, quando vão dormir. Mais ainda: se o usuário der permissão para a app, ela poderá chamá-lo para interagir ou entregar uma novidade, através das notificações que aparecem na tela.

Mas qual informação a app vai entregar proativamente ao usuário? Quando? Onde? É o Cientista de Dados que tem a responsabilidade de fazer a ponte entre os dados virgens e a app do usuário, no sentido de entregar a informação certa na hora e no lugar adequado, com o objetivo de tocar o coração de quem usa.

As possibilidades são infinitas. Um exemplo no varejo é determinar quais são os clientes que devem receber uma notificação às 11:45 da manhã informando que já está disponível na loja nas redondezas onde ele costuma almoçar um produto que vai lhes interessar.

Um outro campo interessantíssimo para o Cientista de Dados é próximo ao fenômeno da Internet das Coisas, onde sensores coletam constantemente dados do ambiente a sua volta. Inclui-se aqui também sensores biométricos, que medem indicadores do corpo humano, como características do sono, pressão sangüínea, alimentação etc. O Cientista de Dados é a figura que agrega esses dados — que isoladamente têm baixa significância — encontra correlações pouco óbvias e é capaz de re-injetá-los no processo do negócio para assim transformá-lo, otimizando ações que outrora eram reativas, em proativas.

A Caixa de Ferramentas do Cientista de Dados

Dizem que o Cientista de Dados é um estatístico que conhece mais ferramentas computacionais que um estatístico médio. Ou também um programador que conhece mais estatística que um programador médio.

Base sólida em matemática, probabilidade e pensamento estatístico, boas noções de econometria, bons conhecimentos em ferramentas computacionais como machine learning, fazem um Cientista de Dados ser prático e mão-na-massa. Multidisciplinaridade e traquejo para circular nos corredores do negócio são extremamente importantes também. Apesar de seu pé na programação, o estereótipo engraçado do programador que vive a base de pizza e cafeina não combina muito bem com o Cientista de Dados.

Claro, há bons profissionais que não programam ou deixaram de ser mão-na-massa. Estes acabam atuando coma uma espécie de CDO (chief digital officer), com o adicional de que têm experiências mais concretas sobre onde pode-se chegar com os dados. Mesmo assim, ele terá que lançar mão de outros Cientistas de Dados que programam e são mais mão-na-massa.

O Cientista de Dados geralmente programa em Python, usa Jupyter e é bom conhecedor do ferramental de visualização e gráficos dessa linguagem, bem como as de machine learning e inferência estatística. SciKit Learn, StatsModel, Pandas, Seaborn, XGBoost, Shapley é o arroz-com-feijão deste profissional.

Cientista de Dados lança mão de gráficos para analisar o comportamento matemático de preços de casas e sua aderência a Curva Normal de Gauss.
Estudo da distribuição de uma variável aleatória, extraído de um notebook de um cientista de dados

Jornada para a Ciência de Dados

Respire fundo e arregace as mangas caso escolha ser um Cientista de Dados. A gama de disciplinas exigidas é larga. Vai de matemática, programação, TI, até o negócio, cultura e intuição sobre o mundo a sua volta. Prepare-se para programar com ferramentas avançadas e que sempre estarão em voga. Prepare-se para conhecer o negócio em nível matemático e também multicultural e multidisciplinar.

Mas chegando lá, você será singular em sua roda. Terá uma posição sob os holofotes em seu meio profissional, devido a sua bagagem de conhecimentos e capacidade de transformação.

Para se apreciar uma bela vista, é necessário escalar uma alta montanha. E o Cientista de Dados é o que está em seu topo.

Publicado também no LinkedIn.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *