O que vegetarianos realmente preferem

Tweet agressivo contra vegetarianos

Sobre esse tweet, eu queria dizer que não é bem isso; deixe-me explicar do ponto de vista de um vegetariano.

Nós VGs, passamos muito bem sem carne. E também nem faço questão da tal proteína vegetal texturizada (imitação de carne) porque não é assim “gostoso” e é muito processado.

A questão central é que é muito fácil fazer comida gostosa com carne. Só por um salzinho e fritar que fica ótimo. Dá muito mais trabalho cozinhar gostoso sem carne, exige mais temperos, mais conhecimento de pratos internacionais, mais ingredientes, mais tempo de preparo etc. E os estabelecimentos geralmente não estão preparados para isso, ou não têm tempo, ou seus cozinheiros têm conhecimento elementar (só sabem cozinhar gostoso com carne). Isso acontece com todas as pessoas que cozinham para nós, em todos os lugares e épocas da nossa vida.

Então os estabelecimentos têm uma necessidade por proteína vegetal texturizada, tanto para ter uma opção VG similar no seu cardápio — no caso de uma hamburgueria —, quanto por pura falta de capacidade de cozinhar gostoso e nutritivo sem carne.

Se você achar um cozinheirᴔ︎ que tem bom repertório e manda bem no fogão, até um carnívoro convicto passa sem carne por muitas refeições.

Vegetarianos geralmente não gostam de comida ultra-processada também, preferem descascar mais e desembalar menos, então essas imitações industrializadas de carne serão sua última opção. Mas ajudam um cozinheiro pobre de ideias a servir um VG.

Considere que você “não vive sem carne” devido à falta de conhecimento, falta de ideias e falta de saco da grande maioria das pessoas que cozinharam prá você ao longo da sua vida.

Também no meu Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *