Como Escolher e Comprar um Laptop

Como Escolher e Comprar um Laptop

Um laptop funcional, poderoso e elegante para a maioria das pessoas custa em torno de $1000. Um MacBook da Apple nessa faixa de preços deve atender bem 95% das pessoas: navegar na Internet, editar documentos, editar fotos/videos/multimídia simples, assistir a filmes/videos, jogos comuns e ter bateria de longa duração. Mas se você quer ir de Windows, prepare-se para atravessar a nado um oceano de ofertas confusas que fabricantes despejam no mercado em seu esforço para se diferenciarem para conquistar clientes, com características que o consumidor poderia dispensar.

As características mais importantes a se considerar estão aqui, nesta ordem. Eu quero que você compre uma coisa boa e fique blindado contra papo de vendedor que tenta te vender coisas caras e desnecessárias, ou simplesmente a velharia que ele precisa desaguar de seu estoque. Mesmo que você queira gastar mais ou menos que $1000, use este guia para priorizar as características e escolher melhor.

QUALIDADE DA TELA

Esta é a característica mais importante e onde você deve investir mais dinheiro e tempo de procura, com a finalidade de ser gentil para seus olhos. Escolha telas OLED (alto contraste) e de altíssima resolução (tipo 3000×2000 pixels ou mais). Telas Full HD (em torno de 1920×1080) são OK, mas já obsoletas.

TAMANHO FÍSICO DO COMPUTADOR

Laptop menor (13 polegadas) é melhor. Laptop maior (15 polegadas e acima) é em geral pior, leva componentes de pior qualidade, é mais pesado e deselegante. Tamanho físico não tem nenhuma relação com o poder do computador nem com sua capacidade. Você deve valorizar portabilidade (laptop pequeno e leve) sem abrir mão de poder computacional (computador útil e funcional). Se você quer tela grande, considere ligar monitor externo nas situações que precisar dele.

Fechadas estas 2 características, que são as mais importantes, o resto é configurável.

MEMÓRIA

Mais memória (RAM) dá espaço para o sistema trabalhar e por isso aumenta sua velocidade. Para a esmagadora maioria das pessoas e suas atividades, 8GB de RAM é suficiente. Vá de 16GB se você quer aumentar o tempo de vida do laptop. Mais do que isso só é realmente necessário para quem faz edição profissional de multimídia, ou para alguns tipos de programadores, ou para quem trabalha com quantidades gigantescas de dados (dezenas de gigabytes ou mais) no próprio laptop.

ARMAZENAMENTO

Este é um parâmetro importante e extremamente confuso que se desdobra em TIPO DO ARMAZENAMENTO e TAMANHO DO ARMAZENAMENTO. Armazenamento (storage) é onde suas fotos e arquivos ficam guardados até mesmo quando o computador está desligado. Hoje em dia você quer armazenamento de TIPO estado sólido (chamado SSD, é um chip especial) e que não é um disco que gira nem tem peças móveis. SSD traz velocidade ao computador. Quanto ao TAMANHO, é uma boa prática guardar fora do seu laptop, na nuvem (iCloud, Dropbox, Google Drive etc), seus arquivos de longa duração (fotos históricas da família etc), ou em um computador mais estável e de alta capacidade (soluções como NextCloud, QNAP, Synology etc). No seu laptop você deve carregar somente o que está usando agora e fazer streaming do resto. O seu laptop não deve ser o guardião das fotos da família de 10 anos atrás, pois assim você vai perdê-las. Isto posto, 256GB SSD (ou até menos) é totalmente suficiente para a maioria das pessoas. Enfiar 1 terabyte num laptop, sem motivo específico, é sinal de compra superfaturada, desague de componentes velhos, uso errado e, de certa forma, anuncia que você vai perder suas preciosas fotos.

E, por último, PROCESSADOR (CPU)

É o parâmetro menos importante, mas é o que mais recebe os holofotes. Dê preferência para o que for mais moderno e de última geração para assim aumentar o tempo de vida do seu investimento. Um processador Intel i3 ou i5 é totalmente suficiente, confortável e poderoso para praticamente qualquer pessoa. Saiba que agora estamos na geração 11 desses processadores. Saiba que geração 8 (por exemplo) é tecnologia de 4 anos atrás, e assim por diante. O fabricante AMD de processadores tem boas ofertas também, mas são menos conhecidas.

PORTAS E CONEXÕES

Conectores USB-C e USB

Seu laptop novo deve ter portas USB-C (fisicamente menores que o USB convencional, mais novas, de alta velocidade e alta potência energética) e que sejam preferencialmente Thunderbolt (não vou explicar, mas peça por isto). Pois a nova geração de periféricos é compatível com USB-C. Um usuário médio não usa mais do que 2 portas simultaneamente. Uma porta USB-C pode ser estendida com hubs ou docks que permitem ligar energia, monitor e pen-drive numa mesma porta simultaneamente. Prepare-se para um laptop fisicamente maior, mais pesado e deselegante se realmente precisar de mais portas.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

Sugiro você dar pouca importância para características como virar tablet, caneta, teclado removível. Com o tempo, você perceberá que nunca usa seu laptop como tablet ou com caneta pois reduzem sua produtividade e conforto. Estas são algumas características que fabricantes inventaram só para tentarem se diferenciar e que eu considero totalmente superfluas.

Trackpads contemporâneos estão muito melhores e você deve se dar alguns dias para se acostumar a eles, e aí se desvencilhar da necessidade de ficar carregando um mouse prá todo canto, pois ele já é obsoleto.

Alguns laptops vêm com chips de video especiais, como Nvidia ou Radeon. Isso encarece o laptop, tende a consumir mais energia e só é necessário para alguns jogos muito especiais. É o tipo de diferenciação inventada que eu evito quando posso.

Se você gosta de jogos ESPECIAIS, este guia não serve para você. Mas serve muitíssimo bem para jogos comuns, tipo Minecraft, Roblox, Paciência etc.

FABRICANTES

Na Apple, este laptop é um MacBook Air. Na Dell é um XPS. Linha Spectre ou Envy na HP. Linha X1 na Lenovo. Com excessão da Apple, onde o serviço e garantia funcionam e são globais, e o hardware é sempre premium, todos os fabricantes tem ofertas que parecem diferentes e confusas (eles precisam tentar se diferenciar para ganhar clientes), mas são extremamente similares e com serviço, garantia e alcance pior que a Apple. Eu recomendo Apple pelo preço, simplicidade de escolha, qualidade, e principalmente pelo suporte global que é efetivo e funciona.

Os tamanhos e configurações que citei acima fazem um laptop excelente e de uso geral em torno de $1000 nos EUA. Optei fazer assim para o guia ficar mais estável. Obviamente valores devem ser convertidos para reais e somados de impostos.

Publicado também no LinkedIn.

Publicado também no Facebook.

2 thoughts on “Como Escolher e Comprar um Laptop”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *