Correlação é diferente de Causalidade!

Apesar da RELAÇÃO entre a posição do gato e o telhado amassado, o bom senso sabe que o gato não CAUSOU o amasso. O bom senso aqui vem do conhecimento que todos temos sobre o peso de gatos e a dureza de metais.

Bom senso é fruto de dados analisados, conhecimento, sabedoria, luxos que nem sempre estão disponíveis. Não para qualquer assunto, menos disponíveis ainda para assuntos longínquos, complexos e novos.

Fake news e “narrativas” mirabolantes exploram astutamente essa falta de dados e conhecimento das pessoas com o objetivo de fabricar uma causalidade na cabeça delas — “isto acontece por causa daquilo” — quando na verdade mal existe uma relação.

Agora imagine que você acabou de chegar no planeta, não conhece peso de gatos e tem a impressão que esses telhados são feitos de papel, pois aparentemente amassam como papel. Imagine que alguém adiciona um “malditos gatos” à imagem e que você recebe isso repetidas vezes, de formas diferentes. É bem provável que você comece a odiar os gatos “POR CAUSA do mal que fazem”. É assim que funciona nosso viés — começa com falta de informação — e é esta a fraqueza humana explorada por notícias falsas e memes em geral.

Cientistas de dados, estatísticos, economistas e pessoas que estudam fenômenos naturais e sociais, sempre, SEMPRE, precisam se lembrar que correlação observada não implica em causalidade para não cairem na armadilha do viés, que leva a conclusões erradas.

A foto do gato apareceu neste tweet: https://twitter.com/packetlevel/status/1451584653748408323

Mais correlações espúrias aqui:

https://tylervigen.com/spurious-correlations

https://pt.wikipedia.org/wiki/Relação_espúria

Publicado também no meu LinkedIn e Facebook.

One thought on “Correlação é diferente de Causalidade!”

  1. meme fake news sobre processo eleitoral

    Exemplo de causalidade fabricada neste meme-fake-news.

    Leva a crer que o sistema eleitoral baseado em urna eletrônica é ruim porque não evoluiu como outros equipamentos.

    Mas SABEMOS que urnas de votos são usadas numa frequência e quantidade bem menores que esses outros equipamentos.

    E também SABEMOS que o software das urnas — algo que não aparece no meme — evoluiu tanto quanto o software de laptops e celulares nessas décadas todas. O software é o elemento mais importante das urnas.

    Outro aspecto importante que não aparece na foto do equipamento é o PROCESSO eleitoral, que é sempre atualizado por leis ou boas práticas.

    Mas leitores que NÃO ENTENDEM de software ou computadores ou processo eleitoral serão facilmente enganados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *