Biometria facial nos aeroportos

Por que o Serpro e os Aeroportos do Brasil adotaram biometria facial ao invés de leitor de dedo?

Porque o leitor de dedo, como sabemos, é anti-higiênico, dissemina doenças e fluidos indesejados. E porque o seu rosto é a informação mais pública que você possui. É como se houvesse alguém com memória facial infinita reconhecendo pessoas na fila, só de olhar para elas.

Além do mais:

[…] os viajantes poderão optar entre o sistema [biométrico] e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.

Não sei vocês, mas eu jamais registro ou uso meus dedos em catraca de prédio comercial. Da perspectiva de segurança da informação aquilo é um engodo, além de ser bem nojento. A única excessão que faço é em governos e para documentos, por ser situação não-banal e que se faz uma única vez.

https://www1-folha-uol-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www1.folha.uol.com.br/amp/mercado/2022/08/como-funciona-a-ponte-aerea-com-embarque-biometrico-entre-rio-e-sao-paulo.shtml

https://www.linkedin.com/posts/avibrazil_como-funciona-a-ponte-a%C3%A9rea-com-embarque-activity-6963080770332581888–kbd?utm_source=share&utm_medium=member_ios

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *