Como fazer a grande compra do mês

A compra trimestral (não perecíveis) eu faço em 2 sites ao mesmo tempo: TendaAtacado.com.br e MercadoLivre.com.br.

Tela do meu iPad dividia e fazendo pesquisa de preço em 2 varejistas simultaneamente

Abro os 2 lado a lado (veja foto da tela do meu iPad) e pesquiso em ambos cada item da minha lista. O Tenda é 30% ou até 50% mais barato que o ML, mas aparecem boas ofertas no ML também. Assim pego os melhores preços de ambos. No final fecho a compra nos 2 sites, cada um com a parte da minha lista que ofereceu melhor preço.

Ir ao atacadista Assaí ou aos empórios do Brás é mais barato ainda, mas extremamente incômodo, cansativo e demorado. E não entregam.

Comprar nesses sites também é chatinho, e é por isso que só me sujeito a fazê-lo a cada 3 meses comprando altas quantidades de tudo, afinal são não-perecíveis. E eles entregam. O Tenda cobra uns R$15, para a quantidade que for. O ML não cobra entrega se a compra passar de uns R$200. Vale a pena. Além de que demora menos que ir ao hipermercado, é mais objetivo porque fico só na minha lista e há ofertas e empacotamentos bem mais eficientes, verdes e econômicos que o mercado do bairro, que por sua vez fica só prás emergências.

Para reduzir plástico, também prefiro embalagens grandes, tipo detergente de 5ℓ, sabão em pó de 5kg. Mas também percebo que, às vezes, induzem o consumidor a uma certa confusão quando empacotamentos “econômicos” saem mais caro que os menores. Rolos de papel higiênico e papel toalha são os campeões em confundir (e ludibriar?) aqui. Então uso calculadora para entender o preço real e final por unidade, por quilo, por litro, por metro.

Para ampliar opções, faço procuras evitando a marca. Por exemplo, procuro “amido de milho” ao invés de “Maizena”, “café solúvel” ao invés de “Nescafé”, “água sanitária” ao invés de “Cândida”. Se não sei a categoria do produto, procuro pela marca mesmo e aí subo no link para a sua categoria.

Ainda sobre marcas e empacotamentos, os grandes fabricantes sabem que o consumidor é hipossuficiente (desprovido de dados, informação, conhecimento) e inventam milhares de variações sobre o mesmo produto. Basta precisar de limpador multiuso para ver o mar de produtos confusos, coloridos, criativos e caros que uma mesma marca produz. Eu conheço pessoas que se irritam com essa confusão e terceirizam as compras para a colaboradora do lar. Ótimo, para os fabricantes, quanto mais hipossuficiente, melhor — é mais fácil ludibriar e assim vender mais caro uma variação piorada ou reduzida do mesmo produto. Eles deliberadamente te venceram pelo cansaço.

Sempre coloco CPF na nota fiscal. Não pelo troco devolvido pelo governo, não. Mas porque aí o governo guarda as minhas notas na nuvem (site da nota fiscal paulista) e posso recuperá-las e consultá-las muito tempo depois, e conferir quanto paguei por certo produto em qual data e onde.

Sim, fazer compras é muito chato. Mas ser consumidor sem consciência, explorado, ludibriado e que polui mais é mais chato ainda.

Atacadistas que fazem entregas é a novidade que deve te interessar aqui, não o novo biscoito açucarado que você “nem sabia como conseguia viver sem”.

Também no meu Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *