O dilema do mercado de imóveis

Eu como proprietário vendedor de um imóvel, gostaria que meu produto tivesse a maior exposição possível e o maior número de ofertas possível, por semana, por mês. Assim eu poderia escolher para quem vender e até negociar diretamente as melhores condições, ter opções B e C de compradores caso a oferta A falhe. E também venderia mais rapidamente pois teria uma noção mais real e pé no chão do preço de liquidação.

Eu como comprador ou locador de um imóvel, gostaria de ter acesso self service e sem bater perna à maior oferta possível de imóveis disponíveis, inclusive poder escolher por preço do m², ver planta baixa, encontrar as unidades a venda num certo polígono de interesse no mapa, buscar de forma facetada por metragem, localização, número de quartos, estado do imóvel, valor do IPTU+condomínio, vista e varanda. Cruzar tudo isso para assim ir com mira laser a o que quero. E gostaria de poder conversar diretamente com o proprietário vendedor para negociar da forma mais efetiva e sem interferências.

Na hora de fechar negócio, é bom lançar mão de serviços legais (advogadᴔ︎), em assuntos civil e trabalhista, para garantir que não haja surpresas dos dois lados.

Na falta de uma plataforma única que permita divulgar e procurar desta forma, o corretor de imóveis é profissional que, na minha experiência, ajuda pouco, intermedia com interferência e morosidade, encarece em 6% a venda e age de modo a maximizar seu controle e lucro sobre a transação, não a sua realização. Comprador e vendedor só podem se falar via o corretor que também estima preço muitas vezes irreal para o imóvel.

Não há uma plataforma dos sonhos assim no Brasil. O máximo que se encontra é o Zap Imóveis, que é pobre em detalhes geográficos (localização precisa) e abarrotado de dados imprecisos, errados e antigos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *