O pior dos dois mundos

Na década de 2010 o mundo corporativo começou a fazer um tradeoff.

Agora que todos os clientes e funcionários tinham um smartphone nas mãos, tornou-se imperativo uma transformação digital. A troca (tradeoff) foi abrir mão de infraestrutura muito controlada, mais barata e também burocrática do departamento de TI interno de suas empresas, numa corrida desenfreada para infra mais ágil, programável, self-service, elástica e também mais cara nas nuvens.

Barato, controlado e burocrático ➔ Ágil, self-service e caro. Este foi o tradeoff, onde cada lado tem suas vantagens e desvantagens.

Na nova década, com as nuvens se tornando o novo normal, chega o departamento de TI para “botar ordem nessa bagunça”.

Com os velhos argumentos de “segurança da informação”, “gerência de mudança”, “controle de custos” e outros, re-implantam suas montanhas de processos morosos numa infra jovem para assim chegarmos no pior dos dois mundos: burocrático, processos lentos, excessivamente controlado e bem caro, numa modalidade elástica.

A única coisa morosa eliminada foi o recorrente ciclo de negociações para comprar infra (equipamentos, energia, software). Antes se fazia meio que no atacado com muito desconto. Agora, na era das nuvens, é no varejo, a um clique de distância, com preço tabelado e praticamente inegociável.

Não era nada disso o que queríamos.

O investimento certo tem que ser feito em boa arquitetura de aplicações, e menos em controle de infraestrutura. Aplicações que nascem bem concebidas e bem desenvolvidas ganhariam o mérito de ir para a produção mais rapidamente, com mais frequência, com menos burocracia, menos controle.

Mas como as aplicações nascem com baixíssima qualidade, sem padrões nem boas práticas, sem arquitetura nenhuma, coladas com grampo e chiclete e na base da marretada, times de infraestrutura precisam aumentar o controle e burocracia lançando mão dos velhos chavões de “segurança da informação”, “gerência de mudança”, “controle de custos”. O resultado é que times de desenvolvimento de produtos e software ficam com acesso limitado a ferramentas novas ou simplesmente às certas, o que aumenta a necessidade de fazerem gambiarras. E a bola de neve vai aumentando.

Não era nada disso o que queríamos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *