Nascimento da Internet

Nascimento da Internet

No dia de hoje, mas em 1969, nasceu a Internet.

Criada por desejo e necessidade de pesquisadores americanos trocarem mensagens, dados e recursos computacionais para suas pesquisas, foi viabilizada quando um orçamento de $1 milhão das forças armadas americanas foi realocado de mísseis balísticos para o projeto ARPANET.

Em 21 de Novembro de 1969, uma conexão permanente foi estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e o Instituto de Pesquisas de Stanford (SRI), perto de San Francisco. Protocolos como TCP/IP, Telnet, FTP também foram criados para facilitar o uso dessa novidade. Até o final daquele ano diversas outras universidades também foram conectadas. O diagrama mostra os pontos de acesso à Internet em 1970.

No Brasil, a Internet chegou nas universidades na virada para a década de 1990. Apagamos o Windows 3 de alguns PCs da IBM que tinham acabado de chegar e instalamos FreeBSD para poder usar a internet discada que foi disponibilizada no meu campus, na UNESP em Rio Claro. Um pesquisador da EmBraPA me deu as primeiras dicas sobre X11, Netscape, o terminal e alguns comandos, e não parei mais.

Hoje, não conseguimos sequer imaginar qualquer aspecto da nossa vida sem a Internet, que nos ensinou que tudo pode ser convertido ou expresso em informação, serializada e transmitida pelos cabos, sinais de rádio e protocolos que conectam nossa enorme fauna de aparelhos.

21 de Novembro de 2023, a Internet faz 54 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *